[IMPOSTOS] Isenção do Imposto Sob Importação

[quote=“jocalucas”:1agt24i4]Não existe já a muito tempo esta história de para compras abaixo de 50 dólares não se pagar o Imposto de Importação. Sòmente na época do Collor é que houve esta isenção do Imposto para compras até 50 dólares e se não me engano, ainda no governo dele ou no início do FHC isto acabou.

Atualmente, o Imposto de Importação é obrigatório, independentemente do valor da compra. O imposto é de 60% sobre o preço do produto + frete.

Abraços

Joca[/quote]

Atenção pessoal, para por um fim nesse tópico:

Compra abaixo de US$50,00 dólares americanos no exterior paga ou não impostos??

Textos estraidos do Site da Receita Federal:

[b]Aplicação

Importação de bens pelos correios, companhias aéreas ou empresas de courier, inclusive compras realizadas pela Internet.

Esse regime aplica-se, ainda, no despacho aduaneiro de presentes recebidos do exterior.

Este regime não se aplica à importação de bebidas alcoólicas, a fumo e a produtos de tabacaria.

Tributação

60% (sessenta por cento) sobre o valor dos bens constante da fatura comercial, acrescido dos custos de transporte e do seguro relativo ao transporte, se não tiverem sido incluídos no preço da mercadoria.

No caso de utilização de empresas de transporte aéreo internacional expresso (courier), será acrescentada a tributação de 18% do ICMS;

Obs. : Quando a remessa contiver presentes, o preço será o declarado, desde que compatível com os preços praticados no mercado em relação a bens similares;

[color=red]Isenções

Remessas no valor total de até US$ 50.00 (cinqüenta dólares americanos) não pagam impostos, desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas (presentes);
Medicamentos, destinados à pessoa física, sendo que no momento da liberação do medicamento, o Ministério da Saúde exige a apresentação da receita médica.
livros, jornais e periódicos impressos em papel não pagam impostos (art. 150, VI, “d”, da Constituição Federal); [/b][/color]

Ou seja, eh necessário que vc peça para que a empresa fornecedora do produto remeta a encomenda como PESSOA FISICA, o que não eh dificil.

Quem quiser ver na integra acesse: http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm

Abraços.

kamikaze só uma duvida qual dolar eh usado o comercial ???

Sim, eh utilizado o dolar comercial. Que hj fechou em R$ 2,38.

Eh a chance da galera comprar um produto bom e barato no exterior.

Abraços.

Quando compra-se usando o cartao de credito internacional é usado o dolar turismo com a cotacao do dia da fatura do seu cartao. Mas o banco ainda cobra um pokinho acima dessa taxa aih…

Qdo eu comprei o dolar comercial tava 2,40…mas no dia da fatura o turismo era 2,52 e o banco cobra 2,53 + 2% IOF + 0,38% CPMF + uma taxa no final do ano por operacoes no exterior…

Estranho, pois quando eu fiz as comprar eles fizem os calculos com a cotação do dolar comercial… :?

Vou perquisar direito na minha fatura pra ver se era mesmo, mas tenho quase certeza…

eu falo isso com base teorica de um livro do meu professor…como o cartao eh do meu pai eu naum consigo checar na conta qual q foi usado de fato mesmo…faz esse favor pela agente e checa na sua conta please.

Caramba, agora não lembro a onde guardei as faturas…

Bem, em todo caso quando for ao banco, levo um papo com o gerente e pergunto a ele qual cotação eles utilizam no calculo.

Houve um aumento do IOF, que é um imposto. Antes pagava-se 2,38%, mas agora será de 6,38%.