HQ de tenis de mesa - Direitos Autorais

Olá pessoal, estou criando uma história em quadrinhos de tenis de mesa, não para ser publicada em nenhuma editora, pois acho que não rolaria, mas sim divulgada de mão em mão, só por diversão…

Gostaria de saber o que eu posso e o que eu não posso fazer. Posso fazer personagens em que sua imagem sejam por exemplo caricaturas de jogadores de verdade ? E os nomes dos personagens? Por não ser publicado por nenhuma editora, será que eu posso usar o nome verdadeiro ?

valeu !

Glauco, mesmo que não seja publicado, mas se for divulgado na internet ou por outro meio, vc tem que verificar o que diz a lei sobre uso de imagem.

Se for algo para uso pessoal, não existem restrições para tal. Porém se vier a ter fins lucrativos ou se divulgado publicamente, denegrir a imagem de algum atleta ou dirigente, vc poderá ter problemas.

Porque não faz sua HQ com personagens fictícios?

[quote=“jadsonalmeida”:131rrp7z]Glauco, mesmo que não seja publicado, mas se for divulgado na internet ou por outro meio, vc tem que verificar o que diz a lei sobre uso de imagem.

Se for algo para uso pessoal, não existem restrições para tal. Porém se vier a ter fins lucrativos ou se divulgado publicamente, denegrir a imagem de algum atleta ou dirigente, vc poderá ter problemas.

Porque não faz sua HQ com personagens fictícios?[/quote]

olá,

segue uma historinha sobre um pessoal q contava piada de portugues justo no bar do portugues. Cansado das piadas, o dono do bar proibiu qualquer piada sobre os patricios. Quando chega um cara e não sabendo da proibição começa a contar e quando advertido, ele começa a contar então a piada do russo: Joaquim e Manuel…

Poderia então seguir um rumo semelhante também, contar a trajetória do sueco Wang Liqin ou do chinês Timo… hahauhauaa

Ahh entendo

Na verdade os personagens principais não seriam nenhum atleta que exista, mas de repente no meio da historia talvez fosse legal fazer uma referencia, ou mostrar uma partidinha que teria acontecido, pensie em usar algo assim … mas então axo q vou usar uns nomes semelhantes tipo Waldiney, Bang Lipin, etc. hehehe