Grau e dureza da borracha muda o saque?

Ola! Eu vim a quir levantar um questionamento que eu tenho, eu utilizava a hurricane 3 neo (versao comercial, a mais barata) e tinha uma gama de saques que produziam bastante efeitos usei ela por um ano e ainda produz algum efeito, porem eu transitei para uma borracha europeia, a donic blustorm z1 turbo, contanto, percebi que nao consegui imprimir efeito lateral no meu saque por algum motivo, diferente da hurricane, logo, percebi que se jogar a bola muito para cima ela cria algum efeito, so que eh dificil pegar o tempo de bola, e me deixou impossibilitando de sacar com efeito curto na mesa, isso me deixou put… (saque era uma das principais armas no meu jogo) por fim, troquei por uma tibhar mx-p e coloquei a donic no back, pena que ainda nao pude testa-la devido a pandemia, se alguem tiver algum conhecimento sobre a minha frustacao agradeco aos comentario.

outra coisa, a hurricane possuia 40 graus se nao me engano e tinha uma esponja media-dura, e a donic 50 graus, sendo dura

outra coisa, na hurricane a bola mudava mais facilmente a tragetoria conforme o efeito, que foi o oposto da donic

O que está interferindo não é a direza da esponja até porque a dureza da Z1 é tão alta quando da Hurricane. Acontece que a Hurricane é muito mais grudenta (grip) que a Bluestorm e qualquer borracha europeia ou japonesa. Nenhuma borracha europeia ou japonesa proporciona tanto efeito quanto as chinesas.

Recentemente a Donic lançou uma linha mais grudenta, a Bluegrip, mas mesmo esta linha ainda não se compara as chinesas tradicionais.

Boa tarde Vinicius,

As duas borrachas são de fato totalmente diferentes, e estranho seria se vc não sentisse esta diferença. Pelo aspecto “grudento” mencionado pelo @yoshida, a Hurricane já apresenta características totalmente diferentes. A dureza delas combinada a isso é que te dá a sensação que tem.

Acontece que, por não ser “grudenta”, a dureza da Bluestorm Z1 Turbo faz com que a bola saia da esponja mais rápido em qualquer situação, diferente da Hurricane, mesmo sendo esta última mais dura. Isso faz com que seja necessária maior sensibilidade no toque, e por isso os profissionais usam borrachas mais duras, pois não têm problemas com esta sensibilidade (toque) e precisam da velocidade. Não é fácil aplicar bastante efeito com material duro. É possível, mas tem que treinar muito, ter paciência, e dependendo do caso, tentar uma madeira lenta (eu gosto muito).

Boa sorte!!!

1 Curtida