Jogadores vegetarianos.

Algum jogador top é vegetariano? ::bebida::

Acho que não há nenhum… A propósito, me ocorreu que seria uma boa idéia colocar uma seção para nutrição esportiva e tal ::bebida:: ::malhando:: , pra gente trocar idéias sobre boa alimentação para o tênis de mesa e também saber o que os atletas tops comem etc, o que vocês acham???

o ssunto realmente eh bom, mas acho q uma sessão sobre ele ficaria deserta, pois ninguem eh mto entendedor do assunto. Ela seria mais feita de puro achismo. Talvez pudessemos conseguir informações e montar um tópico q ficaria fixo com conselhos sobree nutrição, mas não mais q isso na minha opinião.

flw

Poxa, concordo que talvez ficasse vazio no começo, mas acho que em parte isso seria devido a nossa própria falta de interesse no assunto, porque, descontando os profissionais, os mesatenistas não cuidam muito da alimentação e do corpo como, por exemplo, os corredores e ciclistas amadores ::futebol:: Então seria um bom começo ter um espaço para aprender como melhorar nosso desempenho no jogo através da alimentação, alongamentos etc e ter mais saúde em geral ::duelo::

Pessoal, vou ver se consigo colocar a minha esposa pra dar dicas. Ela Farmacêutica Bioquímica com especialização na área de Alimentos e Nutrição e talvez possa ajudar.

Só que ela nunca trabalhou com esporte, mas sempre teve vontade!!!

Vou ver depois retorno.

té!

Duvido…
Um atleta tem necessidades de nutrientes que uma dieta vegetariana não pode suprir.
Leiam o artigo abaixo, retirado do excelente site “Webrun”, especializado em corridas de rua.

[i]"Importância da nutrição para a performance
por Dra. Tatyana Dall Agnol

Quando se fala em nutrição, é necessário lembrar que esta corresponde aos processos de ingestão e transformação dos alimentos em nutrientes que serão utilizados para manutenção de várias funções do organismo. Os nutrientes envolvidos podem ser usados para o fornecimento de energia (carboidratos), construção e reparo de tecidos (proteínas, lipídeos e minerais), construção e manutenção do sistema esquelético (proteínas, cálcio e fósforo) e, ainda, regular a fisiologia do corpo (vitaminas, minerais, proteínas e água).

A nutrição vem se tornando cada vez mais alvo de atenção por parte de atletas e esportivas, já que pode maximizar a saúde e o bem estar do indivíduo, bem como, otimizar o desempenho atlético.

Uma alimentação equilibrada pode reduzir a fadiga, o que permite que o atleta treine por um maior número de horas ou que se recupere mais rapidamente entre seções de exercícios. Possivelmente, a nutrição pode reduzir lesões ou auxiliar na reparação ds mesmas e reduzir as chances de enfermidades e carências nutricionais, influenciando, assim, de maneira satisfatória, para uma situação do treino. Além disso, os depósitos de energia podem ser otimizados com uma nutrição adequada.

Diante das constatações descritas, torna-se importante ressaltar que para uma alimentação balanceada recomenda-se um cardápio diário diversificado, incluindo alimentos de todos os Grupos Alimentares em quantidades adequadas. É de fundamental importância lembrar que a quantidade diária que cada atleta necessita varia de acordo com o sexo, idade, peso corporal, modalidade esportiva praticada, intensidade etc.

Para você planejar corretamente um cardápio balanceado, oriente-se pela “Pirâmide da Alimentação”. Cada andar corresponde a um dos Grupos Alimentares e a cada refeição sua alimentação deverá conter itens de cada um deles, de acordo com a quantidade de porções recomendadas por seu Nutricionista.

Grupos Alimentares:

  1. Energéticos (base da pirâmide): correspondem aos carboidratos e fornecem energia.
  2. Reguladores: correspondem às verduras, legumes e frutas. São fontes de vitaminas, minerais e fibras.
  3. Construtores: composto pelas carnes, aves, peixes, ovos, feijão (fornecem proteínas, ferro, zinco), leite e derivados (fornecem proteínas e cálcio).
  4. Energéticos extra: incluem gorduras e açúcares, fornecem dose extra de energia para o organismo (devem ser utilizados com moderação)."
    Webrun.
    [/i]

Uma dieta vegetariana é totalmente compatível com qualquer atividade física, inclusive esporte de alto rendimento.

É um mito muito disseminado a idéia de que a dieta vegetariana não fornece todos os nutrientes necessários. Ela é SIM completa e um atleta poderia utilizá-la sem medo de perder rendimento.

Se não existe algum atleta top no tenis de mesa que seja vegetariano é simplismente porque existem poucos representantes na população normal e consequentemente na população de atletas.

Sou biólogo, sou vegetariano e sou praticante de esportes (amador, é claro) e não fico devendo nada para meus colegas onívoros.

É isso aí,

Wellington

Concordo contigo, Wellington, basta lembrar que, dentre muitos outros atletas de alto nível, o várias vezes campeão olímpico Carl Lewis é vegetariano… Os sites de corrida de rua estão abarrotados com excelentes artigos e foruns sobre nutrição, mas eu queria mesmo saber sobre alimentação para o tênis de mesa!! Alongamentos também não seria nada mau ::pulando::

Alias, dentro de “técnicas e treinamento” poderia ter um uma seção para nutrição e exercícios, pra gente discutir alimentação, exercícios físicos, alongamentos etc ::bebida:: ::malhando:: ::pulando:: O que vocês acham???

Legal, Wellington.
Eu não sabia.
Na verdade, não como muita carne, e odeio churrasco.
Meu pecado são os doces.
Voce, como especialista, bem que podia passar umas dicas de alimentação vegetariana.

Abraços.

Com certeza o Walner e o Ma Lin nunca seguiram esta dieta, pois possuem uma considerável barriguinha.

Humm… ser vegetariano não emagrece, mas não se engane, o Waldner que venceu o mundial de 97 sem perder um único set era um atleta em excelente forma física.

Dicas sobre alimentação para atletas:

      Sempre que treinar ou jogar em locais com temperatura elevada, procure dobrar suas atenções com a água. Beba mais liquido do que o costume, pois estar bem hidratado melhora o desempenho do organismo.

      Programe-se para não ficar por períodos longos sem alimentar-se. Ingerir grandes quantidades de alimentos sem mastigar adequadamente compromete a digestão e a satisfação real do corpo.

      Entre as principais refeições do dia procure consumir frutas, biscoitos sem recheio, torradinhas, barras de cereais, água de coco e água mineral. Estes são alimentos saudáveis que aumentam a quantidade de energia de rápida utilização.

  Evite o consumo de balas, chicletes, doces, chocolates, salgadinhos e demais alimentos que mascaram sua fome e não ajudam nos resultados da competição.

    Procure não comer em grande quantidade quando o intervalo de digestão for menor que duas horas. Mastigue bem os alimentos, evitando ingerir líquidos e prestando atenção à sensação de saciedade.

    Alimentos fora do cardápio costumeiro podem causar dificuldade na digestão. Consuma com cautela e em porções menores ate acostumar-se.

    Nunca deixe de lavar as mãos antes de comer, a higiene pessoal também esta relacionada com a manutenção de sua saúde.

Nutricionista Regina Valeria RM, Especialista em Fisiologia do Exercício.
Brasília – DF Tel: (61) 2447280 ou 4436276 Nutricional RV

Parabéns Hinoki, sempre com post agradaveis que contribuem em muito para nossa informação e técnica, parabéns tb ao Latour que iniciou este tópico, a alimentação saudavel e bem orientada corresponde no minimo em 70% no rendimento de um atleta de TM.

Abraços,

Bob

É isso ai pessoal.nossa seria altos bom se tivesse uma seçã de alongamento e nutrição. ::malhando:: ::bebida:: ::duelo::

Infelizmente a idéia não vingou ::bey::

Olá, referente ao tópico, eu, particularmente, não como carne vermelha e meu consumo por carne branca é baixíssimo.

Até hj isso não tem atrapalhado em nada meu desenvolvimento e não sinto nenhuma diferença nos treinamentos em relação aos que comem, faço todos os treinos, até msm os treinos físicos mais puxados, assim como todos os outros.

Seria muito interessante que essa seção de nutrição fosse adiante…

O que faço é comer bastante frutas e beber bastante água, principalmente nos dias de muito calor, e também comer regularmente (trabalhar bem os horários).

Abraços

O Kim taek soo nao era, afinal pra ter aquela movimentaçao, acho q só muita proteina pra fazer aquele “touro” se mexer.
Se for pensar na barriga, ma lin, wang tao, waldner, karakasevic, nenhum eh vegetariano

[quote=“j0rnal1sta”:371x56he]O Kim taek soo nao era, afinal pra ter aquela movimentaçao, acho q só muita proteina pra fazer aquele “touro” se mexer.
Se for pensar na barriga, ma lin, wang tao, waldner, karakasevic, nenhum eh vegetariano[/quote]

Taí um exemplo de desinformação.

  1. A principal fonte de energia para a atividade física provém dos carboidratos, e não das proteínas.

  2. Existem muitas outras fontes de proteína além das carnes: amendôa, amendoim, nozes, leite, ovos, feijões, soja, ervilhas, lentilhas, grão de bico etc.

  3. Uma coisa é concurso de beleza, outra coisa é nutrição esportiva.