Lavando minha raquete

Bom pessoal, minha raquete ficou bem engordurada, e resolvi então meter ela na água. O que eu fiz: passei ela na água, usei uma esponja 3M (lado amarelo, claro) com detergente neutro, passei nela, e depois água de novo (água corrente mesmo, na torneira. Fiz isso umas 3 vezes, e ela melhorou muito em relação ao que estava (aparência e jogabilidade). Tomei cuidado e não molhei a madeira.

Minha pergunta é: seria mito a utilização desses produtos especiais? Afinal de contas, é apenas uma borracha, com características diferentes, mas não deixa de ser borracha, certo? Lavá-la irá prejudicar sua qualidade? Existe mais alguma contra-indicação?

Obrigado a todos!

dcvitoria, vc é bem corajoso.
Não é o ideal vc usar produtos químicos para limpar a borracha.
Eu uso apenas um pano levemente molhado.
O correto é vc não deixar que ele engordure de novo e sempre limpá-la antes de guardar em sua bolsa (a maioria dos fabricantes vendem cases para guardar a raquete).
Toma cuidado ao usar detergente para não estragar seu material.

Pra mim nao ficou muito claro, o que vc cita como sendo sua “raquete” .
Costumam ficar engorduradas as borrachas e parte das madeiras da raquete.
Pode-se sim lavar com detergente neutro, a borracha e até a madeira.
No caso da borracha, vc usa detergente, sem usar as tai esponjas.
O ideal mesmo é usar as maos (mais sensíveis) e depois passar um pano seco de leve, de preferência de algodão puro que nao solte fiapos.
Já no caso da raquete, vc deve usar aquelas escovinhas, esfregando as partes e depois secar com um pano para tirar o excesso.
Deixar secar na sombra, bem ventilado, em pé por uns 2 dias.
AH sim, já ia me esquecendo, desmontar a raquete ( tirar a borracha da raquete ).
Lembrando que é útil selar a maderia, pois para lavar fica bem melhor, pois “pega pouca água”…
Até pinos precisam ser lavados.
Outra dica :
Vários fabricantes tem produtos químicos próprios p/ limpeza da borracha, os chamados “AWA” ou coisa parecida.

no caso, a madeira parece absorver melhor o suor, e não apresentou partes ensebadas… já as borrachas, dava pra ver as digitais de longe, não tinha nem como matar alguem com ela… mas obrigado pelas dicas…

Mas o perigo mora nas “madeiras” , pois a madeira com o suor absorvido vai estragando.
A borracha vc troca quando gasta, mas a madeira em teoria nao.

Olha, mesmo os fabricantes tendo “produtos químicos” para limpar borrachas, comprovadamente isso faz o tempo de vida da borracha diminuir.
O ideal é só limpar com um pano umedecido mesmo.

E a raquete eu limpo com um pano seco após os jogos. Mas de qualquer forma, ele absorve suor. Mas a durabilidade das raquetes é razoável. Tem gente que leva a vida toda com uma só.

eh…

principalmente se for uma sriver rsrsrs…
tenho a minha ja faiz uns 6 anos, e ta rasoavel ateh,

quanto limpar a borracha, pano umido sempre dexa fiapo, q q eu faço??

Utilize um tipo de pano que não solte fiapos, uai!

He Zhi Wen que o diga… :lol:

Ola galera! tudo bem?
Bom… eu uso aquelas esponjinhas que vem na caixinha do relógio que comprei… ou a parte amarela de uma esponja comum…
diretamente nas borrachas, eu uso o Bahhh…

O bah é facil…

Chega na borracha e faz “baahh” bem perto dela, com a boca…
dae, pega a esponjinha da caixinha do relógio e passa em um sentido só… tipo do nome da borracha até o final dela…
pronto…
sem fiapos… sem digitais…

Por mais cômico que seja… sempre funcionou comigo…
rsrsrs… obrigado!

Eu uso uma esponge que eu recortei em forma de um quadrado pequeno ela é boa remove manchas e digitais ma será que um pano ou flanela de algodão que não solta fiapos seria melhor ?

Abraços!

nas borrachas, pra limpar eu uso minha mão e a velha baforada…

nas raquetes eu limpo somente o cabo e o lado de traz da mesma, onde apoio os dedos com algodão e alcool em gel

certa vez depois de um ano de uso a cortiça da minha senkoh tava marrom escura com algumas partes pretas, depois q ela sentiu o poder do alcool em gel, ficou beje, parecia q tinha acabado de sair da caixa

nao sei se eh aconselhavel usar alcool no cabo, mas ficou bom…

Na minha opinião madeira de caneteiro depois que fica “marrom escura com algumas partes pretas” é que está no ponto.

kkkk

ateh eh nakata, mas eu achei um pouco nojenta…