jogar com pino

semana passada ,treinando, meu colega de treino disse q eu poderia jogar com pino no meu backhand q eu me daria muito bem , ele disse q eu defendia bem pra baixo ( num intendi mto bem pq , axo q eh pq eu gosto de cozinhar … sei lah ) . mas entao , ja vi muita gente dizendo q pino era meio q antijogo , era coisa de ruim , covardia , aih sei lah , fiquei meio dogmizado… nunca joguei contra um pinero para saber como eh… alguem pode me dizer como funciona jogar com pino , qual efeito ele faz na bola , se ele reverte o efeito . e tbm me digam se há mto preconceito contra pineiros

Dizer que pino é antijogo só pode ser piada. Pino às vezes é muleta de preguiçoso, mas isso não vem ao caso. O que acontece é que o pessoal não tem costume de jogar contra pineiros(basicamente por não existirem muitos) então ficam falando esse tipo de coisa.

Pelo que vc disse imagino que vc use com relativa frequencia katos não? Se vc fizer isto em quantia razoavel, um pino pode ajudar a melhorar seu jogo, as não é apenas colocar o pino e sair feliz. Vc vai ter que treinar, e de forma diferente de um jogador com 2 borrachas lisas.

Sobre reversão e etc depende muito do pino aí tem que dar uma pesquisada pq é muita coisa pra falr, mas tme no forum é só procurar.

Como uso pino a um bom tempo , quero opinar.

1)Pino não é anti-jogo, 90% de quem fala isso, não sabe jogar contra pino.

  1. O ato de reverter efeito, passar a bola morta, continuar o efeito, depende do golpe.

Se o outro cara, cavou uma bola, e eu cavo de pino, a tendência é que a bola vá morta. Se eu cavar forçando com o pulso, a bola pode sair um pouco pesada.

Se o cara deu topspin, e eu cortei o efeito (dei kato), a bola tende a voltar por baixo, mas dá pra fazer uns katos mortos, quase sem efeitos, em que o kato volta pra mesa baixo e a bola quase sem rotação.

O pino sem esponja, inverte muito, geralmente são os mutretas.

Os katos atuais, usam pino com esponja, pq é mais fácil de controlar, e pra quem atua média-longa distância da mesa, precisa de uma esponja pra que a bola bata e dispare um pouco. O pino com esponja não permite que a bola dispare da raquete e passe da rede, já a esponja facilita.

Eu acredito que pino com esponja (quanto maior melhor) é mais fácil pra dar uma variação no kato. Dá pra forçar bastante no impacto e a bola sair bem pesada, ou só colocar e cortar o efeito, pra ela ir morta.

Kato que é kato, tem que mexer bastante, pq o cara afasta da mesa pra dar kato, e quando pega alguém que sabe jogar contra ele, o cara bota bola curta, aí vem o kato correndo pra dentro da mesa. Além da movimentação ser lateral, tem que entrar e sair da mesa. Já os que usam duas borrachas lisas, costumam atuar mais próximos da mesa, tem uma área de movimentação menor, mas a dificuldade de se jogar perto da mesa é enorme, e o treino exigido é muito chato.

Usar pino não é anti-jogo. Mas que jogar com pineiro é um saco não se discute :?

Eu adoro jogar contra pino…

Pino geralmente tem dificuldade contra saque longo e morto, aí vc já sabe como começar 90% dos pontos.

Quando o pineiro estiver próximo a mesa, faça drives com muito spin. Quando o cara afastar, drive sem giro, quase morto. Isso não é regra geral, mas quase sempre dá certo. Aí basta vc combinar um “arsenal” de saque morto ou muito por baixo, pra confundir o cara, e ficar atento pras variações, porque geralmente quem usa pino é mutreta ao extremo, e tem umas variações que nem o próprio cara conhece. O ideal é dar spin em tudo , devagar, pq aí a bola não bate na rede nem vai pra fora. Mas qd der, pode até chapar, neutraliza o efeito que o cara colocou. Depois q encontrar o tempo certinho pra neutralizar, tá feito, não vai errar mais. Lembrando que nessas horas, a mesa influencia muito.

Suas dicas são boas, a do saque corrido eu já até uso normalmente. Mas o foda é quando o cara joga a bola no shoto, pra mim que sou caneteiro o jeito é sair de drive ou colocar a bola com muito cuidado pra não levantar muito ou jogar na rede. Quando os drives não saem naturalmente… ferrou.

essas dicas sao p quem usa pino longo neh, e p quem usa baixo!?

Pro pino de ataque eu acho mais difícil. Não tenho como dar muita dica , mas quando eu pego alguém que usa pino curto(baixo, de ataque), eu costumo sacar curto, pra dar spin na próxima bola em cima do pino.
A maior parte das pessoas que usam pino comem efeito no pino, mas não é regra. Quando o cara sabe usar bem o pino curto, dá muito trabalho, pois pode dar muito giro ou drive morto com movimentos muito parecidos. Eu particularmente não gosto de jogar contra pino de ataque. Só contra pino longo.

Se vier no seu back, ou deixa a bola andar e cava.
Ou pega no pré-pico e cava tb, a bola nao vai ter “entortado”. O ideal é vc jogar sempre com alguém, pra acostumar.

Eu gosto de jogar contra pineiros. Prefiro jogar com kateiros que jogam longe com pino ou anti-spin, acho divertido. Contra os pineiros atacantes tipo Liu Guoliang eu tenho dificuldades, mas ainda assim gosto. É chato calibrar o shoto pras variações com bolas muito moratas daí tem que abrir quase tudo de fore pra ter segurança mas o tempo de reação do pineiro atacante é bem menor por ele jogar em cima da mesa daí acabo sofrendo.

Hei galera !!

Sou pineiro… e posso afirmar que já ganhei de muito cara que joga MUITO mais do que eu só sacaneando c/ o pino.
Falando por mim, gosto muito qdo pego adversários que jogam usando muito efeito pra baixo, pois aí dá pra enganar mais, se vc souber usar o pino, o adversário dificilmente vai saber se a bola volta morta ou c/ efeito pra baixo.
Minha maior dificuldade é c/ saque lateral, antes comia uns 80%, agora melhorou, está na faixa dos 79%…kkkk
Já tentei jogar c/ lisa, mas desisti, acho que jogar c/ pino me dá muito mais opções táticas pra jogar. Na prática dá pra jogar dois sets inteiros sem repetir o saque…

[size=4]O uso do pino limita, não amplia, as opções de jogo.

Qualquer borracha lisa permite variações maiores, o que contece é o desconforto psicológico de enfrentar o diferente, assim como um estranhamento real do tempo de bola e trajetórias.

Quando o pino(seja curto ou longo) é usado de forma correta, dificulta em muito o tempo de bola do adversário pois provoca bolas muito diferentes das que estamos acostumados, levando ao erro.

É parecido com jogar com iniciantes(aqueles que não tem uma pegada definida), cada movimento vem de uma forma, com trajetória e tempo, ora definido, ora inconstante.

Os erros iniciais vão diminuindo conforme a segurança de execução.

A atitude de jogo, sendo a parte psicológica direcionada para suplantar ao invés de cobrar os erros internamente(ESTE TIPO DE JOGO E EU ERRANDO!)

O difícil é saber jogar com alguém que as vezes também não sabe o que está fazendo, a forma que está atuando na bola.

É preciso jogar com um pouco mais de atenção, para responder a bolas inesperadas, curtas e longas.

Descobrir rapidamente a deficiência para armar estratégias e administrar as bolas certas para finalizar.

A prática para adaptar ao tempo, e não perder o foco quando vencer os set´s iniciais, deve ser buscada em partidas e treinos.

Quem sabe com a proibição da speed glue não haverá retorno aos pinos, já que a prática de large ball (44mm) é feita com pinos de base larga e elásticos e com esponjas muito macias.

O TM ficará mais lento e menos espetacular, exigindo maior técnica e trabalho físico, sendo o último um diferencial para performance (alto nível).[/size]

na real to me intrometendo no topico, nao vou bem responder a pergunta do colega que abriu o topico, é só pra aproveitar a discuçao(se o mola nao me chingar ja to no lucro, hehehe, brincadeira parceiro)…Bom pessoal, minha experiencia no tenis de mesa é limitada, com pinos entao nem se fala…nao sou contra nem a favor(se a ITTF diz que pode é porque pode), só tem uma coisa que me incomoda nessa historia de pinos, é o tal “efeito de surpresa”!!! se nem o cara que ta batendo na bola sabe direito pra onde ela vai, se com o mesmo movimento, exatamente o mesmo, podemos ter bolas diferentes, a impressao que da é que em certos momentos fica quase uma questao de sorte. Claro que sempre tem o diferencial de quem sabe usar bem o pino e coisa e tal, mas mesmo assim, acho meio complicado, nao gosto muito nao…mas ta aí, é só usar…

Bom, num vou te xingar hauehau, mas tem pontos que não concordo. Realmente tem um pouco desse efeito surpresa, mas ele acontece basicamente porque o adversário do pineiro não está acostumado. Os pinos realmente imprevisíveis já foram banidos tem um tempo, eles podem ser considerados anti-jogo na minha opinião e são bem o que vc descreveu.

Os pinos atuais complicam bastante a vida de muita gente, mas pode ver que isso acontece geralmente com o pessoal que não costuma jogar contra esse tipo de borracha. Aí o pineiro começa a gahar uns jogos que não ganha normalmente, mas em pouco tmepo ele chega num nivel que só ter o pino não é “diferente” o suficiente pra ganhar, aí ele precisa de treino. Botar pino só melhora automaticamente enquanto o nivel é bem baixo, quando os oponentes adquirem maior ocnsistencia de jogo essa vantagem some.

Um caso interessante pra se citar é o da federação canadense. Essa ano ou ano passado, não me recordo muito bem, eles criaram uma regra que jogadores menores que uma certa idade(10 ou 12 anos, tb não lembro desculpem) não poderiam usar pinos ou borrachas de anti-spin. A medida tinha como objetivo incentivar o desenvolvimento dos jogadores nos fundamentos antes de se partir para algo mais especifico, mas a opinião geral que li de atletas de lá foi de discórdia. Realmente a media geral em fundamentos deve aumentar, mas no dia que um jogador forte do país pegar um pineiro chinês de algum lugar ele tá perdido. Seu jogo pode ser maduro e consistente, mas ele enfrentaria algo totalmente novo num nivel bem alto logo de cara.

Acredito que pinos assim devem ser permitidos sim. O proprio sistema pode dar algumas pequenas vitórias para os “mutreteiros”, mas estes jogadores não chegarão ao alto nivel, servirão como treino e intercâmbio para os realmente bons jogadores.

Bom, num vou te xingar hauehau, mas tem pontos que não concordo. Realmente tem um pouco desse efeito surpresa, mas ele acontece basicamente porque o adversário do pineiro não está acostumado. Os pinos realmente imprevisíveis já foram banidos tem um tempo, eles podem ser considerados anti-jogo na minha opinião e são bem o que vc descreveu.

Os pinos atuais complicam bastante a vida de muita gente, mas pode ver que isso acontece geralmente com o pessoal que não costuma jogar contra esse tipo de borracha. Aí o pineiro começa a gahar uns jogos que não ganha normalmente, mas em pouco tmepo ele chega num nivel que só ter o pino não é “diferente” o suficiente pra ganhar, aí ele precisa de treino. Botar pino só melhora automaticamente enquanto o nivel é bem baixo, quando os oponentes adquirem maior ocnsistencia de jogo essa vantagem some.

Um caso interessante pra se citar é o da federação canadense. Essa ano ou ano passado, não me recordo muito bem, eles criaram uma regra que jogadores menores que uma certa idade(10 ou 12 anos, tb não lembro desculpem) não poderiam usar pinos ou borrachas de anti-spin. A medida tinha como objetivo incentivar o desenvolvimento dos jogadores nos fundamentos antes de se partir para algo mais especifico, mas a opinião geral que li de atletas de lá foi de discórdia. Realmente a media geral em fundamentos deve aumentar, mas no dia que um jogador forte do país pegar um pineiro chinês de algum lugar ele tá perdido. Seu jogo pode ser maduro e consistente, mas ele enfrentaria algo totalmente novo num nivel bem alto logo de cara.

Acredito que pinos assim devem ser permitidos sim. O proprio sistema pode dar algumas pequenas vitórias para os “mutreteiros”, mas estes jogadores não chegarão ao alto nivel, servirão como treino e intercâmbio para os realmente bons jogadores.[/quote]

hummmmmmmmmmm, nunca tinha pensado dessa maneira, me abriu os olhos de certa forma…tu tem razao por esse lado, nada como discutir com gente inteligente e com argumentos…essa medida da federaçao canadense, de certa forma, pode nao ajudar a quem chegar num nivel mais alto…mas ao mesmo tempo ficar permitindo ao pessoal ter preguiça de aprender tambem nao é bom…bem complicada essa questao dos pinos pra quem esta começando.