Insegurança no jogo

[b][color=blue]O quanto a insegurança (%) atrapalha o seu jogo, mesmo em um campeonato em um treinamento e porquê você acha isso? O que mais você costuma pensar nestes momentos?

Gostaria também, se possível, que vocês escrevessem suas sensações, no que diz respeito à sua performance - Você tem dúvida sobre o seu jogo?

Respondam sinceramente.[/b][/color]

Fiquem à vontade para dispor de outros assuntos, relacionado ao tópico

É normal que nos torneios ou em treinos (fazendo partidas contra alguns jogadores) que fiquemos nervosos, tensos.
Para controlar o nervosismo vc deve se sentir seguro. Como fazer isso?
Uma dica é bater bola (aquecer) antes dos torneios.
Outra dica é não ficar o tempo todo no ginásio. É bom dar umas saídas, bater papo, ouvir música.

Geralmente alguns jogadores também ficam tensos ao enfrentarem outros atletas que tenham alguma dificuldade de enfrentá-los.
A dica é analisar o jogo desse atleta, ver como os outros pegam o saque dele, etc. E não entrar naquela situação de disputa nos treinos, como se não pudesse perder pra ele, como se cada partida com ele valesse um título.

Eu costumo entrar na mesa (seja em treinos ou em torneios) com uma coisa na mente: fazer meu jogo. Assim não respeito excessivamente o jogo do adversário e tento jogadas inulsitadas. Isso ajuda a relaxar. Não tento fazer a “guerrinha dos gritos” pra ver quem vibra mais alto. Tento intimidá-lo com jogadas inesperadas, como um saque morto, uma bola na paralela. Essas jogadas quando dão certo deixam o adversário sem jeito e daí basta um olhar para intimidá-lo. A vibração é importante no momento certo. Não gaste “vibração” à toa.

Outra coisa importante é conhecer seus limites. Tem jogadores que não são bons em drive, mas quando entram na mesa querem “draivar” todas as bolas. Pra que isso? Ganhe a partida com seus pontos fortes. Não tente inventar.

Procurar entrar na mesa relaxado aumenta a confiança. Não coloque pesos sobre vc mesmo. “-eu tenho de vencer”, “-eu não posso perder pra ele!”. Não faça isso. Deixe tudo correr normalmente e a vitória virá.

Cara… Insegurança me atrapalha em 80%.

Eu começo errando muito, e aí desconcentrado e inseguro passo a errar mais ainda. Nos treinos consigo jogar bem e tal. No torneio, jogo bem algumas partidas e muito mal em outras… Uma das soluções, foi alongar bem e aquecer bem antes de jogar, dar uma trotadinha, pular corda de se der tempo, colar bem a raquete, fico mais seguro e a insegurança cai pra 40%. Procuro não pensar no jogo muito tempo antes, vou focando as coisas aos poucos. Quando vou colar a raquete, objetivo só isso. Ao trotar, só aquilo. Evito ficar desviando meu pensamento pro torneio, pros adversários. Quando estou bem perto de jogar, relembro a estratégia que tracei na semana/dia anterior (isso quando a gente conhece o adversário), ou então faço uma estrategia na hora caso eu conheça o adversário, e vou pro jogo objetivando só o jogo. Em alguns momentos a insegurança é tão grande que meu foco muda, começo a olhar pra lugares nada relacionados com a partida, e aí vem a derrota.

Dica: aqueça bem antes, não é bater bola. É dar uma corridinha de leve pra ficar “quente”. Alongue bem
Cole bem sua raquete. Bata bola normalmente, mas cuidado, tem gente que quando vai bater bola, tenta fazer uns exercicios de treino e acaba errando, aí fica preocupado e leva isso pro jogo.

Tente objetivar aquilo que vc está fazendo, não antecipe as emoções do jogo, não antecipe as situações nervosas. Se vc ficar nervoso demais antes, pode ficar nervoso demais no jogo também.

Ou seja, moral da história: além de aquecer, concentre-se só naquilo que está fazendo.

Mas a insegurança nunca me deixa jogar mais que uns 90%. Quando jogo 90% já estou super satisfeito com isso. É quase impossível jogar 100% todos os jogos, já que sempre existem jogadas e situações que vc poderia se dar melhor.

Jornalista, já no meu caso eu oscilo algumas vezes. Tem hora que não consigo soltar meu jogo e não jogo nem 50%.
Outras vezes jogo tão bem que acho que ultrapasso os 100% … hehehe
É sério, acerto jogadas que raramente acertaria.

Acho que isso varia de pessoa pra pessoa. Cada um deve fazer algo que possa deixar relaxado e confiante.

1-Estar bem treinado
2-Aquecer e bater bola

esses dois passos são fundamentais.

Eu sempre fico batendo bola c/ meus amigos antes dos jogos durante todos os torneios que participo o máximo possível…

E Jadson, isso acontece comigo tbm… tem hora q ñ sei pq n jogo nada e nem parece q sou eu… E outras jogo tao bem q nem parece q sou eu tbm… :stuck_out_tongue:

Acho que isso vêm do fundo do instinnto, quando vc ta jogando em um campeonato parece q o movimentado fica meio automatizado, sei lá…