[quote=“Diogo Jorqueira” post=105937]Eu acredito que no 2:54 houve uma obstrução de serviço pelo Calderano (escondendo a bola com o corpo). Porém, vi apenas pausando o vídeo e indo frame a frame. Obviamente, ao olho humano chega a ser audácia demais nossa visualizar isso a velocidade normal. Além do mais, muitos tops usam serviços bem semelhantes e não vejo punição parecida, por exemplo Xu Xin e Wang Liquin (este último aposentado). Na maioria das vezes, eles esperam até o último instante pra interceptar a bola no saque, então este “erro” de obstrução do corpo pode acontecer por parte do jogador. Novamente, não que ele faça isso para o adversário não ver a bola e sim por uma mecânica corporal própria de saque.
E a respeito de Calderano, tirar um set de Xu Xin (que por sinal só não está jogando melhor que Ma Long) já é uma grande vitória, e não esqueçamos que Hugo estava desgastado fisicamente, vindo do jogo da final, o que prova que ele soube enfrentar muito bem as adversidades de uma competição em alto nível. Fora o título sub-21 que ele venceu merecidamente. Tomara que dentro de alguns anos vejamos Hugo no Top 10 do mundo, torço muito pra isso.[/quote]
Tem um jogador da França, um tal de Tristan, que é “especialista” em tirar o braço, só depois do contato da bola com a raquete, ele é muito rapido, mas isso realmente atrapalha a visao de quem recebe.
Eu me lembro que na epoca em que essa regra foi criada, a ITTF queria que o sacador retirasse o braco que lança a bola, logo apos o levantamento da bola [tinha até um video demonstrando isso], só que depois de um tempo, o pessoal [da arbitragem] passou a aceitar que o sacador só retirasse o braço, apos a descida da bola e tem gente que “segura o braço o maximo possivel” na frente da bola [no caso do Wang Liqin, ele usava a lateral do corpo para cobrir a visao da bola], , alguns atrapalhando claramente a visao da bola, antes de concluir o movimento do saque.
Tomara que o Hugo, realmente, chegue entre os Top 10, seria muita alegria pra gente, mas para chegar nesse nivel, ele vai ter q começar a ganhar, inclusive Pro-Tour, alem de ter q ganhar de jogadores mais fortes lá no Campeonato Alemão e claro em Mundiais, a cada 2 anos, já que vencer a turma aqui da America Latina, nao vai fazer ele elevar a pontuação dele a nivel mundial para chegar entre os Top 10.