German Open 2016

Alguém acompanhando?
A final será às 15:10 hrs. Vai ser transmitido em algum lugar?

Dúvida: Qual a estratégia da China, já nessa competição: FAN Zhendong e XU Xin não competiram?

Attachments:

Opa,
A outra semifinal está passando pela itTV.

Augusto, só pra esclarecer sua questão da estratégia da China. O Alcir, Nakata, Didiosan e outros podem completar ainda mais minha explicação.

A China “testa” seus jogadores mandando eles pros abertos da ITTF. Foi o caso de dois atletas com menos de 18 anos que jogaram no Aberto do Brasil em 2014 (se não me engano os nomes são Zhu Cheng e Liu Dingshuo, este último com 15 anos na época). Pelo pouco que encontrei a respeito, eles preparam os jogadores pra competições pré-estabelecidas, ou seja, miram aquele determinado evento desde o início do ano ou uns 3 meses depois. Tirando o China Open e WTTC, raramente você vê todos os caras principais da China juntos. A rodagem é grande por vários motivos:

  1. Não dá pra um jogador jogar todos os abertos da ITTF junto com Copa do Mundo, Campeonato Mundial e outros (existe o próprio desgaste e fadiga muscular).

  2. Melhores competições (que valem mais pontos como German Open e China Open) são enviados os melhores. As que valem menos pontos eles costumam enviar seleções de base.

  3. Fan Zhedong e Xu Xin não devem ter competido pois estava rolando a seletiva da própria seleção chinesa para o Campeonato Mundial de Equipes, e daí pode ter entrado o desgaste físico. Se eu não me engano a data foi bem próxima e com o perdão da palavra, “o couro comeu” nessa seletiva, pois os jogos foram melhores de 9! Ou seja, tinha que ganhar 5 sets pra pontuar. Muitas vezes esses dois já devem estar treinando para o Campeonato Mundial de Equipes.

Vamos ver como será essa final entre Samsonov e Ma Long, é impressionante ver alguém na idade do Samsonov (39 anos) jogando esse tênis de mesa lindo. Samsonov é muito tático e é quase um jogador de xadrez, torço muito por eles, apesar do Ma Long estar numa fase sensacional.

Os colegas podem completar mais aqui, com certeza minha explicação foi um pouco superficial.

Abraço

Valeu Diogo,
A final foi 4x1 para Ma Long (único set perdido por Ma Long na competição e por 10x12). Infelizmente, assisti apenas o final do último set.

Nota: Bem q gostaria q alguém fizesse um comentário a respeito desta final e do campeão Ma Long.

Eu tenho um comentário a respeito do Ma Long. Ele atropelou todo mundo hahah

Sent from my 2014819 using Tapatalk

Augusto, só estou esperando a ITTF colocar o vídeo no canal dela que falarei. Não vi o jogo.

Augusto, assisti o jogo agora e deu pra perceber algumas coisas, ainda que superficialmente. Obviamente, o Ma Long está voando e disso todo mundo sabe, mas algumas coisas que Samsonov fez foram interessantes.

  1. Em praticamente todos os pontos, Samsonov tentou “desacelerar” Ma Long, por exemplo, muitas devoluções foram curtas (fazendo Ma Long entrar na mesa) e médias (dois quiques na mesa), bem como seus saques. Acho que ninguém em sã consciência hoje vai dar um saque longo com Ma Long, nem mesmo se for chinês. Claro que é fácil falar, mas realmente o nível de Ma está muito alto, e muitas vezes ele obrigou o bielorruso a ir atrás e segurar smash, seja com Harau ou outros golpes.

  2. Mesmo variando ritmo com bloqueios diferentes (Samsonov é um bloqueador nato), Ma Long praticamente “desceu a mão em tudo”, nesse ponto não se pode dizer que Samsonov não tentou, pois ele usou bloqueio por baixo, lateral e muitos não deram certo.

  3. Outra estratégia que vi que funcionou um pouco foi saque na linha do meio por Samsonov, mas depois Ma Long pegou o jeito. Talvez o que tenha dado mais certo foram os ângulos extremos usados por Samsonov, ou seja, ele devolvia a 2ª bola cavada pesada e funda no backhand de Ma e depois tentava voltar sua 4ª bola no forehand de Ma Long (claro que é difícil fazer aqueles foguetes dele voltarem). O contrário também funcionou com alguma frequência (cavada funda no fore e depois no backhand de Ma).

Quando entrou, deu certo, inclusive um dos pontos que ajudou Samsonov a vencer de 12x10 foi exatamente assim. O sorriso dele foi impagável, acho que pra ele, podia acabar ali kkkk. Raros os pontos que Samsonov ganhou quando ele tomava iniciativa, a maioria foram contra-iniciativa (até pelo jeito dele jogar e pela idade).

Impressionante como Ma Long cresceu depois do WTTC de 2015, ele se afirmou ainda mais. Atualmente, creio que os únicos jogadores no mundo capazes de fazerem alguma resistência notável a Ma Long são Xu Xin e Fan Zhedong. O primeiro pela versatilidade e criatividade e o segundo por ter um estilo muito parecido com Ma Long. Se Ma Long jogar assim e com essa consistência, vai ser praticamente impossível tirar a Olimpíada dele, a não ser se vier lesão etc. Nem Zhang Jike (que ganhou dele na seletiva) ou Fang Bo conseguem acho, creio que Ma Long está um degrau acima deles.

Eu acredito que o Zhang jike pode sim ganhar do Ma Long porque ele tem mais cabeça, mais jogo tático. Mas sem dúvida ele é a zebra e o Ma Long é o favorito.
Quanto ao Xu Xin não acredito tanto assim por falta de confiança no back dele.
E o fan zhendong se continuar evoluindo acredito que vai ser ainda mais implacável que o Ma Long quando adquirir mais experiência

Sent from my 2014819 using Tapatalk

O Zhang Jike não fez um 2015 bom, pode até ser que ele vença, desde que não seja o mesmo Zhang que chutou aparador quando ganhou do Ma Long alguns anos atrás, o que prova que ele perde cabeça em alguns momentos. Aliás, ele perdeu do Ma Long nesse aberto (4x0). De qualquer forma, vejo com muita dificuldade alguém vencer o Ma Long nesse ano se ele continuar assim.

A limitação do backhand do Xu Xin não é por falta de confiança e sim porque ele é caneteiro, e creio que tem o melhor trabalho de pernas de todos os profissionais, pois usa pivô constantemente. Ele já ganhou repetidas vezes do Ma Long jogando assim e pode fazer isso de novo.

De qualquer forma, vai ser difícil tirar algo de um chinês esse ano, mas continuo acreditando no resto do mundo.

O Samsonov não usa treinador?

Até onde sei Augusto tem sim. Não sei o nome, mas era um senhor de branco de cabelo e bigode brancos também. Não achei imagem dele, mas se você assistir vídeos antigos de Samsonov ele aparece. É curioso pois só percebi agora aparentemente que não tinha treinador com ele. Às vezes acontece, um outro exemplo foi Kreanga no WTTC em 2013, ele também estava sem técnico.

Tb não me lembro e nem consegui encontrar o nome do técnico que costumava apoiar o Samsonov. Mas acontece que agora ele é técnico da seleção russa, acredito que já faz uns anos. De qualquer forma, pode ser que não tenham enviado técnico. Acontece.

Abraços!!!