GARAPA X GATORADE.... Qual delas?

Vi uma reportagem que grandes clubes de volêi estão trocando os isotonicos como o GATORADE por GARAPA… dizem que a reposição é mais eficaz… oq acham? alguem aqui ja esta tomando GARAPA nos treinos ou campeonatos? (galera do Nordeste devem adorar mais GARAPA do que nós do SUDESTE)

valeu!

Eu por enquanto tomo gatorade mesmo, mas vou procurar outros isotonicos. Quem conhece o garapa aqui e toma?

:lol: Só retificando pra quem não sabe

GARAPA = CALDO DE CANA!

Eu não sabia :stuck_out_tongue:

Eu conheço jogadores que tomam um outro derivado da cana de açúcar… :lol: :lol: :lol: Mas não sigam esse exemplo, não é isotônico. (longe disso!)
Eu fico com H2O mesmo.

[quote=“Nakata”:3al89hap]Eu conheço jogadores que tomam um outro derivado da cana de açúcar… :lol: :lol: :lol: Mas não sigam esse exemplo, não é isotônico. (longe disso!)
Eu fico com H2O mesmo.[/quote]
É isso ai Nakata, o melhor é H2o mesmo, pra quem não sabe o melhor e água pura, mais pra quem vai ficar o dia inteiro no torneio é bom no intervalo do jogo tomar um isotonico, como gatorade, acho que a garapa é muito calórica e por ter uma quantidade de açucar muito grande pode relaxar muito e quando se esta relaxado não se consegue uma boa concentração, para o voley pode ser que seja interessante, pois normalmente, eles jogam uma partida de uma hora e vão pra casa, mas para o tênis de mesa com certeza não é, abraço

E caldo de cana na beira da estrada, alguém aquí toma?

Naquelas barraquinhas onde o cara põe a cana em pé do lado de fora e o cachorro dorme do lado.

[quote=“MaurelLuchiari”:283zjc0n][quote=“Nakata”:283zjc0n]Eu conheço jogadores que tomam um outro derivado da cana de açúcar… :lol: :lol: :lol: Mas não sigam esse exemplo, não é isotônico. (longe disso!)
Eu fico com H2O mesmo.[/quote]
É isso ai Nakata, o melhor é H2o mesmo, pra quem não sabe o melhor e água pura, mais pra quem vai ficar o dia inteiro no torneio é bom no intervalo do jogo tomar um isotonico, como gatorade, acho que a garapa é muito calórica e por ter uma quantidade de açucar muito grande pode relaxar muito e quando se esta relaxado não se consegue uma boa concentração, para o voley pode ser que seja interessante, pois normalmente, eles jogam uma partida de uma hora e vão pra casa, mas para o tênis de mesa com certeza não é, abraço[/quote]+

Você tem razão, meu caro. A garapa é um ótimo repositor, mas, para o final do treinamento.
Tenho uma receita, que pode ser usada antes e durante os treinamentos e jogos, que é de fácil digestão e que repõe carboidratos (energia) e sódio (evita cãibras).

INGREDIENTES:

  • 1/2 X DE ÁGUA FERVENTE
  • 4 X DE ÁGUA FRIA
  • 4 COLHERES DE SOPA DE AÇÚCAR
  • 1/2 COLHER DE CAFÉ DE SAL
  • 1/2 X DE SUCO DE LARANJA (OU 1/2 LIMÃO PEQUENO)

DISSOLVER O SAL E O AÇUCAR NA ÁGUA FERVENTE, MEXENDO BEM, E MISTURAR OS DEMAIS INGREDIENTES.
OBS: BEM GELADA ATÉ QUE FICA GOSTOSA.

Abraços,

Torto

:lol: Ae Torto! isso me pareceu uma receita daquelas de soro caseiro… com um toque de limão…rsrsr… lembrou uma propaganda de REFRI… :lol:

Mas deve ser bom sim… açucar e sal… deve repor bem as calorias gastas no TM

Foi comentado og em minha aula que soh eh recomendado tomar isotonicos se vc realmente fez bastante atividade fisica, pois caso contrario vc não perdeu sais e fica com uma sobrecarga de sais nos rins. E acho q ninguem gosta de pedra no rim né? :lol:

Realmente o ideal eh agua e o Gatorade dps de atividadesrealmente intensas, não 5 minutos de corrida…

Da garapa num posso falar pq não sei oq poderia dar além de carboidratos.

Eu já prefiro a boa e velha água, não vou ficar gastando dinheiro com gatorade ou garapa.

Não sei se faz bem ou se faz mal. Só sei que caldo de cana é muito bom :smiley:
Do lado de fora do lugar onde treino de Sábado tem uma feira, depois do treino é batata: 2 pastéis + meio litro de caldo de cana.
Uma delícia ::bebida::

Tb sou partidário do H2O…É bom demais…
0800 então…uh, “magavilha”

:lol:

eu questiono a procedencia da materia prima para se obter a garapa, lembrem-se q uma galera de santa catarina morreu a uns tempos atrás após ter tomado garapa, o cara da beira da estrada moeu barbeiros junto com a cana, eu antes gostava muito (tomava na feira pra acompanhar o pastel), mas agora estou de pé atrás.
mas na hora do jogo é inquestionalvel o gatorade, além de repor os sais ele num dá akela sensação de cheio (como é o caso de se tomar um refrigerante) e vc toma uma ou duas vezes e fica satisfeito (diferente da água q de 2 em 2 minutos vc toma um bocado e parece estar querendo mais ainda)

O episódio referente aos “barbeiros” realmente foi muito infeliz… mas atualmente não há mais casos assim…

de qualquer maneira a GARAPA em mim dah um sono danado… abaixa a pressão…

GATORADE só em campeonatos e olhe lá… fico com a SKOL msm!!! :lol:

Pessoal, isotônico ou não. Se o Brasil não patentear a Garapa, o Japão o fará ! Eles já patentearam o cupuaçu (marca).
A mesma coisa pode acontecer com a Cachaça (corremos o risco de não poder usar mais este termo no mercado internacional).
A Garapa é nossa ! Com ou sem barbeiros !

[quote=“torto”:x9s7i90m]Tenho uma receita, que pode ser usada antes e durante os treinamentos e jogos, que é de fácil digestão e que repõe carboidratos (energia) e sódio (evita cãibras).

INGREDIENTES:

  • 1/2 X DE ÁGUA FERVENTE
  • 4 X DE ÁGUA FRIA
  • 4 COLHERES DE SOPA DE AÇÚCAR
  • 1/2 COLHER DE CAFÉ DE SAL
  • 1/2 X DE SUCO DE LARANJA (OU 1/2 LIMÃO PEQUENO)

DISSOLVER O SAL E O AÇUCAR NA ÁGUA FERVENTE, MEXENDO BEM, E MISTURAR OS DEMAIS INGREDIENTES.
OBS: BEM GELADA ATÉ QUE FICA GOSTOSA.

Abraços,

Torto[/quote]

Me senti no Programa de Ana Maria Braga. Imaginei até as gozações do Louro José…rsrsrsrsrs

Falando sério: vou testar a receita.

Jadson

Só cuidado para não exagerar e tomar muito e constantemente… parece que esse tipo de “soro” como tem sal pode causar pedra nos rins com o decorrer do tempo… tome com moderação (parece ate que falamos de cerveja…kkkk)[/b]

Como é que é? Pedra nos rins?
Luciano se eu contar minha história, vc nem acredita.
Eu já fui operado em 2001 para retirar uma pedra de 7cm (isso mesmo, sete centimetros) do rim. E passei por maus bocados depois da cirurgia (onde fiquei 5 horas na mesa de operação). Tive que ficar com um cateter seis meses. Depois da retirada do cateter, ainda fiz algumas litrotripicias extracorpóreas (que o pessoal chama de laser).

Por estes motivos estou longe de qualquer coisa que produza pedra nos rins. :wink:

Acredito que esta matéria irá tirar as dúvidas.
Quanto a receita da Ana Maria Braga ( desculpe a brincadeira, mas nw resisti )
Tem tanta eficacia quanto os Gatorades da vida, basta seguir a porcentagem, anotadas no texto mais abaixo.
Quando transpiramos nw perdemos só agua, mas tambem sais e outros elementos ( o suor é salgado ).
Portanto seguindo as proporções nw há o risco de ter pedras nos rins, é necessário repor os sais perdidos.
Vale tambem comer banana durante os treinos, para repor o potássio, mas a banana que vc come hoje nw faz efeito no dia, irá repor o potássio que vc perdeu no dia seguinte.

Segue o texto abaixo.

Um abraço a todos

O que é isotônico ?

  • é uma bebida com determinado sabor, constituída predominantemente de água, carboidratos e eletrólitos (sódio e potássio , geralmente) .

Qual a utilidade dos isotônicos ?

  • hidratação : os isotônicos repõem a água perdida no suor durante a atividade física, que, a depender da pessoa, da temperatura, da umidade ambiente e da intensidade da atividade física, pode chegar até a 2,5 litros por hora ou até mais, causando sérias consequências do ponto de vista cardiovascular, reduzindo sua performance e afetando o importante mecanismo de regulação de temperatura do seu corpo. Uma perda de apenas 2% do seu peso em água já é prejudicial .
  • reposição de carboidratos : na atividade física com duração maior que uma hora, principalmente naquelas com intensidade moderada a alta, a nossa reserva de glicose se esgota, levando a uma queda de performance e às vezes até hipoglicemia com tonturas e desmaios . O isotônico , quando usado da maneira correta , ajuda a manter os níveis adequados de glicose no sangue .
  • reposição de minerais : só passa a ser importante a reposição de minerais , principalmente de sódio (perdido no suor), em atividades que duram mais que 3 horas.

Água não é suficiente para a reidratação ?

  • Isso é verdadeiro, se a atividade durar menos que uma hora . Entretanto , pesquisas mostram que quem bebe isotônico ao invés de água durante ou depois da atividade física , acaba se reidratando mais, devido ao sabor mais agradável da bebida . Comparativamente, é a mesma situação de beber água ou sucos/refrigerantes . O sabor faz sempre com que bebamos mais .

Isotônicos “engordam” ?

  • Embora possuam carboidratos na sua fórmula, estes são usados imediatamente como energia para a contração muscular . Os isotônicos também permitem você a se exercitar por mais tempo e numa intensidade maior , o que faz com que você gaste mais calorias . Adicionalmente, o carboidrato contido no isotônico faz com que você sinta menos fome (porque evita a hipoglicemia-queda da glicose no sangue) e coma exageradamente após a atividade física. Proporcionalmente, isotônicos possuem menos calorias do que refrigerantes .

Água e açúcar ou um suco não tem o mesmo efeito do isotônico ?

  • Durante a atividade física, é muito importante a rápida absorção no estômago , para proporcionar imediatamente a disponibilidade de açúcar no sangue e repor a água perdida no suor, bem como evitar que sintamos náuseas . Assim , através de pesquisas, verificou-se que para haver essa absorção rápida, a concentração de carboidratos numa solução tem que estar na faixa de 4 a 8%. Concentrações maiores faz com que haja um retardamento na absorção da água e carboidratos .

Quanto isotônico devo tomar ?

  • para a atividade física com duração maior que uma hora, uma pessoa necessita de 0,5 a 1 gramo de carboidrato por kg de peso por hora. Para repor as perdas de água e carboidrato, um indivíduo de 70 kg, por exemplo, deve tomar aproximadamente entre 600 a 1.200 ml de isotônico por hora .

Referências:
1.Mendoza, J.R., et al. Med Sci Sports Exerc 32:S238,