Iniciantes Defensivos

Hola Mazinho, saludos desde Chile, felicitaciones por Hoyama y Monteiro. Me cambie a defensivo como hace 5 meses. Me gustaria saber algunos consejos, ojala cosas basicas para defensivos.

Gracias.

Eu tbm gostaria de saber algumas dicas de técnicas, treinamentos, etc.

Mazinho, c deve ser o cara no jogo defensivo! :lol:
C podia nos ajudar um pouco nessa questão, que é tão pouco trabalhada no Brasil, e talvez por isso haja essa dificuldade de aprender técnicas de treinamento que explorem a diversidade do jogo com pino. Coisas básicas como posicionamento, inclinação da raquete, poderiam nos auxiliar muito. E uma dúvida particular é sobre o saque com o pino. Em uma de suas postagens vc falava que por muitas vzes vc pegava seus adversários de surpresa com um saque com o pino. Como dar um saque com pino? Seria um saque morto? Ou corrido? :?: E quanto a questão de rodar a raquete acho também um ótimo recurso, o fator surpresa pode ser explorado amplamente.
Além disso já temos um ídolo Joo Se Hyuk!!! Pelos poucos lances que vi dele, salvo engano, ele parece rodar a raquete!?!?!

Desde já agradeço! ::perfeito::

FelipeT

olá
Quanto ao posicionamento, técnicas, treinamentos, algo que vai ajudar muito é o video do treinamento com Ding Song (me ajudou muito)…quanto à inclinação da raquete vc pode descobrir com o tempo…treinando, jogando…

E quanto a virada de lado da raquete, eu ainda não vi o joo se Hyuk trocar de lado da raquete…
Espero ter ajudado

Vcs podem adquirir o video com Ding Song no Fórum do site, ou com o link: http://202.102.240.73/sportedu/pingpang/dingvcd.rm
se ainda estiver funcionando

Bem q eu queria pegar os videos mas eu naum posso…
Mesmo assim valeu!

Saludos amigos de Chile e Brasil (este site tá ficando muito “globalizado”, hein pessoal?).

Inicialmente vou logo avisando: não sou a melhor pessoa para ajudar, porém vou tentar.

A primeira (e óbvia) dica para quem se aventura no mundo dos defensivos é ter muita paciência, pois esta será uma companheira inseparável durante toda a sua carreira. Num primeiro momento você precisará de muita, muita paciência porque suas bolas não vão entrar. Lembro-me de quando comecei: aquilo era um pesadelo. Eu queria ser kato, mas não conseguia devolver mais do que duas bolas consecutivas. Não se estresse (muito) isso vai ocorrer com cada um que comece a treinar o estilo. E depois que sua defesa já tenha consistência, vai precisar de muita paciência para agüentar ficar levado porrada e atacar apenas no momento mais apropriado.

A primeira, e maior de todas, as dificuldades é não contar com técnico. Eu simplesmente nunca tive um técnico que fosse especializado do estilo. Por duas excelentes oportunidades recebi instruções valiosíssimas de dois treinadores. A primeira foi no ano de 1999 quando o japonês Shigeo Itoh, ex-campeão mundial, veio ao Recife para ministrar uma clínica; a outra e muito proveitosa oportunidade foi no último mês de outubro, quando estive no Itaim Keiko, clube paulistano, e recebi algumas ótimas dicas do técnico Wei Jian Ren, que atualmente também é o técnico da seleção brasileira feminina.

Como me ensinou Wei Jian Ren, a bola deve ser golpeada, aproximadamente, na altura (ou um pouco acima) do joelho (obviamente você estará bem agachado). Se você deixar a bola cair muito vai ser mais complicado de efetuar uma boa defesa. Por isso, além de boa movimentação lateral, você também precisará se movimentar muito bem para frente e para trás.

Ângulo e movimento da raquete: o ângulo de impacto da raquete com a bola varia de acordo com muitos fatores (efeito, velocidade, seu posicionamento, bem como qual a borracha (pino ou a lisa) você utilizará). Em termos, quanto maior a quantidade de efeito, enor será o ângulo. Outro detalhe interessante é o movimento do pulso no momento do impacto. Deixe-o ligeiramente levantado e quando for golpear a bola, utilize o pulso para “cortar” a bola. Se bem utilizado junto com o movimento do braço, isso dará mais potência (no nosso caso, efeito para baixo) ao seu golpe.

A sua bola não pode ser devolvida sempre no mesmo lugar. Você precisa movimentar seu adversário. Isso irá cansá-lo mais rapidamente e provavelmente ele chegará mais desequilibrado no momento que for atacar. Lembre-se: é muito simples efetuar um drive parado. Faço o adversário movimentar-se. É mais difícil devolver a bola quando está se deslocando.

Sobre o saque com pino que Felipe me perguntou. Só utilizo este recurso com adversários menos experientes ou para pegar de surpresa o adversário. O saque corrido com o pino é muito chato de ser devolvido para quem não está acostumado. Como meu saque de pino é bem rápido (e, inconscientemente, meio “roubado”, de acordo com o pessoal) pego o oponente quase sempre desprevenido. Em 90% das vezes utilizo este recurso quando vou tomar uma postura mais ofensiva. Ahhh, quando pego um adversário mais preparado para este recurso, levo logo uma bela porrada na segunda bola, portanto, muito cuidado! Quanto ao saque morto (falso por baixo), só utilizo quando o adversário é muito inexperiente contra defensivos ou quando nem presta atenção com qual borracha eu golpeio a bola no momento do saque. É uma maravilha contra adversários distraídos! Ahh!! Este saque deve ser bem curto e baixo.

Girando a raquete:

Bem, acho que esta a minha principal e melhor característica. Modéstia a parte, giro muito bem a raquete. Defendo com o pino em ambos os lados e ataco com a borracha lisa e com o pino também nos dois lados (forehand e backhand). Apenas na defesa de backhand é que utilizo o pino em quase 100% das oportunidades. Isso ajuda muito, pois te oferece uma gama enorme de variedades na devolução da bola. No momento do saque eu também giro a raquete, mas só o faço no último momento do movimento do serviço. Faço isso para que o adversário tenha dificuldades em identificar com qual lado eu bati na bola.

O defensivo leva muita vantagem quando aprende a dozagem do efeito, ou seja, quando, conscientemente, golpeia a bola com mais ou menos efeito. Sinceramente eu ainda não consigo fazer isso com muita precisão, mas alternando as borrachas você já consegue ótimos resultados, pois cada uma age de forma distinta em bolas praticamente iguais. Uma vez eu tirei completamente do sério um adversário porque ele era inexperiente na identificação do efeito. Ora ele metia a bola no pé da rede, ora metia no aparador. Houve uma bola que ele estava meio distante da mesa e deixou a bola cair demais. Resultado: ele a bola foi direto sobre mesa (nem chegou à rede). Teoricamente ele era muito mais forte que eu, mas simplesmente não sabia como me enfrentar.

Defensivos como Joo Se Hyuk e Ding Song não giram muito a raquete. Na maior parte das vezes utilizam a lisa no back apenas no momento do saque. Mesmo para atacar e bloquear no backhand eles utilizam o pino. A defesa no forehand, muito rara para estes dois jogadores, é quase sempre efetuada com a borracha lisa. Atletas como Matsushita, Tsiokas e Syed giram a raquete com mais freqüência para defender com o pino no forehand, mas na maioria das jogadas ainda utilizam a borracha lisa.

ATACAR É PRECISO! Acho que nem precisava dizer isso, né? Você precisa ter alternativas, principalmente se pegar um adversário que simplesmente não ataca. Na maioria das vezes o adversário apresenta-se vulnerável ao ataque do defensivo. Por isso nossos amigos Joo Se Hyuk e Ding Song fazem tantos pontos quando atacam. Não que suas bolas sejam indefensáveis, e os dois possuem ótimos ataques de forehand, mas se o adversário não está preparado, será bem difícil dele conseguir defender a bola.

Portanto: treine ataque sim! Pelo menos 60% de defesa e 40% de ataque. Mais pra frente divida meio a maio cada um.

Vídeos:

Eis um companheiro inseparável. Vocês precisam se acostumar a assistir a muitos jogos. Na falta de técnicos eles são uma ótima, para não dizer a única, alternativa. Neste site existem inúmeros links para jogos de defensivos. Assim, procurem pelos jogos de: Joo Se Hyuk, Natniel Tsiokas, Ding Song, Koji Matsushita, Chen Weixing e Kim Kyung Ah.

FelipeT, você não tem nenhum amigo ou parente que tenha banda larga e que possa pegar estes vídeos para você? Infelizmente o link do treinamento com Ding Song não está funcionando mais. Veja se alguém de sua cidade conseguiu baixar o danado. E se você não tiver alternativa, é melhor mesmo comprar alguns jogos onde Ding Song, Joo Se Hyuk e outros defensivos atuam.

Bem, por hoje é só! Se eu lembrar de mais algum detalhe eu posto depois!

Vou indo! Tô atrasado para o “Compromisso Legal da OAB”. A partir de hoje serei advogado!

Um forte abraço,

Mazinho

Este post aí de cima do Dr. Edmar foi o melhor que já li aqui no site. Valeu Doutor!! ::perfeito::

Pô cara valeu! Valeu mesmo! ::aplausos::

Vou pregar isso na parede do meu quarto!!! ::pulando2::

Sempre me senti meio perdido em relação à defesa. Vc dizia da necessidade de se treinar o ataque, eu acho q no meu caso a necessidade é de se treinar a defesa, aliás acho q o q faz os meus bons resualtados, é o meu ataque ou o simples bloqueio que consigo fazer de bolas rápidas, bloqueio esse dentro da mesa (com o pino). Mas isso acabou por limitar de mais o meu jogo a bloquear e atacar. Dessa forma, mesmo jogadores não muito experiêntes, que estão acostumados com meu jogo (jogam frequentemente comigo), conseguem me vencer, quando neutralizam meu ataque. A partir do momento que identifiquei isso percebi a necessidade de treinar o kato, que aliás cheguei a treinar poucas vezes e por isso me sinto muito inseguro de aplica-lo dentro do jogo… Rodar a raquete… Poucas vezes tenho coragem de fazer isso e o pior é que quando faço me dou até bem, mas não faço!!! Parece uma trava que me diz: Vc vai acabar errando!
Como vc percebe, meu problema é simplesmente falta de treinamento de alguns lances em separado, para ter segurança de mudar meu jogo. Posso até ter bons resultados em Minas mas tenho certeza q fora de Minas seria muito difícil eu me dar bem…
Mas apartir dessas dicas percebo, como vc mesmo disse, a gama de variações que o pino oferece. Mesmo que isso signifique não ir bem esse ano, tenho que começar a mudar meu jogo e a arriscar mais golpes como o kato, pois tenho certeza que só utilizando-o no jogo vou conseguir “pegar o jeito da coisa” .

Eu sei q ta parecendo mais uma confissão, mas acho q eu precisava escrever isso! :wink:

Mazinho escreveu: “Inicialmente vou logo avisando: não sou a melhor pessoa para ajudar, porém vou tentar”.

Pô cara larga de c modesto!!! Concordo com o Nakata foi o melhor post que eu já li aqui!

Mais uma vez agradeço, sem querer pedir muito, se vc conseguir lembrar de mais alguma coisa manda ai!

Agradeço novamente, “doutor”!!!
Valeu!!

FelipeT

Ae Mazinho mandou bem, cara brigadão pelas dicas

Concordo com FelipeT: Vou pregar isso na parede do meu tmbm

::perfeito:: ::perfeito::

Realmente muito bom post.
Eu treino kato a uns 3 meses.
Realmente muito dificil, geralmente o pessoal pensa ser fácil.
Já pensei em desistir, cansa muito e parece q vc não melhora nunca.
Treino no Itaim, o Paco, meu técnico, ele ensina muito bem, foi um dos poucos técnicos q conheci q incentivou-me a jogar kato.
Nesses ultimos treinos, como meu movimento de cut estava muito lento, ele me fez fazer sem bola o movimento de descer a raquete, a meta era 60x em 30 segundos, no começo estava em 40, no fim estava em 79.
Uma coisa que acho negativa, é o fato de não ter conhecimento de material, como existem poucos jogadores defensivos, não se tem noção de que equipamentos são bons ou ruins.
Acho fundamental pro jogador defensivo, movimentação, nunca pensei q jogar na defesa, tivesse q mexer tanto…
Um treino q faço sempre é no robô, uma bola no fundo, forte, vc dá um kato e uma próxima a rede e da um tsutsuki ou mesmo sair de drive se tiver profundidade, isso cansa muito.

T+

Chiu, estou preparando um treino basico para voce treinar defesa, se voce puder me passar seu e-mail sera melhor
Grato,
Salatiel Rufino ([email protected])

Danosse! Tava tão bom assim o texto? Se ele for realmente útil valeu a pena quase ter me atrasado para o Compromisso Legal da OAB. Ainda bem que a cerimônia demorou pra começar e não me prejudiquei!

Abraços,

Mazinho

Que belo post Mazinho!!!
Fikei admirado em relação ao ponto em que se deve “desviar” a trajetória
da bola!!! Será que vc poderia passar mais dicas em relação ao movimento do braço como um todo???
Muito obrigado
HiDeaKi

Olha, pode parecer até puxação de saco, mas para quem deseja se aventurar pelo estilo defensivo, isso foi uma verdadeira aula dada pelo Mazinho, e concordo plenamente quando ele fala em paciência. Mas a paciência hoje, no meu caso, deu um grande resultado, que foi levantar o IV torneio do ranking da federação paulista na categoria pré-senior, fato que eu não conseguia a muito, muito tempo. Outro detalhe é o ataque, se voce não atacar, dificilmente vai ter sucesso neste estilo.Vlw Mazinho, continue dando excelentes dicas para os kateiros que levam muita porrada mas não desistem!!!

Aos Cateiros, eis boas dicas
Eu não sou Kato, mas o Kateiro, pela insistência daqueles troques de bolas que ‘enchem o saco’ (quero o ponto logo), acabam muitas vezes me fazendo entrar no jogo deles, pois sempre procuram dificultar o ataque do Caneta.
Faloww
Svrst

[b][color=darkblue]Humildade sempre, é isso aí! Mazinho, este post que você inspiradamente mandou é DEZ! Obrigado.

Mazinho, moderadores, experientes do TM e jogadores defensivos em geral, por gentileza, se puderem responder: por que é tão difícil para um jogador defender as cortadas, considerando é claro todas as palavras do “Manuscrito do Mazinho”, mesmo ficando concentrado no jogo, por que raramente consegue-se defender bem?

Quanto à vocês defensivos: vocês em suas cabeças, tinham alguma idéia fixa na cabeça de como vcs iriam começar a aprender a defender bem, algum plano traçado, ou já era um “dom” natural que vcs perceberam e melhoram ou a defesa era um ponto fraco e vocês decidiram melhorar?

Mesmo quando vocês apanhavam, já pensaram em alguma desistir de receber bordoadas e mudar seu estilo?

O que é que vcs pessoalmente acham que é REALMENTE necessário para tornar-se um um defensivo odiado pelos atacantes?[/b][/color]

Como jogador “contra-atacante” (pelo menos na intenção…) aprendi alguns conceitos que ajudam na postura geral da parte defensiva.

01- O jogador defensivo e o jogador atacante pensam de forma diferente antes e durante o jogo. O atacante joga para vencer, destruir a defesa do seu adversário. Já o defensivo joga para não ser vencido pelo ataque do seu oponente. Para que ele não seja vencido, deve desestruturar o ataque. A forma mais eficaz é fazer com que se perca a cofiança (se fala muito em perder o braço …). Há um preceito oriental que diz que “Diga-me aonde está a sua força que te direi aonde está sua maior fraqueza”.
Nesta linha de pensamento, se você conseguir fazer seu oponente deixar de confiar na sua melhor opção de ataque, provavelmente ele não terá equilíbrio suficiente em outras opções no decorrer da partida e errará muito mais …

02- Quase todo jogador está acostumado e preparado para se deslocar lateralmente, mas para frente e para tras é o grande “calcanhar” do defensivo. Vc já enfrentou um adversário que “estica” e “encurta” a bola diversas vezes no mesmo ponto, de forma eficiente?? Ele vai te obrigar a se mover muito, pode fazer com que vc chegue atrasado na bola e não consiga ser eficiente em sua defesa ou que comece achar que as coisas vão indo mal … aí é vc que perdeu a confiança;

03- Combinar borrachas é quase sempre um desafio. Penso que devemos pensar mais em nós do que nos adversários. Não vou jogar com o que mais dificulta a vida deles. mas sim com o que mais facilita a minha vida. Lembre-se que cada partida do defensivo é um longo jogo de “xadrez”. Quem se incomodar primeiro é um potencial candidado a perder a partida;

04- Atacar é mais do que mudar o ritmo do jogo … atacar é mudar a filosofia. Quando vc está atacando, pensa em demolir a defesa do seu adversário e quando defende pensa em desestabilizar o ataque. Cuidado para não fazer uma confusão na sua cabeça e acabar não pensando em nada. Caso isto ocorra você perderá a sua tática e jogará no escuro o que será bastante complicado. Este fato leva a concusão que o ataque deve ser muito eficiente, sempre em condição vantajosa e com poucas chances de erro. Vc não pode perder a confiança no seu próprio ataque;

05- Lembre-se que na maioria dos campeonatos não temos espaço adequado para jogar e que a realidade e mais favorável ao atacante. Então na hora do treino, tente golpes adequados ao espaço em que será colocado para o jogo. Corre-se o risco do treino ser em uma realidade e o jogo em outra;

06- No meu caso (já com 42 anos …) mudei o estilo de tênis. Como o deslocamento se dá muito para frente e para trás, o solado do tênis deve favorecer e proteger a planta e o calcanhar. Os tênis da BTY são desenvolvidos para atacantes;

Com a pretensão colaborar, lembro a todos que também sou deficiente na melhor técnica. O que escreví são opiniões pessoais. Se forem de alguma utilidade já está bom.

Eduardo

Firmeza. Gostei de suas palavras, da sua resposta e de sua sinceridade. Foram utéis - está bom.

Esta frase que vc citou acho que serve para mim, pois não consigo colocar os meus drives no campo do adversário, eles são cheios de força, porém de 10 drives que mando somente 2 ou 3 entram o resto pega na rede, o estranho é que se eu mando este mesmo drive de forma moderada eles entram, e se passam para o campo adversário consigo marcar o ponto, pois o meu adversário nem tem tempo de resposta, talvez por esperarem que eu erre! E não sei onde está minha fraqueza, eu não vejo - sou “cego” neste ponto. Talvez porque seja difícil enxergar a nós mesmos como jogador?

Digam-me por favor, qual a borracha mais indicada no for para um jogador defensivo iniciante.
De marca chinesa de preferência (preço mais acessível)

Chinesas tradicionais são boas pra defensivos. Algo como uma G666 pode ser interessante. O j0rnal1sta aqui do site usa a Hurricane 2.

Não dou mais opções pq além de não ser defensivo conheço pouco da grande variedade de marcas chinesas, mas acho q a 729 deve ter umas opções interessantes.