Jogando contra canhotos

Recebi uma solicitação a respeito de dicas sobre como jogar contra canhotos, canetas ou clássicos, sendo eu um jogador classista e destro.

As possibilidades ofensivas estarão ligadas diretamente ao posicionamento do serviço, a colocação da recepção e a atenção no efeito dos golpes.

Um ponto fraco geralmente comentado é a movimentação inferior em relação aos destros (classista é claro, não canetas).

Bolas sobre a superfície de jogo costumam ser atacadas de fore hand e o serviço dificilmente será executado de back hand (clássicos).

Para servir é interessante forçar sobre o back, com bolas rápidas e com o efeito lateral/para baixo (direita para a esquerda), alternando com serviços curtos no centro da mesa.

Obviamente cada jogador terá uma reação ou terá maior facilidade, devemos então pesar cada partida individualmente, usando cada serviço como referencia para o set seguinte.

O nosso posicionamento deve ser frontal ao canhoto, possibilitando angular a raquete aos extremos, bloqueando o efeito oponente quando no back da direita para a esquerda e quando no fore da esquerda para a direita.

Genericamente é isto, se alguém quiser acrescentar, por favor, o faça…

Posso estar enganado, mas geralmente canhoto não gosta de recepção profunda no forehand, saindo da mesa. Quando o canhoto saca bem aberto na direita do destro, e o destro entra na bola angulando bem, na paralela, dificilmente o canhoto vem e rasga. Agora, quando coloco a bola no back de canhoto, se for caneta e ele abrir de forehand, vem no meio da mesa, fica dificil bloquear.

Esse sou eu :lol: Eu chego nestas bolas no forehand mas como faz 1 mês q eu soh vou no clube uma vez por semana e pra jogar ainda estou muito lento e não tenho chegado inteiro nas bolas. E tem o agravante q antes dessa pausa eu estava tentando jogar mais deslocado pro backside pra cobrir 100% da mesa com forehand daew ficou mto ruim, vou ter q voltar pra posição antiga até o fim do ano pelo menos qndo acho q vou poder voltar a treinar bem.

Outra coisa q atrapalha(mas aqui é reciproco) é que como os dois jogadores estão um de frente pro outro as vezes no saque a bola é lançada atras do ombro oq atrapalha muito. Eu como tenho q aguentar tudo isso ja arrumo meu saque pra isto não acontecer mas os outros não.

Pra ajudar um pouco um truque não muito honesto… Geralmente o espaço em campeonatos não é ideal para um canhoto fazendo com que na hora q ele abre pivo ele quase atropele o jogador da mesa ao lado. Classistas normalmente percebem isso e atacam de backhand, mas eu como caneteiro meio doido faço pivo em tudo daew num da certo, ainda mais tentado jogar fora da mesa.

Favor esquecerem tudo isto quando jogarem comigo

:stuck_out_tongue:

Estava demorando pra alguém começar a pegar no pé dos canhotos, hehehe.
Como bom canhoto, concordo com o Mola_Samas, é desagradável receber saques corridos no forehand, por um motivo bem simples pra mim: tenho que definir já com um ataque de segunda bola, pois como o deslocamento é muito grande, as chances de voltar para posição ideal na mesa é praticamente zero.
Saques curtos no back não vejo grandes problemas, acho mais complicado ataques de drive com efeito lateral de forehand, pois tenho que neutralizar o efeito, e normalmente a bola vem de encontro ao corpo, e costumo passar do ponto de batida e dar “cabo” na bolinha, o que irrita muito.
Da mesma forma gosto de sacar na diagonal aberta forçando o direito a fazer a mesma saída que eu, e preparo pra voltar em seu back, o que quando acontece é matador, sem volta.
No mais, é lembrar que seu back é o fore do adversário e vice-versa, afinal, o que é difícil é difícil pra todo mundo, mesmo que uns sejam melhores que os outros, né? - (Falo de Back e Forehand)

Contra destros tenho o costume de me posicionar mais no canto da mesa, contra canhotos me posiciono mais no centro da mesa, pois no geral saque de canhoto abre muito e sai mais no meio da mesa, sendo assim, posicionando mais ao centro vc consegue entrar de drive, já o serviço, sendo o canhoto caneta, gosto mais de sacar curto cavado por baixo no back, onde eles abrem mais facil e devolvem cavando, ai é só abrir de loop drive, no back mesmo, dificilmente vc toma um ataque de 5 bola agindo dessa maneira.

Variação de saque depende do adversário.

Abraços,

Bob

[quote=“betinhoita”:3oxa3j9s]Estava demorando pra alguém começar a pegar no pé dos canhotos, hehehe.
Como bom canhoto, concordo com o Mola_Samas, é desagradável receber saques corridos no forehand, por um motivo bem simples pra mim: tenho que definir já com um ataque de segunda bola, pois como o deslocamento é muito grande, as chances de voltar para posição ideal na mesa é praticamente zero.
Saques curtos no back não vejo grandes problemas, acho mais complicado ataques de drive com efeito lateral de forehand, pois tenho que neutralizar o efeito, e normalmente a bola vem de encontro ao corpo, e costumo passar do ponto de batida e dar “cabo” na bolinha, o que irrita muito.
Da mesma forma gosto de sacar na diagonal aberta forçando o direito a fazer a mesma saída que eu, e preparo pra voltar em seu back, o que quando acontece é matador, sem volta.
No mais, é lembrar que seu back é o fore do adversário e vice-versa, afinal, o que é difícil é difícil pra todo mundo, mesmo que uns sejam melhores que os outros, né? - (Falo de Back e Forehand)[/quote]

Tem um cara do meu clube q faz isso em 90% das bolas dele. Olhando o cara jogar vc diz q ele é MUITO torto, mas ele tem resultados razoaveis(e bem melhores q os meus¬¬). Como ele soh faz isso acho muito chato jogar contra ele caso não esteja num dia bom. Num dia normal meu, na epoca em que estava treinando ganho tranquilo, mas é só estar um pouco ruim q ja perco facil.

90% soh?? auhauhau
ele faz isso em 110% das bolas no fore dele
e pra canhoto isso eh mto chato…ataca tdo no back
dificil de controlar essas bolas quase impossivel de ataca
a soluçao eh colocar no shoto pra ele nao usar esse lateral
dai fica facil hehehe

Caríssimo Sadamo, acho que entendeu de forma inversa nossa colocação.
É ruim pra nós conhotos quando tentamos sacar curto na direita(forehand) de um direito e ele pega dando um drive com efeito lateral na diagonal comprida, forçando nossa saída de choto, mas como o efeito é o inverso costumo perder o tempo da bola, e ela passa. Quando estamos em forma, como colocou o Mola_Samas, aí fica fácil, e o ponto é quase que 100% das vezes nosso, pois não dá tempo pro direito voltar, seja clássico ou caneta.

[quote=“betinhoita”:1xyijdjg]Caríssimo Sadamo, acho que entendeu de forma inversa nossa colocação.
É ruim pra nós conhotos quando tentamos sacar curto na direita(forehand) de um direito e ele pega dando um drive com efeito lateral na diagonal comprida, forçando nossa saída de choto, mas como o efeito é o inverso costumo perder o tempo da bola, e ela passa. Quando estamos em forma, como colocou o Mola_Samas, aí fica fácil, e o ponto é quase que 100% das vezes nosso, pois não dá tempo pro direito voltar, seja clássico ou caneta.[/quote]

Na verdade acho q o Sadamo sabe bem do que estamos falando, ele treina comigo e também é canhoto. Na verdade devemos estar falando de jogadas inversas acho. Vou explicar de novo oq tinha dito e depois me diga se é a mesma dificuldade q vc tem ok?

Este jogador q comentei é um caneteiro destro e que uns 110% msm :lol: das bolas no fore são batiadas com muito efeito lateral. Essa bola vem normalmente no meio ou no meu backside, mas como jogo bem fora da mesa rebato de forehand msm. O problema é que a bola vem pra cima do corpo e fica mais curta devido à curva q faz.

É isso q vc falou ou é outra coisa?

é isso mesmo Mola, tá certo. a única diferença entre nós então é que eu jogo mais em cima da mesa, e neste tipo de bola uso bloqueio rápido de Shoto, e alguns caras aqui da minha região (graças a Deus poucos, hehehe) Batem esta bola muito rápida e com efeito no backside, dificultando muito, mas a bola é a mesma…
abraços