jogo disputado?

olá

“Liqin venceu Ovtcharov por 4x0 , parciais apertadas
9-11,10-12,7-11,9-11,”

quando tava vendo o resultado do jogo do aberto do Japão, veio esta dúvida: quando alguém perde de 4X0 mas mostram um jogo com parciais apertadas pode-se falar q o cara perdeu por alguns detalhes?
Eu por ex perco sempre de um cara por 3x0, 3x1 mas as parciais são sempre apertadas, não sei aonde está esta diferença, se ocara é muito melhor q eu ou estou errando nas horas decisivas…

Se vc perde por parciais apertadas significa que ele não é tão melhor que vc.
O que acontece é que nos pontos decisivos, ele é melhor. Ou seja, vc está perdendo por detalhes.
Tente avaliar quais são esses detalhes e treine.
Por exemplo: talvez seu saque seja muito logo, dai ele aproveita para atacar no final. Mas se vc sacar mais curto (e variar o saque nos pontos decisivos), pode ser que vc melhore seu desempenho. :wink:
Avalie o que está fazendo vc perder e tente melhorar.

Eu tenho uma opinião diferente. Se o adversário sempre ganha de você superando-o sempre nas horas decisivas, ele é muito melhor que você. Porque isso é o que conta de verdade. Você pode saber dar drives, ter bom jogo de pernas, saque muito bom, mas se não consegue se impor nos pontos decisivos, de nada vale seu jogo até o 9x9, por ex.
Podemos tomar como exemplo Roger Federer. Ele ganha muitos dos seus jogos com parciais apertadas, muitos no tiebreak. Mas ganha. E ganha porque joga melhor nos pontos importantes do jogo. E com isso já é considerado por muitos o melhor tenista de todos os tempos. Enquanto isso, Davydenko, Robredo, Youzhny, etc, que perdem os jogos apertados para ele, sequer serão lembrados daqui a vários anos. O próprio Federer disse certa vez que para vencer no tênis é preciso jogar bem alguns pontos somente.

E tem outra, esses sets de 11x8 , 11x9, a vantagem as vezes começa desde o inicio do set, desde o 3x0 , 4x2 , 6x4. Os chineses por exemplo, quando eles perdem é de 4x3 e só sets paulera.

Os caras fazem muitos pontos construidos em bons saques e recepções.

Como o Nakata falou, o cara que consegue tomar a iniciativa ou fazer os ultimos pontos, geralmente é mais experiente ou tem mais conhecimento tático, esteve melhor no jogo ou é mais regular. É impressionante como tem certos jogadores que ganham MUITOS jogos sempre no 3x2, mas ganham, devido sua capacidade de decisão, variação, em pontos importantes.

então, pelo q entendi se vc for do mesmo nível deveria ganhar alguns jogos, mesmo sendo ocasionalmente. Se se perde em todas as partidas apertadas é sinal inequivoco de estar abaixo dele, mas q pode ser somente pelo lado psicologico ou experiencia.
Se for o caso como contornar esta deficiencia? Jogando mais e treinando menos?

então, pelo q entendi se vc for do mesmo nível deveria ganhar alguns jogos, mesmo sendo ocasionalmente. Se se perde em todas as partidas apertadas é sinal inequivoco de estar abaixo dele, mas q pode ser somente pelo lado psicologico ou experiencia.
Se for o caso como contornar esta deficiencia? Jogando mais e treinando menos?[/quote]

Talvez sim…
Já conversei com muitos em que me disseram histórias parecidas, em que no começo treinavam, treinavam, treinavam e não ganhavam ninguém nos torneios, e que qdo começaram a jogar (praticamente só jogar) aí o jogo foi fluindo…

No entanto, pelo q tenho visto, todos os q fizeram essa opção, apesar de ganharem a maturidade necessária pra fazer uma variação de jogo em pleno 10x10 ou 12x12, não evoluem o tanto que poderiam evoluir.

Então o que recomendo é jogar mais, sim…Mas NÂO abandone os treinos, apenas do tempo de treino, invista mais em “saques-saída” e principalmente “evolua” seu treino, deixando de treinar bolas marcadas pra treinar bolas não-combinadas.

[]´s

[quote=“isaovet”:34mwxexq]olá

“Liqin venceu Ovtcharov por 4x0 , parciais apertadas
9-11,10-12,7-11,9-11,”


[/quote]

Prosseguindo ao tópico, o que me diria então a respeito de Liqin x Wang Hao com parciais de: 4-11, 11-9, 4-11, 14-12, 13-11 e 11-4 ???

Liqin bateu duído nos sets q ganhou, e todos os sets ganhos pelo Hao foram suaaaaados, com exceção do último.

Pra mim, mostra q Liqin estava melhor no jogo, é melhor que o Hao, mas pelo “detalhe”, nesse dia foi dia do Wang Hao.

[]´s

[quote=“isaovet”:3c9ntgnf]

então, pelo q entendi se vc for do mesmo nível deveria ganhar alguns jogos, mesmo sendo ocasionalmente. Se se perde em todas as partidas apertadas é sinal inequivoco de estar abaixo dele, mas q pode ser somente pelo lado psicologico ou experiencia.
Se for o caso como contornar esta deficiencia? Jogando mais e treinando menos?[/quote]

Jogar mais ajuda, mas eu particularmente não abandonaria os treinos.

O ideal é frequentar vários clubes, jogar com várias pessoas. E quando vc for jogar, chegar no fim do ultimo set, pede tempo (cada jogador tem direito a 1 tempo por partida), pense no que vai fazer, ainda mais se tiver o saque na mão. Os técnicos e os próprios atletas analisam muito os saques durante o jogo que podem ajudar no fim do jogo.

Se eu chego 9x9 no quinto set, e saque na mão, tento tomar iniciativa do ponto.