Cada treinador tem seu próprio método de ensino. A princípio os técnicos europeus e asiáticos tem uma maneira alinhada de trabalho.
No geral os técnicos europeus iniciam ensinam os jovens a definir pontos, mostram de “sopetão” o verdadeiro Tênis de Mesa, deixando de lado o ensino inicial, o “be-a-bá”. Dessa forma eles procuram achar um TALENTO, e não construir um jogador.
“Fazer um jogador” é um objetivo comum entre os técnicos asiáticos, q ensinam a criança como será a empunhadura, aquisição de controle, etc,´um treino “robô”, focalizando sempre o aprendizado através da repetição.
A técnica européia é chamada de variada e a asiática de constante.
Contemporaneamente, aplica-se a técnica constante no início para “gravar” os golpes, e consequentemente, aplica-se a variada impulsionando a evolução técnica/tática
Cada técnica tem suas aplicações. Particularmente acredito q o treino constante seja mais interessante para iniciantes, pois a formação é mais completa. Porém a técnica variada é uma boa forma de achar um talento em meio a um número grande de jogadores (isso só seria interessante com uma massificação)