"Gatilho do Cazuo"

OLa, alguem aí sabe ou tem uma referencia cientifica sobre os chamados gatilhos? Assim como existem os “harais” (naum sei como iscreve), deve haver algum fundamento basico para explicar o fenomeno que acontece na mão do Cazuo quando vc manda um katão pesado pra ele e ele manda uma “shotada torpedo” em cima de voce, certo? Peço desculpas a todos pois naum estou familiarizado com o site ainda, mas pelo que vi parece ser o melhor da net, graças ao pessoal interessado que contribui, verdadeiros amantes do esporte, assim como eu!!! :smiley: Parabens Mazinho!!!

Eu acho q tenho uma explicacao…!o de tudo o meu amigo Cazuo tem uma forca extraordinaria e uma mobilidade fenomenal no pulso…2o se vc dah uma katada heavy quer dizer q vc converte grande energia na bola em rotacao certo, entaum vc dah uma bola c/ bastante energia soh q energia convertida em giro, certo? entaum o q o cazuo faz eh aproveitar toda sua energia, alem dele por a energia dele tbm na bola…soh q ele converte td a sua energia de giro em velocidade horizontal…como? ele abre a raqt pega embaixo da bola e manda toda a sua energia + a dele p/ frente…como o cazuo naum come o efeito? eh pq ele pega embaixo da bola e mira p/ cima, mas como sua bola tem mto efeito, a bola em vez de ir p/ cima vai p/ frente, eh simples…o seu efeito faz com q a bola dele entre reta e forte…o q ele faz eh pegar embaixo, mirar p/ cima e bota forca do pulso dele p/ naum comer o efeito

Olá Colega,

seja muito bem-vindo ao Site Oficial do Mesatenista Brasileiro. Hoje o Mesatenista.Net vive sua melhor fase, não apenas pelo estrondoso aumento do número de visitantes, muito menos por minha causa, mas sim porque os usuários parecem cada vais mais conscientizados do papel que desempenham em ajudar o próximo. Todos estão realmente cooperando e fico muito orgulhoso disso. Muito obrigado galera!!

Abraços,

Mazinho

Concordo q essa situação é simples, ou pelo menos normal no tênis de mesa

Como o colega já disse a bola vai com muito efeito, energia

Tente numa “katada” dessa golpeá-la com a raquete a 90º em relação à mesa

O resultado é um “torpedo” contra a mesa

A trajetória da bola será de 45º, comparando-se mesa e raquete

Portanto se vc inclinar a raquete 45º pra cima usando seu movimento para converter a energia da bolinha o resultado será um “torpedo” paralelo a mesa, no sentido do lado adversário

A partir disso, temos uma situação totalmente controlado pelo jogador

Na teoria é simples, na prática precisa de muito treino e tb, o mais importante, concentração na execução

Se puder fazer uma consulta bibliográfica, indico a Table Tennis Player desse trimestre, q traz nas páginas 16 e 17 um breve estudo com linguagem simplificada da rotação da bolinha no tênis de mesa

Table Tennis Player - nº 19 - Julho de 2003 - pág. 16 e 17

Essa explicacao teorica foi boa roberto…uma coisa q eu eskeci de falar eh…num adinata o jogador bater c/ a raqt aberta apenas…ele tem q abrir a raqt, e na hora do impacto da bolinha ele tem q fechar um poko a raqt p/ dar seguranca ao golpe

Eh Verdade Mazinho, o pessoal esta colaborando p/ o crescimento do site c/ topicos e assuntos legais, por isso o forum esta rico em informacao q me levou a fazer parte ativamente desse forum, jah q antes eu participava passivamente do forum pq nele entrava gente mto mala e ao inves de contribuir soh atrapalhava…O pessoal esta de parabens…Como eu disse na parte Geral, prefiro discutir c/ kem entende do neogcio do q bater boca c/ barraqueiros

Teoricamente tudo maravilha !!! :D

Mas o backhand que o Cazuo aplica nas bolas em downspin é impressionante pela porrada… faz barulho de batida mesmo e é bem veloz.

Outro dia fizemos um treinamento desse no clube onde treino e acho que o rendimento geral ficou abaixo de 15% de acertos.

Abraço,
Fabio.

amigo, eh backspin…

Esse comentário do Fabio procede (apesar do erro na grafia do golpe)

Esse tal “gatilho” deve ser proeminente de uma nova técnica q está sendo comentada

Essa técnica foi melhor ensinada por um técnico francês, q ñ me lembro o nome

Ele esteve a pouco no Brasil e aplicou oficinas sobre essa técnica q está sendo implantada em vários clubes

Pelo q sei, o jogador brasileiro q mais domina essa técnica é o Reinaldo Yamamoto

Se alguém souber de algo mais sobre essa técnica, por favor se pronuncie

Essa tecnica nada mais eh que um harau de backhand. So que o Cazuo esta utilizando um pouco mais de forca. Sem duvida que para um caneteiro eh espantoso um shoto desses (que eu nunca vi pessoalmente), mas entre os classistas eh comum. O Wang Liqin tem um dominio completo desta tecnica. Quem nunca assistiu um jogo seu? Geralmente em bolas curtas ele finge que vai passar a bola de chop e aplica um “harauzao” de back no forehand do adversario. Quando nao eh um winner, a bola volta muito facil p/ ele finalizar e na grande maioria das vezes ele ganha o ponto. Resumindo: teoricamente eh facil colocar em palavras mas p/ executar… :frowning:

Na última clínica q teve do técnico da seleção francesa no Brasil, ouvi dizer q uma NOVA técnica estava sendo implantada

Ela é, aparentemente, baseada em “harau”

Nesse estiloo jogador joga em “cima” da mesa, afastando-se muito pouco (só em situações extremas) e todas as bolas são “chapadas”

Talvez em outros países, como o Japão, esta técnica já é mais antiga

Aqui no Brasil, esse tipo de técnico foi há pouco implantada nos treinos

alguempor favor me explique o qie é gatilho,topspin,eoutras girias de tenis de mesa
pois eu soh sei o que é shoto,cozinhar,e drive,backhand,sauq pesado,saque lateral
numsei nem o que é footwork,por favor me exspliquem

O gatilho que estamos comentando aqui eh uma bola que vc nem ve por onde passa, so escuta o barulho, entendeu? Se ficou em duvida te aconselho a treinar bastante (com um material de primeira) e ai vc entendera.

Vamos lá!!!

Primeiro vc deve entender o q é efeito

Efeito é basicamente a rotação q a bolinha ganha qd vc “raspa” na borracha da raquete

Portanto, efeito ñ é apenas curva, mas a curva pode ser em certo momento uma consequência da curva

O efeito q vc coloca na bolinha depende do lugar onde vc bate na mesma

Se vc bater em baixo chama-se underspin (ou cavado, pesado)

NOTA: muitos tb se referem a esse efeito como backspin

Se bater em cima da bolinha, chamamos de topspin (portanto o drive é uma forma de topspin)

E em um dos lados é o sidespin (ou lateral)

Desses vc pode evoluir para outros como o cavado-lateral, lateral-rápido, etc.

Footwork é um nome em inglês q se traduz como trabalho de pernas

O tênis de mesa ñ é um esporte q se limita fisicamente a movimentos do braço, mas tb é necessário a um jogador uma boa movimentação das pernas

caras,meu professor,o romulo,
me ensinou 5 efeitos
o backhand(backspin)
o chuvinha(utilizado em um saque que ele ensinou)
o shoto(na verdae ,nao é bem um efeito mas um meio de defesa contra drives
o drive
o drive,mais suave,onde a bolinha vai devagar e ,tchum,moh rapida
a cozinhada,que é a defesa para saques com efeito

cumé q é o movimento desse golpe “cozinhada” ?!?! as vezes eu até sei fazer , mas naum conheço o nome científico dele !!!

o nome cientifico é tsutsuky

Aqui no Recife chamamos “cavada”.

Abraços,

Mazinho

Onde moro tb é chamada de bola “cavada”

Alguns tb falam q qd alguém saca cavado, ele deu um saque pesado

Pra ser bem exato sobre como dar esse efeito, vc tem q bater embaixo da bolinha, fazendo com q o giro dela seja para trás

aki em sorocaba chamamos de tsutsuki, ou mesmo cozinhada

Lembrando a época que frequentava direto o Ateme, uma das coisas mais assustadoras que via era o treino de shoto que o Serge dava pro Cazuo. Era quase suicídio disputar shoto com ele, nem mesmo Gilmar conseguia aguentar aqueles tiros que o moleque soltava. Um pesadelo pra quem estava no outro lado da mesa.

A diferença, conforme o proprio Serge tinha me explicado, é que o Cazuo usava shoto não como recurso defensivo, e sim ofensivo. Ele aproveita a elasticidade do pulso para executar um movimento curto e estupidamente rápido. Um outro detalhe: um exagero de cola! Vocês não tem idéia de quanta cola ia na raquete dele. A borracha chegava encharcada, fazendo com que sua elasticidade fosse até o limite. Poucos conseguiam dominar aquela raquete daquele jeito. Um monstro.

Fiquei dois anos aprendendo especificamente esse movimento dele, pois meu forehand é pessimo e dependia muito do shoto. Depois desse tempo todo meu shoto melhorou consideravelmente, mas a bola, apesar de estar indo bem mais rápida (o suficiente para deixar jogadores da segunda divisão com muita dor de cabeça) ela era apenas uma fração do que o Cazuo conseguia.

Conclusão que tirei após esse aprendizado:

  1. Tempo de contato com a bola: tem que ser mínimo. Quanto menos tempo ficar, menos efeito na borracha vai pegar.
  2. Cola: alguns podem até discordar, mas nesse tipo de jogada faz diferença. Eu era um cético que não acreditava que a cola faz o jogador. Fui obrigado a rever meus conceitos.
  3. Jeito de pegar a bola: Não tem nada a ver com força. Havia atletas que ganhavam no braço de ferro dele brincando. Mas ele descobriu um jeito para aproveitar a elasticidade do pulso dele de modo que permita um movimento curtíssimo e rápido.
  4. Muito treino e dedicação: esse item nem precisa de maiores explicações.

[]'s a todos
The Evil