Gritos de comemoração. O que diz a regra?

:?: Gostaria de saber o seguinte: Se em um torneio oficial, os jogadores se sentem incomodados com os gritos dados pelos jogadores da mesa vizinha, durante a comemoração dos pontos, o árbitro que pode pedir para que eles comemorem de forma mais branda, ou não? Quero dizer, se o atleta que está na mesma mesa não se sentir incomodado, o árbitro deve adverti-lo por está incomodando os jogadores da mesa vizinha, ou não, só se estiver incomodando o próprio adversário da mesa.
E se couber alguma advertência ou penalidade? Neste caso quem deve aplicá-la, o árbrito da mesa na qual estão os incomodados ou o da mesa onde estão os atletas que estão gritando?

Pergunto, porque aconteceu em um torneio em Patos/PB.

E no final foi sugerido que se deveria trazer um decibelímetro para controlar os gritos dos atletas nos proximos torneios.

Eu particularmente nunca me preocupei com o excesso de vibração de algum adversário meu. A não ser no dia, é claro, que algum usar um megafone.

Caro colega…

Segundo o Sr. Delano, Coordenador de Arbitragem da ITTF e CBTM, a vibracao no momento do Jogo, nao pode ser com extremos, ou seja o Jogador pode até vibrar desde que seja moderado, caso contrario e passivel de punicao com cartao amarelo e continuando amarelo/vermelho.

Com relacao a barulho externo ou seja qualquer barulho fora da Area de Jogo, Torcida, Outros atletas, ou qualquer ruido que incomode a partida, o Arbitro da partida deverá parar a partida e comunicar ao Arbitro Geral, este por sua vez tomará as Devidas providencias para o Reinicio da Partida.

Espero que tenha respondido sua pergunta.

[quote=“JURANDYPEREIRAMONTEIRO”:3pbctyml]:?: Pergunto, porque aconteceu em um torneio em Patos/PB.

E no final foi sugerido que se deveria trazer um decibelímetro para controlar os gritos dos atletas nos proximos torneios.

Eu particularmente nunca me preocupei com o excesso de vibração de algum adversário meu. A não ser no dia, é claro, que algum usar um megafone.

[/quote]

Esse torneio de Patos é o Torneio da Amizade da Família Tanaka, onde contaram com a presença do Biriba?

Não. É outro torneio.

Patos fica no sertão da Paraíba.

É conhecida como a Morada do Sol.

caro MARCIOSILVA concordo com oq vc disse porém nas olimpíadas eu vi no jogo Waldner x malin muitos gritos da torcida, e no jogo entre Wang Liqin x Wang Hao vibrações exageradas do Wang Hao.

poderia o árbitro do jogo Waldner x Ma lin cancelar o jogo e o de Wang Liqin x Wang Hao punir o Wang Hao pq naum o fez?

Como disse, esta é uma determinaçao da ITTF, e entrou em vigor a partir deste ano, pelo exageros em comemoraçoes, pois estavam como vc mesmo disse exaltadas demais.
E como disse o Sr. Delano Coordenador de Arbitragem, em todos os Torneios que ele está presente, está realizando reciclagem com toda a Arbitragem presente, para que haja o mesmo criterio e entendimento, de todos os Arbitros.
Infelismente nao conseguimos, reunir todos os Arbitros do Brasil para uma reciclagem ao mesmo tempo, por este motivo a Arbitragem de Sao Paulo leva vantagem, pelo motivo de Haver mais Campeonatos em SP, que nos outros Estados. Mas aos poucos todos irao falar a mesma lingua.

pelo que eu sei vc pode dar um grito de comemoração, com moderação mas soh depois do término do ponto…
durante o ponto vc não pode gritar…
acho que é isso não sei, se estiver errado me falem…
obrigado

Acho que não tem nada que proíba isso, o JM Saive quando joga contra chinês (Wang Liqin por exemplo) berra em todos os pontos que leva, vai ver ele acha que vai ganhar o jogo no grito hahaha

Caros colegas, acho que estamos desviando um pouco do assunto. Eu estou me referindo ao fato de gritos dados pelos atletas, de forma exagerada, em uma mesa, estarem incomodando um jogo de uma mesa vizinha.
Neste caso, cabe alguma providência? E de quem é a competência? Do árbitro de qual mesa? 8O 8O 8O

acho que a providencia deve ser tomada pelo arbrito da mesa do jogador que esta gritando.
pois ele esta encomodando os jogadores da mesa vizinha, e o adversario da sua propria mesa.
esta o deixando nervoso.
acho que é isso se eu estevir errado me corrijam por favor!
mk_knaesel

A PROVIDENCIA DEVE SER DO ARBITRO ONDE ESTA INCOMODANDO O JOGO, INDEPENDENTE SE AO LADO EH UM OUTRO JOGO OU UMA TORCIDA OU QUALQUER OUTRO SOM QUE ESTIVER ATRAPALHANDO O JOGO.
SE O ARBITRO DA PARTIDA OBSERVAR QUE QUALQUER SOM OU QUALQUER OUTRA COISA ATRAPALHE A AREA DE JOGO QUE ELE ESTIVER ATUANDO ESTE DEVE TOMAR AS DEVIDAS PROVIDENCIAS, OU SEJA SOLICITAR A PRESENÇA DO ARBITRO GERAL PARA ESTE TOMAR AS DEVIDAS PROVIDENCIAS PARA QUE A PARTIDA SE REINICIE.

Agora esclareceu. Obrigado!

[quote=“MARCIOSILVA”:lxgjwdxv]A PROVIDENCIA DEVE SER DO ARBITRO ONDE ESTA INCOMODANDO O JOGO, INDEPENDENTE SE AO LADO EH UM OUTRO JOGO OU UMA TORCIDA OU QUALQUER OUTRO SOM QUE ESTIVER ATRAPALHANDO O JOGO.
SE O ARBITRO DA PARTIDA OBSERVAR QUE QUALQUER SOM OU QUALQUER OUTRA COISA ATRAPALHE A AREA DE JOGO QUE ELE ESTIVER ATUANDO ESTE DEVE TOMAR AS DEVIDAS PROVIDENCIAS, OU SEJA SOLICITAR A PRESENÇA DO ARBITRO GERAL PARA ESTE TOMAR AS DEVIDAS PROVIDENCIAS PARA QUE A PARTIDA SE REINICIE.[/quote]

Você foi perfeito em todos os seus esclarecimentos.

Só ratificando: o árbitro da mesa que os atletas estiverem incomodados com o barulho, pode no máximo comunicar ao árbitro geral para ele tomar uma providência. Ele não pode interferir em outro jogo. Apenas o árbitro geral tem esse poder.