Estou aqui nos Jogos Abertos em Mogi das Cruzes, e um integrante da minha equipe estava jogando um jogo importante no individual…
Durante o jogo, o árbitro mostrou certa perseguição com o atleta, aplicando um cartão amarelo durante a partida por ter soltado um “palavrão” em voz baixa, que não foi dirigido a ninguém! Somente a ele mesmo
O jogo estava 2x2 - 12x11 para o adversário, o atleta fez o uso da toalha e o juíz simplesmente aplicou o cartão vermelho e finalizou a partida em 13x11
Há necessidade de acabar com uma partida dessa forma?
Se a toalha estava sendo usada de forma irregular, não era mais justo ser aplicado antes?
Boa noite Max.
Eu entendo que vc esteja bastante chateado com o ocorrido, afinal é um evento muito importante, mas afirmar uma “certa perseguição” pode ser uma polêmica injusta. Não coloco a mão no fogo pelos juízes, pois são humanos susceptíveis a más práticas como todos nós, mas é algo muito grave para se afirmar.
Não vou qualificar a situação de forma definitiva pois não estava lá para ver, porém vou dar a minha opinião de acordo com o que vc está nos relatando. Acima de tudo, uma coisa que deve ser levada em conta é a interpretação, coisa que todo juíz está exposto, em qualquer esporte.
Este parece ser o caso da primeira situação. Baseando-se no seu relato, se realmente não foi direcionado a nada ou ninguém, realmente não haveria motivo para aplicar o cartão. Porém, o árbitro pode não ter entendido assim e por isso aplicou o cartão de advertência.
Já no segundo caso, não há muito o que discutir, pois conhecemos a regras (toalhas de 6 em 6 pontos): a atitude do atleta foi irregular. Portanto, não importando se antes ou depois, a punição deveria ser aplicada da mesma forma.
Uma reflexão importante que fica disso a todos nós (e por isso a discussão em fórum e esta troca de experiências são tão ricas) é a implicação de pequenos descontroles e transgressões. O descontrole emocional moderado por exemplo, às vezes acontece (eu que o diga), mas pode dar oportunidade para uma advertência justificada e gratuita. Às vezes, esta advertência pode até ser exagerada ou descabida, mas fica o desafio (sim éum desafio, pois não temos nervos de aço) de não provocá-la.
Abraços!!!
Max,
Quanto ao primeiro caso: Acho que a ação tomada foi adequada, já que qualquer palavra de baixo calão proferida no decorrer do jogo é passiva de cartão amarelo.
Quanto ao segundo caso: Achei sacanagem rsrsrs! Se o jogador estava usando a toalha de forma irregular durante o jogo todo e o juiz não o tinha advertido e resolveu tomar essa ação no momento mais crucial do jogo…bem, regras são regras, mas foi uma grande sacanagem. :roll:
Olá Pessoal
Sobre o cartão vermelho, se eu não me engano arbitro de mesa não pode dar o cartão vermelho, só que pode excluir um atleta da área de jogo é o arbitro geral
[quote=“severino”:9zli2bpa]Olá Pessoal
Sobre o cartão vermelho, se eu não me engano arbitro de mesa não pode dar o cartão vermelho, só que pode excluir um atleta da área de jogo é o arbitro geral[/quote]
O juiz deve ter apresentado o cartão vermelho junto com o amarelo, que significa um ponto para o adversário. Neste caso era o último ponto do jogo. Game Over.
Mazinho, foi isto mesmo que aconteceu, amarelo junto com vermelho.
Eu cheguei no ultimo set e vi apenas os pontos finais, então nao vi o que aconteceu no primeiro cartão, apenas oque o atleta me contou e as pessoas que estavam assistindo confirmaram. Mas ao meu ver se o cartão precisava ser aplicado, aplicasse antes se caso a toalha tivesse sendo usada frequentemente. Dizer que deu várias chances avisando ainda soa como sacanagem deixar para aplicar o cartão no ponto decisivo do jogo.
Mas enfim, sao coisas que acontecem(infelizmente aprendi da pior forma). Uma pena pois do pouco que eu vi do jogo ele estava muito bom e era um jogo decisivo de um parceiro de treino da minha cidade.
Abraços!
Já vi árbitro pegar no pé até do Ma Lin , foi num Pro Tour à muito tempo , Ma Lin x Schlager. A questão é que nenhum árbitro pode punir fora da regra , basta a gente ser esperto e “frio” o suficiente para não dar margem para um árbitro.Claro que o sujeito poderia pegar mais leve , mas quando o mesmo está intencionado a punir até um peido pode ser usado contra o atleta!!
Sou da mesma opinião que o Fabio. Para mim o árbitro errou e ainda foi sacana. Regra é regra. Se usou a toalha fora de hora tem que amarelar de cara e não ficar “avisando”. Ele é árbitro ou conselheiro?