Fundamentos para um caneta japonesa

Quais seriam os principais fundamentos que um caneta japonesa não pode deixar de aprender?

Essa pergunta é muito aberta. Sacar bem, usar bem shoto e batida de esquerda, drive de fore , t3ª bola e contra-ataques seria uma boa estrutura de jogo. Vai depender de muita movimentação…

1 Curtida

Bem interessante, o caneteiro deve focar no footwork para sair na vantagem contra classista e classineta, alem de melhorar o pivo que e bastante fundamental

Boa noite @Matheus1,

Realmente, como disse o @Gustavo_Auad (embora vc não deva confiar nesses carecas… :thinking::laughing: :laughing: :laughing:), essa é uma questão um tanto aberta. Tudo depende da sua estrutura de jogo, da sua estratégia. Claro que o básico nunca vai deixar de ser importante, e vai ser pelo resto da sua vida, mas tudo o que vai além disso depende muito da sua concepção de jogo.

Como a essa altura vc já deve saber que o forehand acaba tendo evidência dentro desse estilo, acredito que posso adicionar algo dizendo que o que pode fazer mais diferença é, por incrível que pareça, a consistência do seu backhand. Não quero dizer com isso que vc não deva treinar forehand, até pq nem precisaria dizer que vc precisa faze-lo: é premissa, o arroz com feijão. Mas solidificar o backhand é que vai te permitir lutar na estratégia básica que geralmente vão aplicar contra vc. Ou seja, ter um backhand consistente vai te permitir ter chance de resistir e chegar a ter oportunidade de usar um suposto forehand mais forte.

O pivot é um fundamento importante? Sim, e em todos os estilos. Mas hoje em dia, mesmo em níveis mais baixos, o uso dele é cada vez mais restrito a condições mais favoráveis. Todo mundo está acelerando mais o jogo, e o que era para te colocar em vantagem muitas vezes abre espaço para o adversário, então vale mais a pena ter um backhand melhor (até para impor mais pressão) e usar o pivot com menor risco. E nesse mesmo sentido, o footwork é realmente importantíssimo, mas o posicionamento é ainda mais, para vc não jogar o tempo todo “correndo”, pq isso não é nenhuma vantagem.

Portanto, não é possível responder com precisão a sua pergunta, mas posso te dizer que vc precisa aprender a jogar sob a pressão tática que se espera colocar sobre vc. Assim, vc consegue empatar no seu ponto menos agressivo e “sair para caçar no forehand” (usando as palavras do Jöze Uhr, treinador do Darko Jorgic, para não plagiar ninguém hahahahah).

Abraços!!!

1 Curtida

Muito obrigado pela dica, realmente ficar so no corre corre nao vai trazer sempre vantagens, seria importante desenvolver o back atraves do revés e o push que podem ser duas grandes armas para ataque de back caneta, so que a questao do back pra baixo que o classico usa, e um pouco mais dificil por voce ter que fechar muito a raquete

Desenvolver um forehand potente tambem e um ponto fundamental