Cara… Insegurança me atrapalha em 80%.
Eu começo errando muito, e aí desconcentrado e inseguro passo a errar mais ainda. Nos treinos consigo jogar bem e tal. No torneio, jogo bem algumas partidas e muito mal em outras… Uma das soluções, foi alongar bem e aquecer bem antes de jogar, dar uma trotadinha, pular corda de se der tempo, colar bem a raquete, fico mais seguro e a insegurança cai pra 40%. Procuro não pensar no jogo muito tempo antes, vou focando as coisas aos poucos. Quando vou colar a raquete, objetivo só isso. Ao trotar, só aquilo. Evito ficar desviando meu pensamento pro torneio, pros adversários. Quando estou bem perto de jogar, relembro a estratégia que tracei na semana/dia anterior (isso quando a gente conhece o adversário), ou então faço uma estrategia na hora caso eu conheça o adversário, e vou pro jogo objetivando só o jogo. Em alguns momentos a insegurança é tão grande que meu foco muda, começo a olhar pra lugares nada relacionados com a partida, e aí vem a derrota.
Dica: aqueça bem antes, não é bater bola. É dar uma corridinha de leve pra ficar “quente”. Alongue bem
Cole bem sua raquete. Bata bola normalmente, mas cuidado, tem gente que quando vai bater bola, tenta fazer uns exercicios de treino e acaba errando, aí fica preocupado e leva isso pro jogo.
Tente objetivar aquilo que vc está fazendo, não antecipe as emoções do jogo, não antecipe as situações nervosas. Se vc ficar nervoso demais antes, pode ficar nervoso demais no jogo também.
Ou seja, moral da história: além de aquecer, concentre-se só naquilo que está fazendo.
Mas a insegurança nunca me deixa jogar mais que uns 90%. Quando jogo 90% já estou super satisfeito com isso. É quase impossível jogar 100% todos os jogos, já que sempre existem jogadas e situações que vc poderia se dar melhor.