Liga Chinesa - Sistema de 7 pontos

Fala povo…
Não sei se esse assunto já apareceu por aqui, mas não encontrei nada.

Tava dando uma fuçada em alguns sites e encontrei sem querer as reformas nas regras da super liga chinesa para 2012.

http://tabletennista.com/2012/9/reforms-in-the-2012-chinese-super-league/

O que mais me chamou a atenção foi o último parágrafo, referente ao último set (quando esse for o “tie-break”):

“This coming season, expect a significant shorter duration of the matches. Should a match reach a decider set, players will now compete for a 7-point system instead of the 11-point rule, meaning the first to earn seven points wins. In addition, the third and fifth matches will have best of three instead best of five.”

Agora este set passa a terminar quando o primeiro jogador atingir o sétimo ponto.
Ou seja, adeus 11 pontos e adeus à famosa vantagem de 2 pontos quando empatado.

Alguém mais informado está sabendo de algo? Já está valendo? Isso vai virar para o “resto do mundo”?

O que vocês acham se essa regra emplacar? (medo :ohmy: )

Bastante interessante discutirmos esta questão mesmo, até pq a notícia vem gerando uma série de dúvidas e receios.
Antes de mais nada, é necessário deixar bem claro que estas “reformas” foram implementadas APENAS PARA A SUPERLIGA CHINESA 2012. Sendo assim, elas só foram planejadas para esta competição em específico e pelo comitê técnico do evento. Ou seja, não foram regras propostas com a intenção de uma reforma de alcance mundial. Se isto UM DIA pode ser implementado como regra oficial do esporte, não tenho como dizer agora pq o sinal wireless da minha bola de cristal está muito fraco (hahahahah), mas não se justifica discutir “os rumos do esporte” com base nisso, no máximo fazer suposições imaginando como seria, de acordo com o que propõe o felipe.sartor.
Geralmente algumas pessoas tem tido dúvidas tb a respeito das regras em si (por desvios de interpretação do texto), generalizando as regras para qualquer situação. Mas de acordo com o informado, os sets disputados em 7 pontos serão aplicados APENAS QUANDO se chegue ao set decisivo (3º na melhor de 3 ou 5º na melhor de 5). E quanto às disputas em melhor de três sets, as mesmas só serão realizadas no terceiro jogo e no quinto e decisivo jogo (SE HOUVER). Para tentar esclarecer, vou colocar o programa de disputa de uma forma mais esquemática, com negrito / sublinhado nas modificações propostas:

Jogo 1: Set 1 - 11 pontos / Set 2 - 11 pontos / Set 3 - 11 pontos / Set 4 (se houver) - 11 pontos / Set 5 (se houver) - 7 pontos
Jogo 2: Set 1 - 11 pontos / Set 2 - 11 pontos / Set 3 - 11 pontos / Set 4 (se houver) - 11 pontos / Set 5 (se houver) - 7 pontos
Jogo 3 (melhor de 3 sets): Set 1 - 11 pontos / Set 2 - 11 pontos / Set 3 (se houver) - 7 pontos
Jogo 4 (se houver): Set 1 - 11 pontos / Set 2 - 11 pontos / Set 3 - 11 pontos / Set 4 (se houver) - 11 pontos / Set 5 (se houver) - 7 pontos
Jogo 5 (se houver, melhor de 3 sets): Set 1 - 11 pontos / Set 2 - 11 pontos / Set 3 (se houver) - 7 pontos

Uma questão levantada que a mim não parece 100% clara é a “vantagem mínima de 2 pontos”. Segundo a interpretação do felipe.sartor, os sets de 7 pontos terminam no momento em que se atinja 7 pontos independentemente da vantagem mínima de dois pontos. E na verdade, não é uma interpretação errada, uma vez que o texto não contradiz o que ele está apontando, já que afirma: “ou seja, o primeiro que ganhar sete pontos vence”. Porém, eu acredito que isto seja apenas uma explicação do que seria o que eles chamam de “7-point system”, indicando que os sets passam a ser disputados em 7 pontos, embora pareça óbvio demais. E o que me leva ainda mais a crer que esta seja a intenção é que, se esta fosse mais uma modificação, com certeza teria maior destaque. Mas tudo isto são entrelinhas, e portanto eu posso estar errado e se tratar exatamento do que o Felipe está apontando.
Outra coisa que muita gente se pergunta são os motivos. Os mais profundos são muito difíceis de saber, embora a organização aponte simplesmente para a diminuição da duração. Mas fato é que, há certo tempo, os chineses vêm apontando para uma certa diminuição da popularidade do esporte no país e neste sentido têm adotado algumas medidas em sua competição mais popular (a própria Superliga) para tentar tornar mais atraente ao público em geral, como foi por exemplo no ano passado a quebra da restrição do uso da mesma bola durante o jogo. Há muito interesse de marketing na competição (propaganda, etc.), portanto os patrocinadores precisam que a mesma tenha boa audiência para ter seus nomes veiculados em meio público. E na perspectiva do esporte, os chineses não podem se dar o luxo de perder recursos que ajudaram a fazer deles o que são. Por isso, julgo que as modificações em si são polêmicas e talvez até tecnicamente injustas em parte, mas os objetivos são autênticos, dentro desta minha leitura.
No aspecto técnico, nas ocasiões onde as modificações se aplicam, ainda mais concentração é demandada e os pontos passam a valer ainda mais. Isto deve gerar uma certa tensão nestes momentos, o que pode até ser positivo para o espectador num jogo equilibrado. E como consequência, possivelmente a agressividade nos sets e jogos “não modificados” venha a ser maior, uma vez que os atletas desejarão evitar se sujeitarem às novas e mais arriscadas condições. Na minha leitura, este será o cenário.

Abraços!!!