Concordo com o DOC. :!: que este é um equipamento que traz ajuda ao treino sim.
É difícil conseguir um grande progresso apenas contando com ajuda seja de robôs ou de return boards, ou olhando vídeos de treinamento, muitas vezes um companheiro de treino com experiência e boa vontade, seja ele técnico ou jogador pode apontar alguns pontos a melhorar nos seus golpes, a destilar melhor o seu estilo de jogo.
Tive um IPong I, que me agradou, tanto que comprei a versão II.
O meu Ipong II me ajudou a decidir permanecer como Jpenholder mesmo contrariando meus colegas de treino que optaram em mudar de estilo e até um amigo meu técnico de uma escola bem conhecida, que sempre apontavam as deficiências do back do estilo, que considero agora suficiente para minhas pretensões de jogo, até surpreendendo muitos dos meus colegas em jogos livres e competiçoes.
Como tudo na vida, tudo depende do que você objetiva de algo.
As limitações que citei são das comparações entre alguns equipamentos mais evoluídos tecnologicamente que este produto, ou seja limitações técnicas, avaliações pessoais e de outros jogadores que possuem este e outros modelos, análises de sites especializados como www.tabletennisdb.com, onde usuários podem expor suas opiniões sobre um determinado produto da base de dados deles.
Mas independentemente do equipamento,do robô, returnboards, da madeira x ou y, da borracha esta ou aquela, como tudo na vida, depende de quanto empenho você deseja depositar no seu objetivo.
Abs e bons jogos e treinos…
Carlos