Limpeza de borracha

tem como limpar minhas borrachas lisas e de pino de forma “caseira” sem prejudicar as borrachas ? e se deixar muito tempo sem limpar ela pode se desgastar mais rápido ou prejudica o material ?

Não existe outra forma além da caseira, afinal você não leva na loja para limparem.
Se não tiver nenhum produto específico para limpeza (os vendidos pelos fabricantes de borrachas), água desmineralizada e uma esponja de microfibra é mais do que suficiente. Faça movimentos suaves de forma circular de baixo para cima.
Se ficar sem limpar é óbvio, com o tempo a sujeira começa a ser absorvida pelo topsheet.
Se não tiver aqueles adesivos ou plásticos protetores, só cortar no formato da borracha um daqueles sacos/envelopes plásticos de A4. Faz a mesma função.

1 Curtida

mt obrigado Guilherme e no caso do pino ? sabe alguma forma ?

Esse é o tópico mais recente do fórum, mas há outros como esse

Como limpar Borracha Pino (Curto ou Longo)

Não há outra solução de lipeza para pinos

Umas poucas (poucas é uma palavra-chave aqui) gotas de água espalhadas com o dedo limpo fazem um bom trabalho na falta de um limpador. E claro, proteger a superfície com qualquer plástico ou papel liso que não seja áspero ou transfira nada para a borracha (não tenha tinta impressa, por exemplo).

De qualquer forma, por experiência própria, comecei a usar limpador há uns anos e tem feito uma enorme diferença. Se tiver oportunidade, compre um, pois é um dinheiro que pode se justificar no prolongamento da vida útil da borracha.

1 Curtida