bom dia
com o acumular do tempo, inevitavelmente a cola vai-se instalando na madeira.
com as colas antigas era fácil, de vez em quando, retirar toda a cola acumulada.
Acontece que com as novas colas, não consigo remover a que vai ficando na madeira resultado de sucessivas colagens e descolagens.
já tentei retirar alguma e ainda fica pior. como não sai uniformemente origina com altos e baixos na na borracha.
a pergunta é obvia: Alguem sabe como remover a cola da madeira??
obrigado
Boa tarde enrice.
Olha, a não ser que eu esteja fazendo errado, é mais fácil remover (se houver) da madeira a cola a base d’água do que a cola rápida.
Sempre que eu retiro uma borracha colada em uma madeira, a cola costuma ficar toda ou quase toda na borracha. O resto que talvez fique na madeira, pode ser retirado apenas esfregando-a com a mão ou dedão, numa remoção bem mais fácil do que nas borrachas. É quase como se fosse cola branca (aquela que as crianças usam para trabalhos de escola) sendo retirada de superfície sólida.
O que eu acho que pode estar acontecendo é:
- A superfície da sua madeira não é selada: se for alguma madeira mais antiga, talvez ela não seja selada de fábrica (de uns tempos para cá todas são). E se vc já utilizou esta mesma madeira com a cola rápida, é provável que o misturar dos dois materiais tenha gerado este problema. Já fui alertado por colegas para tomar este cuidado de não misturar cola rápida e cola a base d’água.
- A superfície pode ter “perdido” o efeito do selante por muitas colagens e descolagens: não tenho certeza se isto pode mesmo acontecer, mas percebo que algumas madeiras têm suas características de superfície modificadas depois de cada descolagem. Talvez com isto o selante perca algum ou muito efeito tb, com o consolo de que, se eu estiver certo, basta comprar um selante (relativamente barato), seguir as instruções e terá uma madeira nova em folha hehehehehehe.
Mas como eu disse, são só suposições. Com certeza, existem colegas que sabem disso mais do que eu.
Abraços!!!
Olá Enrice
Pesquisando na web encontrei um artigo que explica como remover a cola à base de água, resumindo, para tirar da borracha é só lavar em baixo de uma torneira, já da madeira eles recomendam utilizar um pano úmido, mas como o Alcir disse, se houve a “mistura de colas” talvez seja necessário a utilização de algum solvente.
segue o link sobre o procedimento (em inglês): http://www.spinmantra.com/tabletennis/blog/wordpress/index.php/2008/12/02/removing-water-based-glue-from-the-blade-rubber/
abçs
Pode até ser que o pessoal tenha razão, mas sinceramente eu nunca vou saber, pq não tenho coragem de colocar em prática hahahahahahahahah. Acontece que já vi cada absurdo em fórum internacional, que já elevei o “filtro de segurança” heheheheheh. Mas é claro que tb tem informação boa.
E obrigado por compartilhar a informação.
Abraços!!!
obrigado a todos pelas dicas.
eu vou primeiro experimentar numa madeira mais antiga que uso essencialmente para fazer algumas experiencias. É uma joola roskopf fire que usava quando era mais novo e achava que usando material rápido era mais ofensivo.
A Madeira que uso agora tem uns 4 anos e não sei se é selada ou não. É uma Joola cheen Weixing.
depois conto como correu
obrigado a todos mais una vez