Iniciantes

:stuck_out_tongue:

1 Curtida

Fala Augusto,
não respondi sua enquete pois acho que a escolha depende de quem estamos falando. Aliás esse “quem” é que deve fazer sua própria escolha.

Como você postou esse tópico no fórum iniciantes, entendo que foi com intuito de ajuda-los. No meu modo de ver, o iniciante deveria ir a treinos ou torneios conhecer vários atletas e escolher a mesma empunhadura do atleta com estilo mais “bonito”.

Abraço,
Fabio.

1 Curtida

Depende de até onde ele deseja chegar…
Apesar de o estilo caneta ser mais popular no Brasil (constatação prática), basta checar entre os dez melhores mesatenistas do mundo, com exceção desse mês, no qual Ma Lin (que pra mim é um herói da raquete) está em primeiro lugar, o primeiro lugar foi muito mais freqüentado por shakehanders, a maior parte dos dez melhores é constituída por shakehanders, os únicos caneteiros são: Ma Lin, Wang Hao e Chiang Pen Lung. Teoricamente 70% dos mesatenistas bemsucedidos são shakehanders.

1 Curtida

Kayroz,
se vc fala em estatística dos 10 melhores do mundo, então deveria dizer quantos são os caneteiros em relação aos de empunhadura clássica no mundo dos atletas profissionais.

Siga meu racíonio: se 30% dos mesatenistas profissionais são caneteiros, então o aproveitamento nas duas empunhaduras é semelhante, por outro lado se apenas 10% dos mesatenistas são caneteiros, então o aproveitamento do caneteiro é muito superior ao clássico…

Alguma boa alma poderia nos fornecer a proporção de caneteiros e de empunhadura clássico entre os profissionais (leia-se, “profissional” = “quem participa do pro-tour”)?

Eu tenho a impressão que o resultado será que o aproveitamento das duas empunhaduras é semelhante :roll:

Abraço,
Fabio.

1 Curtida

Classico é a melhor escolha. Você consegue melhor desempenho e agilidade ao mudar do backhand para o fore e tem um back mais potente. Se vc vai apreender a pegar na raquete agora, sugiro que experimente classico. Mas depende em qual dos estilos vc se sente mais confortável. eu por exemplo, jogo caneta.

1 Curtida

Não concordo com este seu pensamento Fabio_nozoy.
O que faz o jogador é o próprio jogador, se ele consegue ou não aproveitar e ser bom com o que lhe é ensinado. Com certeza os shakehanders são melhores que os caneteiros em quase tudo, principalmente por constituir um estilo mais completo e com menos falhas.

Que Schlager esteja com vc.

1 Curtida

Sobre a escolha de empunhadura, li na Table Tennis Player que o mais importante qd se opta por um estilo de jogo não é o estilo considerado pela maioria como “melhor”

Mas sim aquele q melhor se aplica no estilo de jogo do atleta, e até msm q se encaixe em sua personalidade

Estudos indicam que até o tipo de sangue pode influenciar no estilo do atleta

Por isso, acredito q para iniciantes o melhor é conhecer os estilos e procurar adequar-se a um deles

Se observarmos atentamente, notaremos q atletas com uma personalidade mais agressiva se adequam ao estilo caneta tradicional e/ou ofensivo

Atletas q possuem personalidades mais “fechadas” ou que são mais tranquilos e por sua vez frios e calculistas, se adequam ao estilo kato e assim por diante

É claro q não se trata de uma unanimidade, mas de um conjunto de fatos que se coincidem formando uma tendência

Quanto aos estilos, acredito q a empunhadura clássica é talvez um pouco mais simples de se jogar com relação a movimentação, por oferecer uma série de recursos mais práticos

Porém para leigos, o aprendizado é mais demorado se comparado com a empunhadura caneta

No caso da “caneta”, como já disse, o aprendizado é mais rápido e a forma de segurar mais confortável, porém requer uma movimentação muito maior e um ótimo preparo físico

Talvez por isso, o estilo classineta tenha se tornado a nova tendência

Porém, nesse caso voltamos a msm situação do clássico, por oferecer um conjunto de golpes maiores, adquirir um bom domínio no estilo classineta tb é demorado

Tb é válido lembrar, que vários jogadores no passado fizeram história no estilo caneta tradicional

Mas tb acredito que a preocupação com a tendência deve ser minimizada, pois como sabemos os cutman já foram tendência no passado, quase sumiram e agora retornaram a evidência

A verdade, é que o estilo de jogo não pode ser colocado acima do talento do jogador

Jogadores talentosos, podem às vezes ser atrapalhados por estilos que não se encaixam no seu perfil

Por isso, novamente ressalto, que acredito que a maior preocupação qd da escolha de estilo deva ser a adaptação do atleta

Espero ter ajudado

Falow

1 Curtida

[quote=“Kayroz”:m3jv6uqu]Depende de até onde ele deseja chegar…
Apesar de o estilo caneta ser mais popular no Brasil (constatação prática), basta checar entre os dez melhores mesatenistas do mundo, com exceção desse mês, no qual Ma Lin (que pra mim é um herói da raquete) está em primeiro lugar, o primeiro lugar foi muito mais freqüentado por shakehanders, a maior parte dos dez melhores é constituída por shakehanders, os únicos caneteiros são: Ma Lin, Wang Hao e Chiang Pen Lung. Teoricamente 70% dos mesatenistas bemsucedidos são shakehanders.[/quote]
eo liu guoliang hein …
rpz o heroi do caneteiro eh o liu guoliang =}

mais uma coisa
a maioria dos mesatenistas de la do rank sao shakehanders

1 Curtida

Já que o tipo sangüíneo interfere no estilo de jogo, vamo tirar sangue aê galera… Acho que meu sangue é C+… ( Classista + )
Que Schlager esteja comigo hoje, nessas piadinhas ridículas que estou fazendo

1 Curtida

E o meu tipo sangüíneo é O++ deve signigficar OFF++ MEGA OFENSIVO!!!

1 Curtida

Acredito que todos concordam que a Table Tennis Player se destaca como uma das mais sérias autoridades do tênis de mesa nacional

Para responder ao “engraçadinhos”, quero localizar uma entrevista de Shigueo Itoh, ex-Campeão Mundial para a TT Player

Na página 15 da edição nº 3, de abril de 1999, Itoh faz um comentário a respeito do tipo sangüíneo dos atletas afirmando que influi na escolha de estilo

Este estudo foi realizado no Japão, onde o tênis de mesa faz parte do currículo escolar, portanto é uma afirmação muito confiável

Para aqueles que se surpreenderam com minha afirmação, se informem melhor

Falow

1 Curtida

forest gump que escreveu isso lah ={

1 Curtida

A titulo de informação: no mundo todo em 1999 a quantidade de classicos era de 93% e caneteiros 7%

Isso não quer dizer que eu ache esta estatística definitiva quanto a melhor empunhadura. Aliás, ao contrário do que possa ter parecido, eu acho que a empunhadura é um fator bem pequeno em relação a complexidade do esporte…

Abraço,
Fabio.

1 Curtida

O MEU PROFESSOR LA DE SANTO ANDRE E DAQUI DE RPIRES,DISSE QUE OS JOGADORES CLASSICOS COMO SAMSONOV POR EX…,TE MAIS AGILIDADE PARA DAR BACKHAND E ALGUMAS VEZES AJUDA A DAR UM SAQUE CHAMADO ‘‘SQUE PESADO’’(O QUAL A BOLA BATE NA RAQUETE ADVERSARIA E VAI PA REDE’’
JA OS CANETEIROS,TEM MAIS HABILIDADE PARA DAR DRIVERS,QUASE TODOS OS TIPOS DE SAQUE E EFEITOS ,MAS NAUM TEM UMA BOA PRECISÃO NOS BACKHANDS E RECEPÇÕES DE DRIVES

UM EXEMPLO DISSO É O JOGO QUE ESTA DISPONIVEL AQUI NO MESATENISTA
ENTRE WALDNER E JIANG JIALIANG(ELE JOGA AINDA?)E WALDNER E LIU GIALIANG
WALDNER PERDE PONTOS QUE SE ELE JOGASSE CANETEIRO,ELE FARIA FACIL,FACIL

1 Curtida

Um comentario: O Waldner eh apontado pela maioria (no mundo inteiro) como o maior jogador de todos os tempos, porem ele sempre teve dificuldade p/ jogar contra “pineiros”, ou seja, jogadores que utilizam borrachas de pino curto. Eu nao me surpreenderia se o seu retrospecto contra pineiros fosse negativo, mas o fato eh que ele acumula varias derrotas p/ pineiros. Em 87 perdeu p/ Jiang Jialiang, perdeu varias vezes do Liu Guoliang (foi ganhar a primeira so em 2000), foi eliminado da Olimpiada de Atlanta pelo Johnny Huang e, mais surpreendente, em 97 ele perdeu p/ O japones Tasaki na competicao por equipes. Para quem nao se lembra, foi naquele mundial que ele conquistou o titulo metendo 3-0 em todo mundo!

1 Curtida