ITTF World Tour Kuwait Open

Bem que estava para criar um tópico a respeito do Aberto do Kuwait ou Kuwait Open (melhor, heim!). E principalmente pelos jogos que o Hugo Calderano iria fazer e está fazendo (no principal e na categoria de 21 anos. Mas, vamos ao que realmente interessa:

Neste sábado - 19/03/2016 o seu oponente será um Chines: Xu Xin (q depois do Ma Lon é um dos meus favoritos). O confronto está marcado para às 13:45 horas, como a diferença do Brasil é de +6 horas, será às 7:45 (?) hrs.
Fonte: http://www.ittf.com/competitions/test/matches_per_round1.asp?competition_ID=2637&rnd=16&s_Event_Type=MS

Já na categoria de 21 anos, o Calderano (12º) joga a Final contra HO Kwan Kit (9º) de Hong Kong. O confronto também será no sábado às 4 horas (por favor, confirmem esse horário).
Fonte: http://www.ittf.com/competitions/test/matches_per_round1.asp?competition_ID=2637&rnd=2&s_Event_Type=MS_U21

Todos na torcida pelo Calderano.

Fora Lula, Dilma, PT, PMDB, PSDB,… (po…, não sobrou ninguem!)

Obrigado pela informação AugustoSC, nem sabia que estava tendo Kuwait Open esse ano.

Alguém entendeu o que os árbitros estavam marcando nos lances desse jogo?

Aberto do Kuwait: Hugo Calderano (BRA) x Salem Al-Hasan (KUW):
https://www.facebook.com/temp.mesatenista.net/videos/vb.114357785319461/976395612449003/?type=2&theater
(em 2:54 e em mais dois outros pontos)

Por enquanto minha hipótese é “paralaxe” do(s) árbitro(s).

[i]PS.: Paralaxe é a aparente mudança na posição de um objeto observado causada por uma mudança na posição do observador.

Como exemplo, segure sua mão em frente a você, a distância de um braço, e observe um objeto no outro lado da sala, atrás de sua mão. Agora, incline sua cabeça para seu ombro direito e sua mão aparecerá no lado esquerdo do objeto distante. Incline sua cabeça para seu ombro esquerdo e sua mão aparecerá no lado direito do objeto distante.

(https://docs.kde.org/trunk5/pt_BR/kdeedu/kstars/ai-parallax.html)[/i]

Categoria 21 anos:

Hugo Calderano 3 x 1 HO Kwan Kit HKG
3x11, 11x9, 11x08, 11x09

Hugo Calderano campeão.

Hugo
Calderano está jogando agora com Xu Xin.
Ele perdeu o primeiro set e ganhou o segundo! 1 x 1

Caramba!
Terceiro set: 11 x 1 para Xu Xin (isso porque no 10 x 0 o chines ërrou" a recepção de proposito)…

Infelizmente, não foi dessa vez.

Xu Xin 4x1 Calderano

8x11,11x9,9x11,1x11 (Calderano errou d+s),6x11

Agora me bateu um baaaaaaaita flashback dos meus tempos de SENAI, quando se fazia barbaridades devido a paralaxe dos instrumentos de medição hahahhahahahahah.

Eu concordo em parte com vc, pois isso pode sim acontecer. E como o lance todo é bem rápido, honestamente não consigo avaliar se está certo ou não, embora à primeira vista aqueles serviços pareçam ser legais.

Mas particularmente, tanto pela TV quanto ao vivo, já vi vários serviços do Hugo que eu julguei irregulares por golpear obstruído pelo corpo. O mesmo vale para MUITOS outros atletas, mas não é tão comum que sejam punidos, nem mesmo o Hugo (não me lembro de tê-lo visto sendo punido em outras oportunidades). E que fique claro, não que o serviço tenha o fim de ser escondido (o que caracterizaria uma “má conduta desportiva”, de certa forma), mas sim que seja um costume por possivelmente ser o ponto onde se sinta mais confortável para golpear a bola, o que tb acontece com inúmeros outros jogadores.

Enfim, embora eu ainda não tenha assistido os jogos, mais um título importante para o Brasil, além de mais um confronto relevante para o processo de maturação entre os maiores do mundo. Parabéns ao trabalho todo realizado.

Abraços!!!

Eu acredito que no 2:54 houve uma obstrução de serviço pelo Calderano (escondendo a bola com o corpo). Porém, vi apenas pausando o vídeo e indo frame a frame. Obviamente, ao olho humano chega a ser audácia demais nossa visualizar isso a velocidade normal. Além do mais, muitos tops usam serviços bem semelhantes e não vejo punição parecida, por exemplo Xu Xin e Wang Liquin (este último aposentado). Na maioria das vezes, eles esperam até o último instante pra interceptar a bola no saque, então este “erro” de obstrução do corpo pode acontecer por parte do jogador. Novamente, não que ele faça isso para o adversário não ver a bola e sim por uma mecânica corporal própria de saque.

E a respeito de Calderano, tirar um set de Xu Xin (que por sinal só não está jogando melhor que Ma Long) já é uma grande vitória, e não esqueçamos que Hugo estava desgastado fisicamente, vindo do jogo da final, o que prova que ele soube enfrentar muito bem as adversidades de uma competição em alto nível. Fora o título sub-21 que ele venceu merecidamente. Tomare que dentro de alguns anos vejamos Hugo no Top 10 do mundo, torço muito pra isso.

Só soube que estava tendo um torneio que o Calderano estava ontem, qdo o Eloy falou em outro topico… :stuck_out_tongue:

[quote=“Diogo Jorqueira” post=105937]Eu acredito que no 2:54 houve uma obstrução de serviço pelo Calderano (escondendo a bola com o corpo). Porém, vi apenas pausando o vídeo e indo frame a frame. Obviamente, ao olho humano chega a ser audácia demais nossa visualizar isso a velocidade normal. Além do mais, muitos tops usam serviços bem semelhantes e não vejo punição parecida, por exemplo Xu Xin e Wang Liquin (este último aposentado). Na maioria das vezes, eles esperam até o último instante pra interceptar a bola no saque, então este “erro” de obstrução do corpo pode acontecer por parte do jogador. Novamente, não que ele faça isso para o adversário não ver a bola e sim por uma mecânica corporal própria de saque.

E a respeito de Calderano, tirar um set de Xu Xin (que por sinal só não está jogando melhor que Ma Long) já é uma grande vitória, e não esqueçamos que Hugo estava desgastado fisicamente, vindo do jogo da final, o que prova que ele soube enfrentar muito bem as adversidades de uma competição em alto nível. Fora o título sub-21 que ele venceu merecidamente. Tomara que dentro de alguns anos vejamos Hugo no Top 10 do mundo, torço muito pra isso.[/quote]

Tem um jogador da França, um tal de Tristan, que é “especialista” em tirar o braço, só depois do contato da bola com a raquete, ele é muito rapido, mas isso realmente atrapalha a visao de quem recebe.

Eu me lembro que na epoca em que essa regra foi criada, a ITTF queria que o sacador retirasse o braco que lança a bola, logo apos o levantamento da bola [tinha até um video demonstrando isso], só que depois de um tempo, o pessoal [da arbitragem] passou a aceitar que o sacador só retirasse o braço, apos a descida da bola e tem gente que “segura o braço o maximo possivel” na frente da bola [no caso do Wang Liqin, ele usava a lateral do corpo para cobrir a visao da bola], , alguns atrapalhando claramente a visao da bola, antes de concluir o movimento do saque.

Tomara que o Hugo, realmente, chegue entre os Top 10, seria muita alegria pra gente, mas para chegar nesse nivel, ele vai ter q começar a ganhar, inclusive Pro-Tour, alem de ter q ganhar de jogadores mais fortes lá no Campeonato Alemão e claro em Mundiais, a cada 2 anos, já que vencer a turma aqui da America Latina, nao vai fazer ele elevar a pontuação dele a nivel mundial para chegar entre os Top 10.

Fiquem ligados que nos dias 23 à 27 deste mês será realizado o ITTF World Tour Qatar Open.

Eu pensei que já tinha visto as maiores amareladas possíveis no tênis de mesa, algumas delas em torneios regionais aqui por São Paulo.
Depois me lembrei de uma do Waldner para o Ma Lin no Grand Finals de 2001, quando Waldner vencia por 10x5 e Ma Lin virou.
E também os 7 match points que Kim Taek Soo teve contra Liu Guozheng, para levar a Coreia à glória, também em 2001…

Mas uma amarelada igual a do Jun Mizutani para o Xu Xin neste Kuwait Open é sem precedentes.
10x4 no último set, o que significa 6 match points! E o que o japonês faz? Segura o braço e começa a jogar com segurança. Sai para o ataque com mão mole, bloqueia igual um iniciante e recebe saques com cavada e ainda bem alto.
O resultado não poderia ser outro: Xu Xin 12x10, fazendo 8 pontos consecutivos.

Outro jogão que teve foi Ovtcharov contra Zhang Jike, jogo muito disputado. Quase que deu pro alemão. Sinceramente, não esperava um jogo tão próximo em termos de Sets como foi esse.

https://www.youtube.com/watch?v=Xgqpgs5pHXQ

E no final Zhang jike campeão 4x1 em cima do Ma Long, quem diria
Apesar do 4x1 achei o jogo bem disputado com o Zhang jike se destacando no 9x9

Sent from my 2014819 using Tapatalk

Zhang Jike realmente mereceu ! :slight_smile:

Sobre o Calderano ele se mostrou bem a altura do Xu Xin em várias jogadas, mas acabou tendo menos consistência nas jogadas, o que acabou prejudicando uma possível vitória. Mas fica meus parabéns, pois fomos bem representados.

[quote=“Nakata” post=105941]
Mas uma amarelada igual a do Jun Mizutani para o Xu Xin neste Kuwait Open é sem precedentes.
10x4 no último set, o que significa 6 match points! E o que o japonês faz? Segura o braço e começa a jogar com segurança. Sai para o ataque com mão mole, bloqueia igual um iniciante e recebe saques com cavada e ainda bem alto.
O resultado não poderia ser outro: Xu Xin 12x10, fazendo 8 pontos consecutivos.[/quote]

Essa foi amarelada mesmo !!! :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

[quote=“Yuri09” post=105944]E no final Zhang jike campeão 4x1 em cima do Ma Long, quem diria
Apesar do 4x1 achei o jogo bem disputado com o Zhang jike se destacando no 9x9

Sent from my 2014819 using Tapatalk[/quote]

Se dissermos apenas placar dos sets [4x1], nao reflete o equilibrio desse jogo, foi muito parelho, foram 3 sets 11-9 e 12-10 para o ZJ !!!

Eu entendi o narrador falar que foi a 1a. derrota do ML no Pro-Tour nos ultimos 2 anos, nao sei se entendi errado. :stuck_out_tongue:

Pessoal, sobre o jogo do Calderano contra o Xu Xin:
Acho que o brasileiro entrou super confiante e empolgado por estar jogando logo apos a conquista do sub-21.
O foco e concentração dele estava a 120%!
Acho que o ápice dele foi no terceiro set quando acabou perdendo de 11 a 9.
a partir deste ponto, a concentração se foi! As jogadas saíam com muita força mas não entravam mais… As sequencias de jogada não tinham sido previamente projetadas e ai… 11 x 1.
Não estou criticando pejorativamente o Hugo, muito pelo contrário! Estou muito empolgado com o Hugo pois é incrível a capacidade de jogo dele! Acho que falta agora conseguir jogar com o nível de concentração e foco (talvez 110 ou 105%) para que conseguir levar até o fim!

O que vocês acham?

Abraços!

Hugo se superou, não há palavra melhor pra definir isso. Em alto nível você jogar dois jogos seguidos sendo um deles uma final não é nada fácil, e depois você pega um Top 5 do mundo. Sinceramente, um 4x0 pro Xu Xin, com sets folgados, não seria arriscado de se imaginar.

Só que como você disse Eloy:

Acho que o brasileiro entrou super confiante e empolgado por estar jogando logo apos a conquista do sub-21. O foco e concentração dele estava a 120%!

Hugo jogou pra frente, e isso me surpreendeu bastante quando vi o jogo. Quantas vezes vemos atletas bons jogando pra trás ou recuados contra chineses? (Mizutani que o diga no 10x4). Lista deles não faltam.

Creio que o 11x1 é totalmente explicável pois à medida que seu desgaste físico aumenta a sua concentração cai também, o que faz com que seu corpo pegue bolinha mais tarde e mais lento, etc. Daí isso pôde ter provocado uma queda brusca de rendimento no brasileiro. Mas é só uma suposição minha.

Honestamente, eu começo a achar “zebra” se ele não estiver no top 20 dentro de 3 anos. Se nós compararmos os jogos dele hoje com os de 2014 ele evoluiu demais, não tem nem comparação.