INICIANTE-Recepção de saque

Eu tenho notado, ao jogar com um pessoal mais experiente, que eu não consigo recepcionar saques com efeitos invertido, laterais e também não consigo “ler” o tipo de saque que o adversário vai fazer com base no movimento da raquete dele.
Eu tenho muita dificuldade com isso, gostaria de saber qual tipo de treino e o que fazer, em dupla e sozinho, da para fazer e melhorar isso.

Existem vários tópicos sobre recepção e técnicas aqui no fórum… Basta utilizar a busca…

Agora, na prática, é repetição, não existe uma forma “100%” correta; vai do estilo do jogador e seus fundamentos e técnicas adquiridas ao longo do tempo.

Abs

De fato, vc pode encontrar mais conteúdo via busca, e te incentivo a faze-lo. De qualquer forma, gostaria que encontrasse mais a respeito do que sobre material (:smile: :smile: :smile:), então lá vai.

Antes de qualquer coisa, se vc tem dificuldade de ler o serviço, uma forma de entender melhor e conectar as coisas é experimentar sem compromisso de acertar, mas de uma forma que vc consiga entender o que está acontecendo mesmo assim. Assim vc pode começar a entender que tipo de efeito vc vai receber de acordo com a forma que o sacador aborda a bola, etc. E mesmo antes disso, independentemente de treino, tente visualizar/imaginar o comportamento e giro da bola nas várias formas que ela pode ser abordada, pois daí vc pode formular previamente formas de receber cada forma de serviço, inclusive para depois ir vendo o que funciona ou não para vc.

Na execução, a palavra é calma. Muitas vezes (talvez na maioria) até uma execução técnica boa pode dar errado por se estar tenso. Não chegue até a bola com o braço esticado e nem duro, e pelo menos por enquanto, não ataque muito a bola. Um bom tempo de bola e local de toque nela é muitas vezes mais efetivo do que o impacto que se impõe. E mesmo a pressão da empunhadura, alivie para ter mais precisão. E considerando que muitos dos serviços são com efeito por baixo, uma dica tão valiosa quanto simples para qualquer nível: SEMPRE treine cozinhada (aplicar efeito por baixo), e faça isso de forma a ter cada vez mais controle do golpe (profundidade, quantidade de efeito e velocidade). Acredite, isso faz diferença da iniciação ao Top 10 mundial e geralmente é subestimado.

Infelizmente não é tão fácil explicar isso descritivamente, mas espero que tenha servido de algo. Aconselho a procurar material visual no YouTube (por serve receive ou service receive) para ajudar no que não é tão fácil de explicar. Mas acima de tudo, legal procurar informação a respeito, pq em qualquer nível, as três primeiras bolas geralmente definem quem manda em um jogo, mas com o “efeito YouTube”, não é muita gente que se preocupa em ser sólido nelas.