KWS DESCOLAGEM NA MADEIRA

A ALGUMAS SEMANAS ATRÁS NO SITE MESA TENISTA PERCEBI O TÓPICO REFERÊNTE A IMPERMEABILIZAÇÃO DE MADEIRAS NO SENTIDO DE PROTEGELAS DO ATAQUE DAS COLAS RÁPIDAS OU MELHOR DIZENDO ( SOLVENTES), COMO FABRICANTE DE MADEIRAS COLOCAREI MINHAS OBSERVAÇÕES HAJA VISTO QUE MADEIRAS POR NÓS FABRICADAS ESTÃO APRESENTANDO PROBLEMAS DE DESCOLAGEM.

APROVEITANDO QUERO DEIXAR CLARO QUE NÃO SOU FORMADOR DE OPNIÃO UNICAMENTE, COMO FABRICANTE DE MADEIRAS NACIONAL COM MUITA UMILDADE PASSAREI MINHA POUCA ESPERIÊNCIA COM RELAÇÃO À ESTE ASSUNTO.

COLAS:

AS COLAS OMOLOGADAS PELA ITTF FORAM DESENVOLVIDAS COM AS ESPECIFICAÇÕES CORRETAS PARA UTILIZAÇÃO NAS BORRACHAS E MADEIRAS.

O QUE ESTA ACONTECENDO É QUE OS ATLETAS ESTÃO UTILIZANDO ECESSIVAMENTE SOLVENTES, ISTO PARA QUE O SEU CONJUNTO OU SEJA MADEIRA E BORRACHA FIQUEM MAIS OFENCIVOS.

RESULTADO: -AS COLAS A BASE DE SOLVENTES ENFRAQUECEM AS FIBRAS DA MADEIRA BEM COMO AS RESINAS UTILIZADAS NA FABRICAÇÃO E COMPROMETE A VIDA ÚTIL DA BORRACHA, A COLA RÁPIDA É NORMALMENTE UTILIZADA POR CAUSA DO PREÇO E PARA PROPORCIONAR MAIS OFENCIVIDADE.

IRONIA- 1)- SE VOCÊ ESTA ECONOMIZANDO COM A COLA, LA NA FRENTE VOCÊ VAI TER QUE GASTAR MAIS RAPIDAMENTE COM MADEIRA E BORRACHA, OU SEJA, VOCÊ ECONOMIZA DE UM LADO E ACABA GASTANDO DO OUTRO.
2)- E PARA OS QUE UTILIZAM A COLA RÁPIDA NO SENTIDO DE UNICAMENTE DEIXAR O CONJUNTO MAIS OFF, SERÁ QUE NÃO É HORA DE TROCAR O CONJUNTO PARA UM CONJUNTO MAIS OFENCIVO EM VEZ DE COLAR COM COLA RÁPIDA A BASE DE SOLVENTES O QUE VEM A DANIFICAR TODO O CONJUNTO.

TENHO INDICADO AOS ATLETAS A UTILIZAÇÃO DE VERNIZ SPRAY DA COLOR GIN QUE É ENCONTRADO COM FACILIDADE EM CASAS DE TINTAS.

EU INDICO ESTE VERNIZ POIS ELE É MAIS PRÁTICO, PRINCIPALMENTE PARA OS QUE NÃO TEM MUITA INTIMIDADE COM A COISA.

NÃO É NECESSÁRIO DEIXAR A MADEIRA BRILHANDO COM ESTE VERNIZ, SOMENTE ALGUMAS PASSADAS .

ESTE VERNIZ PROTEGE UM POUCO A MADEIRA , NÃO INTEIRAMENTE A MENOS QUE A MADEIRA ESTEJA INTEIRAMENTE ENVERNIZADA OU SEJA O SOLVENTE DAS COLAS NÃO PENETRE NA MADEIRA .

EU JÁ PRESENCIEI ATLETAS COLANDO SOMENTE COM SOLVENTE REDUCOLA BEM COMO MADEIRAS DE MARCAS RENOMADAS DESCOLAREM AS FOLHAS…

NOSSAS MADEIRAS SÃO FABRICADAS E FORNECIDAS COM APLICAÇÃO DE SELANTES E VERNIZES ANTES DE SEREM ENTREGUES OU ENVIADAS.

ISTO NÃO DESCARTA A POSSIBILIDADE DE ALGUMA MADEIRA FABRICADA POR NÓS APRESENTAR ALGUM DEFEITO DE FABRICAÇÃO.

AS COLAS A BASE DE SOLVENTES SÃO EM GERAL BARATAS, SALVO QUE ESISTEM COLAS NACIONAIS COM QUALIDADE E BARATAS MESMO SEM ESTAREM OMOLOGADAS PELA ITTF.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES TEL. 11 4227-5779 8161-2844

JOÃO CARLOS / KWS

Comprei uma Tipe Shine classineta e não tive problemas, e pela qualidade do material, é estranho que tenham ocorrido estes casos de descolamento. Quanto à cola, pode ter sido efetivamente a qualidade da mesma, senão teríamos um enxurrada de madeiras descascando, o que não ocorre.

Sem querer ferir suscetibilidades, uma vez que esta discussão foi provocada pelo Joao Carlos Lopez Tena, fabricante das excelentes raquetes de fabricação nacional, ou seja a KWS, eu gostaria de fazer algumas ponderações e questionamentos:

Pelo que entendo, cada raquete possui diversas camadas de madeira e em algumas vezes de outros materiais como o Carbono etc. e que são coladas umas às outras.

Desculpem-me, mas não está claro para mim:

[b]1- Se camadas inteiras de madeira estão se soltando.

…OU

2- Se fibras, da madeira que está em contato com a borracha, se soltam(lascam) em alguns casos, comprometendo a integridade e performance da raquete.[/b]

Pelo que sei, o que é comum acontecer, é o descrito no segundo caso e não no primeiro, devido ao uso de cola rápida sem que tenha sido usada alguma seladora ou verniz na raquete.

Em alguns casos, a raquete solta lascas, ao se remover a borracha da mesma, desde que tenha sido usada cola rápida e como disse acima sem que a madeira tenha sido selada.

Até o momento, não tenho conhecimento (o que não quer dizer que não tenha havido) da ocorrência do caso no. 1 com raquetes de qualidade.

De qualquer maneira, com a proibição do uso da cola rápida, que ao que tudo indica ser desta vez pra valer, tudo leva a crer que todos estes problemas desaparecerão.

Abraços

Joca

[quote=“joaocarloslopeztena”:2mtn649b]EU JÁ PRESENCIEI ATLETAS COLANDO SOMENTE COM SOLVENTE REDUCOLA BEM COMO MADEIRAS DE MARCAS RENOMADAS DESCOLAREM AS FOLHAS…
JOÃO CARLOS / KWS[/quote]

Eu tbm jah vi isso acontecer com as raquetes de dois amigos meus. Um tinha uma BTY Primorac Carbon, onde a ultima lamina de madeira começou a se descolar no centro da raquete. (se formou uma bolha de ar no centro) Seria o mesmo, molhar uma madeira compensada, quando ela se seca as laminas começam a se descolar deformando-as.

E devido ao descolamento central, ele retirou essa lamina, expondo a lamina de carbono, ou seja, a raquete dele se tornou ilegal, para participar de futuras competições.

O segundo caso aconteceu com uma madeira da Tibhar, a Rapid Carbon. Aconteceu quase a mesma coisa da Primorac, porem a descolagem ocorreu nas laterais, e ele não pecisou retirá-lo, apenas colou novamente a parte descolada.

Obs. Nos dois casos foram em raquetes carbonadas, uma camada de madeira central, duas de madeira mais finas(rapid carbon), duas de carbono, e mais duas de madeira. Lembrando que a Primo tem 5 camadas e a Rapid tem 7.

Ambos os jogadores utilizavam muito solvente (reducola da cascola).

Resumindo: Quando no momento da fabricação da raquete, cola-se duas folhas de madeiras, a colagem fica mais rigida e firme (devido ao processo ser feito sob grande pressão e alta temperatura e a cola penetra nas fibras da madeira). Mas quando entre as camadas de madeira se coloca um material não poroso, a colagem não fica tão firme, devido a cola não penetrar nas fibras (carbono, vidro, arylate, kevlar, aluminio, titânio…).

Lembrando que as raquetes não deixam de ser meras madeiras compensadas/prensadas, ou seja, se vc umidecê-la demais (seja com solvente ou água), esta quando se secar irá inchar e descolar naturalmente.

Na minha opinião é apenas questão de cuidado. Tudo em excesso é maléfico, no caso, solvente. :wink: