Hinoki = Cipreste Japonesa

Fazendo uma pesquisa, vi que a madeira Hinoki é conhecida como Japanese Cypress, ou Cipreste Japonesa. E pelo que vi existem outras árvores da mesma familia, gênero, ou seja, cipreste. Será que a Hinoki é a única que é boa para fazer raquetes? Já que as madeiras Hinoki estão acabando, não seria uma boa idéia arranjar outras alternativas para fabricar caneta japonesa com outros tipos de cipreste? Eu só tô pensando, não conheço nada sobre madeiras.

Essa eh a maior duvida e até hoje ninguem em esclareceu. Talvez possa haver algo parecido, mas a primeira tentativa de raquetes caneta japonesa 1 folha sem hinoki, se não me engano da Frienship eh feita de uma madeira chamada Ayous(não sei o nome em portugues nem o cientifico). Ha tb da 729 uma tal de Tension hinoki mas não sei nada fora q eh vendida no site do zeropong. Talvez seja alguma outra cipreste quem sabe.

cypress ou cipreste, sao coníferas da familia das cupressaceas…

pelo q eu sei, chamam de hinoki a cipreste q cresce no japao, numa regiao montanhosa (kiso mountains)

até na raquete cypress especial vem escrito algo do tipo…

agora existem outras ciprestes ao redor do mundo… nao sei se servem pra fazer raquetes com a qualidade da hinoki japonesa…

mas de repente já existam marcas q usam esses “falsos hinokis” em suas raquetes, principalmente nas classicas… de repente tem mt gente levando gato por lebre!!! isso é uma suposiçao…

já a ayous, q o mola samas citou, é uma madeira largamente utilizada na fabricaçao de raquetes… por diversas marcas, donic, stiga, butterfly, etc…

Ayous (Triplochiton scleroxylon)

Outros nomes: obeche, samba, wawa

Origem: Africa central e africa do oeste

flw

[quote=“AlexandreMonteiro”:55e7yilk]cypress ou cipreste, sao coníferas da familia das cupressaceas…

pelo q eu sei, chamam de hinoki a cipreste q cresce no japao, numa regiao montanhosa (kiso mountains)

até na raquete cypress especial vem escrito algo do tipo…

agora existem outras ciprestes ao redor do mundo… nao sei se servem pra fazer raquetes com a qualidade da hinoki japonesa…

mas de repente já existam marcas q usam esses “falsos hinokis” em suas raquetes, principalmente nas classicas… de repente tem mt gente levando gato por lebre!!! isso é uma suposiçao…

já a ayous, q o mola samas citou, é uma madeira largamente utilizada na fabricaçao de raquetes… por diversas marcas, donic, stiga, butterfly, etc…

Ayous (Triplochiton scleroxylon)

Outros nomes: obeche, samba, wawa

Origem: Africa central e africa do oeste

flw[/quote]

Essa historia de falsos hinokis eu diria o seguinte. Pode até ser q seja a mesma arvore mas talvez não sejam da montanha kiso no japão. Acho isso pq a arvore está em extinção e eh proibido derrubá-la, pq diabos eles exportariam pra algumas marcas coreanas como a XIOM. Vale lembrar q isso eh um chute meu e não algo certo.

PS: Será q o João da KWS não faria uns testes com alguma cipreste mais comum por esses lados? Se eh q este tipo de conífera existe aqui.(conifera aqui q eu me lembre só pinheiro do paraná)

O problema da verdadeira Hinoki de qualidade nao é só que está acabando, mas que tipicamente se cortam árvores de 200 a 300 anos de idade para aproveitar a madeira de 1ra qualidade, ou até mais! Ou seja, a renovacao é quase impossível.

Ainda que eu adore a madeira Hinoki que eu tenho, acredito que com as tecnologias de hoje seja perfeitamente possivel substituir este classico por outros tipos de madeira sem grande perda das propriedades (por exemplo, fazendo tratamentos químicos e térmicos na madeira),

Assim, em nome da ecologia, acredito que logo a Hinoki será definitivamente substituída.

Alguém ainda acha que a Cypress é cara? :lol:

[quote=“manwork”:1tyo3zbd]O problema da verdadeira Hinoki de qualidade nao é só que está acabando, mas que tipicamente se cortam árvores de 200 a 300 anos de idade para aproveitar a madeira de 1ra qualidade, ou até mais! Ou seja, a renovacao é quase impossível.

Ainda que eu adore a madeira Hinoki que eu tenho, acredito que com as tecnologias de hoje seja perfeitamente possivel substituir este classico por outros tipos de madeira sem grande perda das propriedades (por exemplo, fazendo tratamentos químicos e térmicos na madeira),

Assim, em nome da ecologia, acredito que logo a Hinoki será definitivamente substituída.

Alguém ainda acha que a Cypress é cara? :lol: [/quote]

Talvez seja possivel usar outras arvores da mesmo familia, mas precisamos de experiencias qto ao tema, alguem q trabalhe com madeira pra indicar se as propriedades podem ser parecidas e qual especie seria mais promissora.

PS: Acha Cypress cara? Tenta achar uma Kim Taek Soo(que ja parou de ser produzida) por aí.

Mas a Nittaku A q o Mazinho vende ta com um bom preço :smiley: