Katos caneteiros!!

:? Eu sei q pouca gente treina o estilo defensivo no Brasil, mas a maioria(senão todos) pegam do jeito clássico. Eu jogo de caneta, mas tb queria treinar kato. Gostaria de q se alguém soubesse alguma informação sobre técnicas de como jogar defensivo, me mandasse alguma informação!!!
Valeu, até mais!!! 8)

Pra responder a sua pergunta estou copiando uma resposta dada pelo Mazinho. Aliás uma das melhores postagens do forum.
Fora isso não posso te ajudar mais pois meu estilo é diferente. Se ainda assim tiver alguma dúvida tente falar diretamente com o Mazinho ou procure alguém mais aqui no fórum que jogue neste estilo.

"A primeira (e óbvia) dica para quem se aventura no mundo dos defensivos é ter muita paciência, pois esta será uma companheira inseparável durante toda a sua carreira. Num primeiro momento você precisará de muita, muita paciência porque suas bolas não vão entrar. Lembro-me de quando comecei: aquilo era um pesadelo. Eu queria ser kato, mas não conseguia devolver mais do que duas bolas consecutivas. Não se estresse (muito) isso vai ocorrer com cada um que comece a treinar o estilo. E depois que sua defesa já tenha consistência, vai precisar de muita paciência para agüentar ficar levado porrada e atacar apenas no momento mais apropriado.

A primeira, e maior de todas, as dificuldades é não contar com técnico. Eu simplesmente nunca tive um técnico que fosse especializado do estilo. Por duas excelentes oportunidades recebi instruções valiosíssimas de dois treinadores. A primeira foi no ano de 1999 quando o japonês Shigeo Itoh, ex-campeão mundial, veio ao Recife para ministrar uma clínica; a outra e muito proveitosa oportunidade foi no último mês de outubro, quando estive no Itaim Keiko, clube paulistano, e recebi algumas ótimas dicas do técnico Wei Jian Ren, que atualmente também é o técnico da seleção brasileira feminina.

Como me ensinou Wei Jian Ren, a bola deve ser golpeada, aproximadamente, na altura (ou um pouco acima) do joelho (obviamente você estará bem agachado). Se você deixar a bola cair muito vai ser mais complicado de efetuar uma boa defesa. Por isso, além de boa movimentação lateral, você também precisará se movimentar muito bem para frente e para trás.

Ângulo e movimento da raquete: o ângulo de impacto da raquete com a bola varia de acordo com muitos fatores (efeito, velocidade, seu posicionamento, bem como qual a borracha (pino ou a lisa) você utilizará). Em termos, quanto maior a quantidade de efeito, maior será o ângulo. Outro detalhe interessante é o movimento do pulso no momento do impacto. Deixe-o ligeiramente levantado e quando for golpear a bola, utilize o pulso para “cortar” a bola. Se bem utilizado junto com o movimento do braço, isso dará mais potência (no nosso caso, efeito para baixo) ao seu golpe.

A sua bola não pode ser devolvida sempre no mesmo lugar. Você precisa movimentar seu adversário. Isso irá cansá-lo mais rapidamente e provavelmente ele chegará mais desequilibrado no momento que for atacar. Lembre-se: é muito simples efetuar um drive parado. Faço o adversário movimentar-se. É mais difícil devolver a bola quando está se deslocando.

Sobre o saque com pino que Felipe me perguntou. Só utilizo este recurso com adversários menos experientes ou para pegar de surpresa o adversário. O saque corrido com o pino é muito chato de ser devolvido para quem não está acostumado. Como meu saque de pino é bem rápido (e, inconscientemente, meio “roubado”, de acordo com o pessoal) pego o oponente quase sempre desprevenido. Em 90% das vezes utilizo este recurso quando vou tomar uma postura mais ofensiva. Ahhh, quando pego um adversário mais preparado para este recurso, levo logo uma bela porrada na segunda bola, portanto, muito cuidado! Quanto ao saque morto (falso por baixo), só utilizo quando o adversário é muito inexperiente contra defensivos ou quando nem presta atenção com qual borracha eu golpeio a bola no momento do saque. É uma maravilha contra adversários distraídos! Ahh!! Este saque deve ser bem curto e baixo.

Girando a raquete:

Bem, acho que esta a minha principal e melhor característica. Modéstia a parte, giro muito bem a raquete. Defendo com o pino em ambos os lados e ataco com a borracha lisa e com o pino também nos dois lados (forehand e backhand). Apenas na defesa de backhand é que utilizo o pino em quase 100% das oportunidades. Isso ajuda muito, pois te oferece uma gama enorme de variedades na devolução da bola. No momento do saque eu também giro a raquete, mas só o faço no último momento do movimento do serviço. Faço isso para que o adversário tenha dificuldades em identificar com qual lado eu bati na bola.

O defensivo leva muita vantagem quando aprende a dozagem do efeito, ou seja, quando, conscientemente, golpeia a bola com mais ou menos efeito. Sinceramente eu ainda não consigo fazer isso com muita precisão, mas alternando as borrachas você já consegue ótimos resultados, pois cada uma age de forma distinta em bolas praticamente iguais. Uma vez eu tirei completamente do sério um adversário porque ele era inexperiente na identificação do efeito. Ora ele metia a bola no pé da rede, ora metia no aparador. Houve uma bola que ele estava meio distante da mesa e deixou a bola cair demais. Resultado: ele a bola foi direto sobre mesa (nem chegou à rede). Teoricamente ele era muito mais forte que eu, mas simplesmente não sabia como me enfrentar.

Defensivos como Joo Se Hyuk e Ding Song não giram muito a raquete. Na maior parte das vezes utilizam a lisa no back apenas no momento do saque. Mesmo para atacar e bloquear no backhand eles utilizam o pino. A defesa no forehand, muito rara para estes dois jogadores, é quase sempre efetuada com a borracha lisa. Atletas como Matsushita, Tsiokas e Syed giram a raquete com mais freqüência para defender com o pino no forehand, mas na maioria das jogadas ainda utilizam a borracha lisa.

ATACAR É PRECISO! Acho que nem precisava dizer isso, né? Você precisa ter alternativas, principalmente se pegar um adversário que simplesmente não ataca. Na maioria das vezes o adversário apresenta-se vulnerável ao ataque do defensivo. Por isso nossos amigos Joo Se Hyuk e Ding Song fazem tantos pontos quando atacam. Não que suas bolas sejam indefensáveis, e os dois possuem ótimos ataques de forehand, mas se o adversário não está preparado, será bem difícil dele conseguir defender a bola.

Portanto: treine ataque sim! Pelo menos 60% de defesa e 40% de ataque. Mais pra frente divida meio a maio cada um.

Vídeos:

Eis um companheiro inseparável. Vocês precisam se acostumar a assistir a muitos jogos. Na falta de técnicos eles são uma ótima, para não dizer a única, alternativa. Neste site existem inúmeros links para jogos de defensivos. Assim, procurem pelos jogos de: Joo Se Hyuk, Natniel Tsiokas, Ding Song, Koji Matsushita, Chen Weixing e Kim Kyung Ah.

FelipeT, você não tem nenhum amigo ou parente que tenha banda larga e que possa pegar estes vídeos para você? Infelizmente o link do treinamento com Ding Song não está funcionando mais. Veja se alguém de sua cidade conseguiu baixar o danado. E se você não tiver alternativa, é melhor mesmo comprar alguns jogos onde Ding Song, Joo Se Hyuk e outros defensivos atuam.

Bem, por hoje é só! Se eu lembrar de mais algum detalhe eu posto depois!

Vou indo! Tô atrasado para o “Compromisso Legal da OAB”. A partir de hoje serei advogado!

Um forte abraço,

Mazinho"

Essa mensagem do Mazinho eu já tinha lido, ajudou bastante, mas tem coisas q só servem pra classicos, por exemplo, como eu vou virar a raquete se eu jogo de caneta, valeu pela resposta, mas se vc souber alguma coisa mais útil pra canetas, me envie!

Valew, mas se tiver alguma coisa a mais, me responda!!! 8)

cara, nunca existiu um jogador caneta que jogasse defensivamente, ao menos de alto nível.

Já que vc quer jogar como defensivo, tente outras opções, como mudar para clássico ou jogar como caneteiro a base de bloqueios.

Na minha opinião, face a natureza ofensiva dos caneteiro e a dificuldade em dar katos, acho impossível jogar dessa forma.

A mais, tipo, se treina muito, mas muito mesmo, se tiver muita paciência, vc pode desenvolver alguma habilidade em jogar defensivamente, pq tem bolas q dá pra pegar quase com a mesma facilidade de q como se pegasse de clássico, naum todas mas algumas dão eu acho, q quando eu jogava na minha escola, eu era caneta e só ficava no fundo esperando as cortadas e ganhava de um monte de gente só assim.E sobre oq vc disse, sobre bloqueios, como assim? :? 8) 8) 8)

tipo bloqueio é tu dexa a raquete parada pra bola volta pro otro sem efeito, se o cara da um drive e ele ta do lado direito da mesa e tu bloqueia pra esquerda eh dificil ele devolve uma bola boa. Eu so caneta e nao uso kato em jogo mas quando to treinando defende as vezes começo a da uns kato, torcendo o punho eh mais dificil e pega muito mais efeito, e quando eu acerto uma defesa dessas ateh hj ninguem passo a bola de volta, o otro manda na propria mesa ou pra debaixo dela. Pra se caneta defensivo eu axo q tem q se meio ataque meio defesa

:smiley: Até q enfim alguém q me entende.

“Eu so caneta e nao uso kato em jogo mas quando to treinando defende as vezes começo a da uns kato, torcendo o punho eh mais dificil e pega muito mais efeito”…

Mas como vc faz pra torce a mão?

Tem alguma raquete diferente pra gente q é caneta mas joga meio ataque, meio defesa, tipo, naum muito ofensiva?

tem sim, a drive killer q tem no www.butterflyminas.com e pra torce o punho tipo dexa a mao em mais ou menos quase 90º em relacao ao braço e torce 180º essa eh a melhor descriçao q eu posso dar

Boa tb é a selebes q tipo deve ser um pouco melhor q a driver killer pra atacar e tipo num é igual a driver killer em defesa mais defende bem pra caramba. Mas tb, o preço deve ser muito caro.

E sobre torce o punho, eu sabia mais ou menos já, só q eu naum sabia q tinha um nome certo pra isso, tem vezes q eu faço isso, mas quando a cortada vai muito forte, quando eu torço o punho a bola vai pra fora, pois eu naum sei direito faze isso.

Valew pela resposta, até mais!! :slight_smile:

[quote=“jmachtura”:184p5ur7]:? Eu sei q pouca gente treina o estilo defensivo no Brasil, mas a maioria(senão todos) pegam do jeito clássico. Eu jogo de caneta, mas tb queria treinar kato. Gostaria de q se alguém soubesse alguma informação sobre técnicas de como jogar defensivo, me mandasse alguma informação!!!
Valeu, até mais!!! 8) [/quote]
Kato caneta? Vixe… Olha, na edição nº 9 da revista Table Tennis Player (outubro de 2000 - www.ttplayer.com.br/ant09.htm ) há algumas informações sobre este estilo/empunhadura.

Para outras informações sobre a revista, consulte www.ttplayer.com.br

Abraços,

Mazinho

Valeu mazinho, pelo q eu vi nesse site essa revista deve ser dahora, mas até ela vim, vai demora um pouco, enquanto isso, vou jogar CS.

Flw, até mais galera, fui :!: :!: :!: :!:

[quote=“Mazinho”:26af66hp][quote=“jmachtura”:26af66hp]:? Eu sei q pouca gente treina o estilo defensivo no Brasil, mas a maioria(senão todos) pegam do jeito clássico. Eu jogo de caneta, mas tb queria treinar kato. Gostaria de q se alguém soubesse alguma informação sobre técnicas de como jogar defensivo, me mandasse alguma informação!!!
Valeu, até mais!!! 8) [/quote]
Kato caneta? Vixe… Olha, na edição nº 9 da revista Table Tennis Player (outubro de 2000 - www.ttplayer.com.br/ant09.htm ) há algumas informações sobre este estilo/empunhadura.

Para outras informações sobre a revista, consulte www.ttplayer.com.br

Abraços,

Mazinho[/quote]
vixe o que Mazinho?? olhe o respeito!!!hehehe, e como diria nosso amigo Netto de Maceio este estilo é o Katuneta…hehehe
é, realmente alto nivel não tem louco jogando assim não, mas contra quantos “alto nivel” voce(s) já jogaram? então jmachtura não esquenta com este comentarios não eu jogava assim e hoje ainda utilizo este recurso para mudar minha tatica no jogo e já ganhei de um bocado de gente boa do nordeste, basta saber variar…heheheh

O grande problema de se jogar Kato caneteiro é a eficiência no backhand pois a bola sai fraca e facilita muito a vida do atacante, na minha opinião o ideal é atuar como bloqueador no back e katoman no forehand alternando com ataques surpreendentes, outra maneira seria virar para clássico no back, mas para isso vai precisar se muito treino.
Se não me engano existiu um jogador chinês que jogava no estilo kato caneteiro e chegou a ser top,mas é um jogador das antigas. Agora no forehand a eficiência do kato é a mesma do que o jogador clássico.

Valeu pela mensagem e pelo apoio Anderson, eu num sou de mudar minhas idéias no embalo de outros q naum gostam de uma coisa q eu gosto, mas nem por isso eu vou ficar nervoso, é só vc saber separar uma dica de um desaforo e só tirar coisas boas, se eu fosse ligar pra isso, naum teria mandado uma mensagem dessas… 8) 8) 8) 8) 8)

“Se não me engano existiu um jogador chinês que jogava no estilo kato caneteiro e chegou a ser top,mas é um jogador das antigas. Agora no forehand a eficiência do kato é a mesma do que o jogador clássico.”

Valeu pelas dicas q vc me mandou tb pinorongo, e se vc naum estiver enganado com oque vc escreveu, eu posso provar q naum sou o único q tem esse estilo!!!

Valeu, flw, fui!!!

99% dos atletas defensivos utilizam raquete clássica, alguns poucos optaram por empunhadura caneteira (tiveram destaque os chineses Chang Shing-Ling - Campeão Mundial por equipes e duplas mistas em 1971 e no feminino Ge Xinai - Campeã Mundial por equipes em 1975 e 1977 e individual em 1979).
A empunhadura do cut-man é geralmente mais “rasa” ou “leve” em relação aos atacantes. Como o posicionamento deles é em geral no centro da mesa, o grip acaba se tornando bastante neutro para poder efetuar tanto golpes quanto de forehand quanto de backhand, enquanto a grande maioria dos atacantes acabam se posicionando mais para o backside para favorecer os golpes de forehand. A peculiaridade fica por conta do grip caneteiro dos atletas chineses citados anteriormente, pois nos momentos em que se executa o golpe de backspin (cut ou chopp) eles colocam o dedo indicador na parte traseira da raquete para dar maior sustentação e alterar a angulação da raquete, deixando-o mais fácil para executar o movimento.
Ambos os atletas chineses jogavam no estilo clasineta ou katoneta como preferir.

sds

Fonte http://www.geocioties.com/fgtm.geo/tecn/Equigrip.html mas acho que o site está destivado