Joelho direito bichado. Qual melhor estilo e equi?

Pessoal, sei que essa pergunta é esquisita.

Joguei bastante tênis de mesa no passado e estou com saudades, mas rompi o ligamento do joelho direito 4 anos atrás jogando futebol.

Não vou operar. Consigo andar e correr normalmente. Mas tenho problemas com movimentos de muito impacto.

Sei que o estilo e equipamentos mudam de pessoa para pessoa, mas existe algum tipo de raquete e borracha e estilo (proximidade com a mesa) mais adequada para quem não quer forçar muito o joelho?

Muito abrigado!

José, boa tarde!
Sei como é chato isso hahaha, tem um atleta da suécia" Fabian Akerstrom ", que tem um estilo diferente… Ele joga um defensivo com allround, usando pino no back para bloquer bolas com muito spin sem sair da mesa. Acho que esse estilo é uma possível solução para seu problema.
Obs: Segue vídeo ( é o rapaz de óculos, todo de preto)
https://www.youtube.com/watch?v=9hq0atvT5Lk
Espero ter ajudado, Abraços e bons treinos!

Esquisita? Eu achei sua pergunta até mesmo muito oportuna!

Por sorte e cuidados pessoais, eu ainda não tenho nenhum tipo de lesão, mas conheço muitos colegas (de todas as idades) que sofrem de problemas similares ao seu, e alguns deles até já se viram obrigados a abandonar o esporte (ou geraram a si mesmos danos que terminam por reduzir sua qualidade de vida) depois de um tempo, justamente porque não encontram tal resposta.

Acontece que, na minha opinião frente aos casos que eu já vi, é que aparentemente não existe de fato fórmula para lidar com isso. Além da gravidade da sua lesão e de uma série de características pessoais que podem levar a se lesionar ainda mais, existe uma série de detalhes muitas vezes imperceptíveis que podem levar ao sucesso ou não desse intento. Mas bem, como de medicina eu não sei nada, vou ficar no tênis de mesa onde eu sei o dobro disso hahahahahahahahahah.

Mais uma vez, vou me basear no que vejo por aí na prática. Se eu entendi bem a descrição do seu estado, desde que moderadamente, vc ainda consegue realizar sem danos algum tipo de esforço. Sendo assim, vc pode concentrar seu jogo nas habilidades passivas, ou seja, dar mais foco ao bloqueio e procurando causar o erro do adversário. Isto não significa que vc nunca mais vá atacar, apenas direcionar seu esforço para fazer com que o adversário cometa erros, atacando apenas quando tiver uma boa chance para finalizar o ponto. E pode até parecer fácil, mas definitivamente não é. Quem joga neste estilo precisa sempre estar taticamente um passo à frente do seu adversário, já que o mesmo possui a vantagem da ofensividade. Em outras palavras, além de vc obviamente ter por obrigação técnicas de bloqueio muito eficientes, vc precisará ser mais inteligente que o adversário. Outro desafio, devido justamente às demandas técnicas defensivas, é a necessidade do desenvolvimento do posicionamento na mesa, coisa que tb parece fácil, mas é muito difícil, pois trata-se de hábitos que precisam ser criados para facilitar o seu jogo, e bons hábitos técnicos não são coisas fáceis de desenvolver em iniciados (eu que o diga, pois sou um destes). E se isto não funcionar, uma alternativa comum (principalmente na faixa etária de jogadores acima dos 40 anos) é o uso do pino longo para mudar a dinâmica do jogo, estilo neste em que talvez algum outro colega possa te ajudar mais que eu, pois de fato não tenho muito conhecimento prático. De qualquer forma, independentemente da escolha que vc faça, vc precisará jogar mais próximo da mesa, para realizar menos deslocamento (aquele rápido e brusco, ótimo para acabar com os seus joelhos hahahahahaha) ao cobrí-la.

Enfim, mais importante que tudo isso é vc tomar muito cuidado e manter diálogo com o seu médico sobre o caso. Só ele pode dizer o quanto vc está realmente sendo bem-sucedido. E claro, é necessário segurar a vontade e moderar na intensidade. Pior que não poder jogar do jeito que vc quer é não poder jogar mais ou, ainda pior, sofrer consequências disso no seu dia a dia.

Abraços!!!

Vou na mesma onda:
Pino no back
Me parece que o pino é a melhor solução pra quem quer ficar próximo da mesa por limitação funcional.

Dá uma olhada no link abaixo:
www.youtube.com/bombeirovix
Procure pelos vídeos que tem o nome do ELSON
É um senhor de 62 anos, que joga com sriver FX no FH e pino curto 0X no BH
Ele fala que no meio da mesa todas as bolas são dele. E ele coloca a bola aonde quer.
Se o adversário quiser ganhar o ponto, tem que colocar no cantinho da mesa.
E onde eu treino só uma pessoa ganha dele, que por sinal é o melhor do ES atualmente (Gabriel).

josemgranado,

outra opção,

se você for classineta: pino curto no forehand, recomendo o challenger attack da Butterfly (1.9). È um pino que dá muito controle e um efeito razoável (alto para um pino curto!), não é um pino rápido, mas para a sua intenção eu acho mais adequado um pino mais lento. No backhand uma borracha lisa com grande efeito e bom controle, recomendo a Xiom Musa ou Yasaka Mark V. Uma DHS PG7 seria perfeita. Chinese real da Butterfly também é boa, mas é mais ofensiva, assim como a XIOM extreme S…

Se você for classista: Borracha lisa no forehand (Xiom Musa ou Yasaka Mark V) e pino curto no backhand (challenger attack 1.9). Raquete: DHS PG7, Xiom extreme S, Waldner Senso Carbon…

Para quem quer jogar mais próximo à mesa com pouca movimentação acho o pino curto mais adequado e mais fácil de ser utilizado, mais versátil, você pode defender e atacar com facilidade. Para atacar com pino longo você deve ter um nível técnico mais elevado. Já utilizei pino curto tanto no fore de classineta quanto no back do classista, com este pino (challenger attack) você aprende a jogar com facilidade.

Abraço.