ITTF e CTTAA

ae pessoal! eu tava no treino e disse ao meu técnico q eu tava querendo comprar a DHS k3002, ele perguntou se essa raquete tinha o símbolo da ITTF para eu poder usá-la em torneios. Eu não sabia mas depois surgiram três dúvidas:

1ª - Somente com a marca da ITTF eu posso usar a raquete em torneios?
2ª - Se sim, pra q serve a marca da CTTAA? ( a k3002 eu sei q tem)
3ª - A 3002 tem marca da ITTF? ele disse pra olhar na borracha

eu sei q as perguntas podem ser idiotas mas eu sou um iniciante, eu só comecei a treinar na semana passada, então eu agradeceria se me ajudassem

abraço!

Olá Daniel;

  1. Sim, em torneios oficiais é necessário que o equipamento seja aprovado pela ITTF. Mas só pelo fato de constar a sigla na borracha/madeira não significa que este seja aprovado, pois existem muitos produtos falsificados. No caso das borrachas existe uma lista no site da ITTF (www.ittf.com), onde estes são considerados aprovados.

  2. A sigla CTTAA (China Table Tennis Association Atletic), salvo engano, é uma entidade chinesa que controla os produtos confeccionado e testado, para se adequar aos padrões de uso da ITTF, entidade máxima. As marcas que as usam (DHS, Friendship,…). No caso dos Produtos Japoneses a sigla é JTTAA (Butterfly, Yasaka, Nittaku…).

  3. Se não me engano ele possui a sigla, mas em consulta a lista de aprovados da ITTF, não consta esta borracha. Portanto não seria possivel a utilização deste em torneios oficiais, salvo o rigor de exigência dos árbitros.

Qualquer dúvida volte a perguntar Ok.

Abraços.

A raquete K3002 da DHS usa duas borrachas 6512 que são aprovadas sim. Portanto podem ser usadas em torneios internacionais.

O simbolo da ITTF informa se o produto pode ser usado em torneios internacionais. A Confederação e Federações locais podem permitir que materiais sem o simbolo ittf sejam utilizados em seus campeonatos.

Existem materiais não aprovados pela ITTF que são utilizados em campeonatos japoneses, alemães e inclusive chineses. Porém em torneios internacionais, estes são proibidos.

Aqui no Brasil em campeonatos estaduais e Copas Brasil, é exigido o simbolo da ITTF. Porém a regra é relaxada para iniciantes, levando em consideração o desconhecimento destes.