Kato: Nittaku Haneyoshi ou Butterfly Joo Se Hyuk?

Fala galera, fiz várias pesquisas no fórum e não encontrei muita coisa sobre materiais para “kateiros”, ainda mais para iniciantes que desejam se aventurar neste estilo!!! Por isso, criei o tópico para que possa me ajudar e ajudar outros iniciantes.

Qual dessas madeiras seria ideal para iniciantes no estilo kato, Nittaku Haneyoshi, Butterfly Joo Se Hyuk ou outra?

Qual espessura da esponja, de borrachas pino longo, é ideal para iniciantes? OX, 0.5mm, 1.0mm, 1.3mm etc.?

Estou na dúvida, também, entre as seguintes borrachas pino longo: TSP Curl P1-R, Butterfly Feint Long II e III, Donic Akkadi L2 e Donic Alligator DEF. Alguém pode indicar qual a melhor para iniciantes? Li algumas mensagens no fórum e percebi que a maioria aqui usa TSP Curl P1-R e Butterfly Feint Long II, mas gostaria de saber sobre as outras também.

Outra dúvida de “panga” iniciante, borracha de pino longo tem o mesmo tratamento que as borrachas lisas no que diz respeito ao uso de cola? Por exemplo, existem borrachas de pino longo tensionadas, assim como, as borrachas lisas da nova geração?

Abraço e obrigado! :smiley:

Bem, antes de mais nada, a Haneyoshi e a JSY da BY sao de “familias” diferentes.
A JSY é uma raquete “NATA” para kateiros, assim como Defense entre outras.
A Haneyoshi nao é “exatamente” para katerios, digamos que serve mais p/ jogadores defensivos/all round.

Basta analisar, inclusive as medidas e peso das mesmas…

Sobre as borrachas, por pura falta de conhecimento, a grande maioria usa pinos “antigos” , pq sao mais fáceis de usar e controlar, a questao porém é quanto à eficiência.

Os pinos mais modernos, tensionados ou supertensionados, sao um pouco mais dificies de se controlar, porem a bola é muito mais pesada no caso do kato, entao o negócio é treino mesmo…

Tem casos até de uns certos jogadores que usam booster no pino ao invés de usar uma tensionada, nao recomendo de forma alguma, pois além de ser contra as regras, propicia um “vício” ao invés de técnica.

Doc_SP, obrigado pela resposta!

Acho que me enquadro entre os que não têm conhecimento do assunto! Não consigo deferenciar os pinos antigos dos mais modernos. Você poderia citar o nome de algumas borrachas modernas?
Acredito que um iniciante que nunca jogou no estilo kato, já que vai começar a treinar, é melhor treinar já com os pinos mais modernos.

Abraço.

O que diferencia (principalmente) as borrachas novas das antigas ?
Tensionamento ou super tensionamento.

E o que se ganha com isto ?
Velocidade.

O pino nao é diferente.

Pinos antigos : (voltados p/ defesa ou longos)

Yasaka : Família Phantom (007,008,009,011,012…)
BTY : (Feint, Feint OX, Feint Long II etc…)
TSP : Família Curl (P1,P2,P3 etc…)
Nittaku : Screw One e Screw Soft

Pino Super Tensionado :

Nittaku Moristo LP (One e Soft).

Sobre iniciantes começar com pinos super tensionados.

Na minha opiniao particular, acho que nao se deve usar nos iniciantes, o seu controle é muito mais dificil.
O ideal é começar com um “normal” e quando tiver um pouco mais de técnica (noçao de velocidade, de efeito, de posicionamento etc…) ai partir p/ um super tensionado.

Só um paralelo :
Quando vc começa a dirigir (carro), carros menos potentes, menores, sao mais fáceis de dirigir, depois com o tempo, vc mesmo quer “subir de nível” e ai já vai querer modelos maiores, mais velozes etc…

Abraços

[]'s

Doc_SP, obrigado pelas dicas!!!

Acho que vou adquirir o seguinte conjunto para teste:

Butterfly Matsushita Pro Alpha
FH - Butterfly Tenergy 05 1.9mm
BH - Butterfly Feint Long III 0.5mm

O que você acha? Será que o conjunto tá bom?

Abraço.

[quote=“thiagocl”:1l1rc1y5]Butterfly Matsushita Pro Alpha
FH - Butterfly Tenergy 05 1.9mm
BH - Butterfly Feint Long III 0.5mm
[/quote]
Bem, se é para recomendar, eu diria que é melhor :

BTY JSY

FH, pode ser a Tenergy mesmo
Mas no caso do pino, eu recomendaria (na ordem)
Nittaku Screw Soft
TSP Curl P1

E quando estivesse mais “acostumado” a dar kato mesmo, trocar apenas o pino por :
Nittaku Moristo LP Soft (super tensionado)

Obrigado Doc_SP, irei acatar sua sugestão! :slight_smile:
Essas borrachas não-tensionadas ficam boas com cola a base d’água, também?

Abraço!

De maneira alguma (no presente momento), vc deve sequer pensar em usar outro tipo de cola.
Sempre usar o material, seja borracha, seja raquete, seja cola, dentro das regras.
A cola rápida (com base em solventes) já foi banida deste esporte faz tempo.
Entao tudo o que é mencionado relaciona-se ao que está dentro das regras.
Assim sendo, sim, todo o material indicado é para uso com cola dentro das regras (base d’agua).
[]'s