Grupos da Champions League e ETTU Cup 2015/2016

Bom dia pessoal!

No dia 6 de julho, foi divulgada a lista de equipes classificadas para as ligas internacionais europeias na temporada 2015/2016. A lista contempla todos os classificados para a European Table Tennis Champions League (a maior liga da Europa), além dos qualificados e inscritos para a ETTU Cup. Segue o documento: http://www.ettu.org/images/redaktion/Competitions/CL%20Men/Documents/ECCM-2015-2016-SEEDING-LIST-06-07-2015_7d275_x.pdf

Já ontem (13/07), foram sorteados, em Bratislava (Eslováquia), os grupos da European Table Tennis Champions League. Seguem:

Grupo A - Fakel Gaz­proma Oren­burg (RUS), FC Saar­brü­cken TT (GER), SPG Wal­ter Wels (AUT), VS Angers TT (FRA)
Grupo B - UMMC Jeka­te­r­in­burg (RUS), Wein­vier­tel Nie­der­ös­ter­reich (AUT), GV Hen­ne­bont TT (FRA), ASTS Olim­pia Unia Grud­ziadz (POL)
Grupo C - AS Pon­toise Cergy TT (FRA), KST Energa Man­e­kin Torun (POL), SV Wer­der Bre­men (GER), Eslövs AL Bord­ten­nis (SWE)
Grupo D - Borus­sia Düs­sel­dorf (GER), Char­tres ASTT (FRA), K.S. Dar­tom Bogo­ria Grod­zisk Mazo­wiecki (POL), STEN Mar­ke­ting HB Ost­rov Havli­ckuv Brod (CZE)

Neste ano, voltamos a ter um representante brasileiro na competição, com Cazuo Matsumoto defendendo o reforçado KST Energa Man­e­kin Torun da Polônia, ao lado de Zhang Chao (ex-atleta da seleção chinesa, pela qual jogou alguns mundiais), e Chen Weixing. E falando em Polônia, o país definitivamente entrou de cabeça na elite do tênis de mesa europeu, com duas equipes muito competitivas. Vale lembrar que por pouco não tivemos o Ochsenhausen de Hugo Calderano na competição, que brigou por vaga na última rodada da liga alemã, mas infelizmente não conseguiu. Ainda falando de brasileiros, na ETTU Cup, temos o renovado Istres TTC de Thiago Monteiro qualificado já para a terceira rodada da competição.

Para conhecer o elenco de todas as equipes, segue: http://www.ettu.org/images/redaktion/Competitions/CL%20Men/Documents/ECCM-2015-2016-SEEDING-LIST-DETAILS-1-_1f29d_x.pdf.

Uma constatação feliz e triste ao mesmo tempo é que, salvo raros casos, as equipes não foram substancialmente alteradas da última temporada. Isso é bom, pq se percebe que ainda há investimento, por menores ou maiores que sejam as contratações e/ou trocas. Por outro lado, quem conhece os atletas e equipes da elite percebe que ainda há uma certa retração no mercado (ao menos é a minha percepção). Nos últimos anos a situação não esteve tão fácil para o tênis de mesa europeu, com importantes clubes retraindo ou encerrando atividades. Qual não foi a minha surpresa ao visitar a Bélgica em 2013 e saber que o recentemente multicampeão Royal Villette Charleroi tinha simplesmente FALIDO. Enfim, acho que devagar as coisas vão voltando aos seus lugares, sempre no receio de novos impactos econômicos.

Abraços!!!