Influência psicológica de atletas fortes em iniciantes

Pessoal, gostaria de abrir este tópico (meu primeiro :slight_smile: ) com a intenção de discutir e de saber as opiniões de vcs sobre a influência de comportamento de atletas de alto-nível nos atletas iniciantes.

Em se falando de jogo e estilo, sabemos que os jogadores mais fortes influenciam os jogadores iniciantes, que tomam como base os atletas mais fortes do clube, de torneios, do Brasil, etc… Em alguns casos até mesmo assimilando defeitos destes.

E a questão do comportamento e estado psicológico durante um jogo? Será que isso chega a influenciar?

Um jogador muito estourado, ou outro calmo, podem transmitir esta característica aos que se inspiram nele?

O que aconteceu no torneio inicio?!

Olá Everton! Blz cara? Isso que vc viu é reflexo de tudo que eu disse mas não quero levantar mais polêmica, quem estava lá viu e acho que pelo menos agora entende um pouco do que eu sempre disse.
Ah! só pra finalizar…
“A supremacia chinesa é incrível mesmo né? até na FPTM ela faz estragos.”

estou roendo as unhas
CONTE-NOSSSSSSSSSSS

Caros,

Não estive no torneio início da FPTM, mas conversei com o Everton após o evento. Independente dos acontecimentos, eu acho que há sim, em maior ou menor escala, interferência psicológica dos mais experientes sobre os iniciantes.

O que conta muito no evento, na minha opinião, é o grau de concentração do atleta, sua capacidade de permanecer focado no jogo, cuidando para que pressões “externas” não o tirem do eixo principal, que é “o jogo”.

Poderíamos também analisar o tópico justamente do ponto de vista oposto. O jogador iniciante insere (consciente ou inconscientemente) no jogador experiente, a sensação de “jogo fácil”. Quando percebe que a realidade é diferente, o esforço para reverter a situação pode ser inatingível e converter-se em nervosismo e instabilidade. O iniciante, que já entrou no jogo concentrado, passa a levar a vantagem e precisa somente manter a calma e a concentração.

Posso ter falado um monte de bobagem… Que acham?

Matsushima, o psicólogo. :slight_smile:

Concordo plenamente!

Todos nós sofremos influência, seja no esporte, na escola e na vida. Mas claro que esta influência é muito maior nos atletas iniciantes e mais jovens, que baseiam-se nos atletas mais fortes de seu clube, cidade, pais e por aí vai.

Os atletas mais fortes influenciam queiram eles ou não. Não há como fugir disso. Cabe aos atletas mais fortes e principalmente aos de alto-nível terem a consciência de sua responsabilidade.

No caso de comportamento, etc…, na minha opinião o fator psicológico influencia tbm. Temos diversos tipos de jogadores, os tranquilos, os raçudos, os estouradinhos, as “geleiras”, e mais umas dúzias. São características de cada atleta mas que podem ser trabalhadas, e os atletas iniciantes podem sim assimilar isto inconscientemente.

Quanto ao torneio Início da FPTM, acho q o ocorrido foi que o Duan tem um lado psicológico bem trabalhado (característico de muitos asiáticos), estava ganhando de 2x0 do Hugo Hoyama, e tomou uma virada, chegando a estar perdendo no 5º set. Mas conseguiu manter a tranquilidade para passar novamente à frente e fechar a partida por 3x2 em um jogo muito bom.
Outro fato, é que a Raquete do Hugo não quebra à toa não :lol:

Outro fato, é que a Raquete do Hugo não quebra à toa não
Nem a mesa da Federação, he,he... :D

Questão complicada!

Obviamente a primeira resposta que nos vem a cabeça é que o exemplo de um bom atleta influencia muito os iniciantes.

Mas na prática, eu humildemente na minha pouca experiência, percebo que a influência negativa é melhor assimilada do que a influência positiva. Explico.

No pouco tempo que jogo TM (e pra variar num nível bem baixo) já levei muitos amigos meus a jogarem tb. Minha principal característica sempre foi a inteligência e relativa tranquilidade em momentos difíceis. De todos que de alguma forma se inspiraram em mim, apenas um mantem +/- essa característica.

E por mais incrível que pareça, a maioria dos outros tem exatamente dificuldade em tática de jogo. Tb observei, que a maioria tem dificuldades em recepção de saque e choto/backhand, que são minhas maiores deficiências.

Concluindo, notei que os defeitos são melhor assimilados. Podemos considerar tb o fato de uma falta de bons exemplos. Como o atleta iniciante nunca viu um choto melhor, ele sabe executar apenas o choto que já viu alguém fazer. Porém esta é uma hipótese pouco comum. O que realmente deve existir é uma comodidade.

No ponto de vista psicológico, no que diz respeito a tática, tranquilidade, frieza, acredito ser algo pessoal, que pode ser mudado, mas inicialmente é pouco reversível (como o ex. acima). Como algo que pode mudar com um certo tempo, existe a possibilidade das mudanças negativa e positiva. Daí percebo que é fato ser mais cômodo seguir um exemplo ruim do que um bom.

Dessa forma, tecnica e psicologicamente a maior influência é negativa. E isso é um defeito que deve ser corrigido, e não depende apenas dos atletas. Não basta bons exemplos, mas tb uma educação esportiva mais específica nesse sentido.