História e Evolução

Estou abrindo este tópico porque acredito que toda discussão séria
sobre um determinado assunto só tem a acrescentar para os envolvidos.
Já peço desculpas pelo início meio longo.

Certo, ainda, de que nunca há unanimidade sobre um tópico tão complexo
os diversos pontos a serem discutidos vão ser importantes para o
aperfeiçoamento técnico e científico dos interessados.

Rodei o Site e percebi a infinidade de comentários e pontos
de vista sobre o uso de um ou outro material. Mas ainda não consegui
a resposta certa para minha dúvida.

A pergunta: Quais são os principais fatores que influenciam na escolha
das borrachas? (no meu caso, classista)

Características como controle, spin e velocidade, e seus índices não
padronizados, além do custo/benefício (envolvendo outras características)
estilo do jogador, experiência do mesmo, durabilidade do material, etc
transformam a resposta em uma operação lógico-matemática um tanto quanto complexa.

Acredito que o histórico da experiência de outros jogadores com materiais
podem ajudar outras pessoas a entenderem melhor sua evolução.

Volte no tempo… Qual foi sua primeira borracha? Ainda usa a mesma até
hoje? Pq mudou? Como percebeu que precisava de um material diferente? Quando percebeu que a borracha influenciava no seu jogo e, em quais aspectos? Está satisfeito ou ainda quer mudar?

Penso que todo este caminho é parte fundamental do processo evolutivo
no TM, e sei que ninguém tem, e nem quer, uma resposta pronta, mas
acho enriquecedor conhecer a história de quem tem interesses comuns aos seus.

Vou começar com a minha simples e breve história.

“Comecei no intervalo das aulas na escola, com um madeirão, cortando igual um doido, no lado direito, sem imaginar o que seria “forehand”. Me lembro quando vi uma batterfly biriba, ehehehe, muito massa. Aí conheci um cara que me indicou um centro de treinamento e fui lá ver qual é. Daí comprei uma biriba, igualzinha aquela que ví com o cara e comecei. Daí, depois de uns dias, ví um cara que jogava diferente, viajei longe e, foi assim comprei uma TSP bolt, com uma Mark V e Uma VISCO e pronto, agora sou CLASSISTA !!! Issa !!! Como apanhei! No mínimo 8 meses até conseguir ma adaptar ao estilo, não mudei muito depois, troquei as borrachas ,ainda as mesmas da Yasaka, até que tive que parar depois de 3 anos.
O meu instrutor observou que eu tinha um perfil para usar o meterial
que me foi indicado, e passei a usar. Apesar das dificuldades, continuei
a usar o material até que começaram a aparecer os resultados. Com a VISCO no back, eu fazia uns topspins fortíssimos, mas ainda pecava no
controle e devolução efetiva. Bons Tops e drives no fore e um bom efeito
em amnos os lados. Foi então que parei…
Esses dias participei de um pequeno torneio no sesi, com uma sunflex,
só de zoieira, mas foi o suficiente para querer voltar e não parar
mais. Quem sabe este não seria o início da biografia de um grande
campeão?”

Não tenho muito a relatar sobre aspectos técnicos e científicos na
minha experiência com tênis de mesa, mas sei que muitos aqui tem um histórico bem mais amplo. E você? Como começou? Quais são os divisores de agua no seu processo evolutivo? Como observou qual eram suas necessidades com relação a material? Acredita que estas informações podem enriquecer os conhecimentos de outros particantes?

Só saberemos se o tópico também evoluir…

Excelente tópico!!!

Pena que minha ajuda não seja das melhores, pois não conheço nem sua madeira nem a VISCO. A MArk V é uma ótima borrachae acho q v c pode continuar com ela (apenas pegue uma nova, o ideal eh q tenha 2mm an minha opinião). Quanto ao resto so poderei ajudar caso vc me fle as características da raquete e da outra borracha.

flw

A única coisa que posso dizer é que ficar trocando de material como eu fico tá por fora, vou parar quieto para conseguir ter rendimento, já experimentei material demais para pouco tempo de TM, agora já deu para definir.

Bob