Frustração com o Forum

Estou um pouco desapontado com o forum.
Na descrição do site consta: “O tênis de mesa levado a sério.”
Quanto mais eu assistia videos e materias mais me apaixonava por um esporte, quase, inexistente na minha cidade.
Por isso decidi inseri-lo aqui. Conversei com um tecnico de outra cidade para vir dar aula. Estou em busca de patrocinios e apoios.
Mas nada disso funciona sem a colaboração de tenismesistas ja experientes para transferirem o Know-How e aplicar aquilo que eles ja perceberam que funciona aqui.
Percebi que há vasto material para o tenismesista nível intermediario e avançado. Já é escasso post para níveis iniciais.
Ao mesmo tempo percebi o paradoxo de reclamarem de exclusão ( com outras palavras) e falta de incentivo, etc. mas nao incentivam o desevolvimento do tenis de mesa.
Mais do que muitos aqui, estou buscando informações para agregar valor ao esporte, nao so ao jogo pessoal de cada um. Vou ampliar, mesmo que microscopicamente, o amor ao esporte pois haverá aulas gratuitas.
Mas minhas perguntas foram negligenciadas por mais de 90 usuarios, que visualizaram o post.
felipe.sartor e nakata foram os únicos que me esclareceram algumas coisas. Deixando aqui meu agradecimento.

https://mesatenista.net/forum/1-geral/96705-montar-uma-academia.html

Neste topico

Você é apressadinho, hein? Em 24h queria todas as respostas que achava necessárias?

Aguarde mais um pouco. Dauqi a pouco aparece mais gente que possa ajudar.

Minha pressa é justificavel.

Ontem tive uma reunião com o presidente de um clube, presidente de uma associação e superintendente de uma grande empresa. Hoje tenho mais duas, representante de esportes de uma usina e o dono de uma empresa com faturamento elevado. Semana que vêm tenho uma com o representante de implantação de projetos sociais de uma usina.
Quero apenas implantar o esporte que todos aqui amam na minha cidade.

Qual inforfmação que não tenha sido postada por algum dos usuarios vc precisa? Entra no teu tópico e publique a pergunta. Pela sua última resposta lá parecia bem satisfeito com o que já tinham ajudado.

Ja fiz algumas perguntas. (ou muitas) kkk

Desculpe, nao respondi por motivo de inexperiencia.

[quote=“vtoyota” post=100061]Estou um pouco desapontado com o forum.
Percebi que há vasto material para o tenismesista nível intermediario e avançado. Já é escasso post para níveis iniciais.
[/quote]

Opa! Pera lá!
Pelo jeito você não pesquisou direito no site. O que mais existe aqui é dúvida de iniciante.

As duvidas são normais, não discordo. Todo mundo passa por elas.
Mas você precisava ter procurado com um pouco mais de atenção e vontade.

Olha só, tem uma CATEGORIA no forum só pra isso AQUI.
Existem posts excelentes que tem muita informação (como ESSE e ESSE, que atende desde iniciantes até avançados).
Eu mesmo já cansei de fazer recomendações de materiais pra galera novata nesse último link.

Uma coisa importante sobre principio de foruns é:
As pessoas ajudam por gostarem e não recebem nada por isso. Ninguém tem essa obrigação.
Sendo assim, você não pode COBRAR ajuda imediata. Infelizmente o errado foi você, por saber sobre seu projeto há tempos e só deixou pra fazer suas perguntas aqui há 1 dia dos seus compromissos.

Desculpe a sinceridade e, principalmente, espero ter te ajudado.

Ja que incitei uma breve discordia sobre alguns aspectos da minha primeira impressão sobre o forum. Vou dar uma outra percepção que tive ao entrar e pesquisar as coisas no site.

Eu participo de muitos forums, ou participava ja que atualmente nao consigo mais acompanhar por falta de tempo, e com isso adquiri experiencia sobre organização e disposição dos artigos/textos/comentarios. Um ponto que vejo não ser muito útil e é considerado regra por aqui. É a centralização de todas as informações em um tópico único.
Vejam bem, vou dar um exemplo:

Eu tenho uma borracha H2.
Suponhamos que eu quisesse saber de alguma coisa sobre ela. Imaginem que eu gostaria de saber sobre as camadas de cola Voc-free ideal para aumentar o poder dela.
É um material antigo que caiu em desuso. E suas propriedades são melhor aproveitadas sob colas rapidas.

Provavelmente abrir uma discusão profunda sobre o aproveitamento deste materia na nova era de borrachas dentro de um tópico carregado de outros assuntos mais faceis de dialogar seja impossivel. Mesmo tendo usuarios com informações uteis. Meu post em alguns dias ou hrs pode cair em esquecimento. De que maneira voce torna uma citacao de 2 paginas atras interessante sendo que ninguem falou nada e ainda comentou sobre novos materiais por cima.

E se alguem encontrar uma video aula específica sobre o assunto?

Este método de separação de tópicos tem a grande chance de menosprezar qualquer assunto menos pertinente. E a chance de retomar um assunto ja abordado é bem mais dificil.

Se existisse um topico especifico para cada borracha. subtopicos. um para borrachas duras e outro para moles. Dentro dela sub topicos sobre pinos, tensionadas e nao tensionadas, etc. ali dentro um topico para cada borracha.
As informações seriam sempre interessantes ao leitor. Uma vez que este nao precisaria caçar as informações que ele procura em centenas ou dezenas de paginas.

Pensem como não seria interessante voce pesquisar Ma lin e encontrar um topico com varios videos sendo analisados e esqueletados. Com todos os dados. Inclusive daqui a 3 anos teremos toda uma cronologia de informações sobre ele e sua evolução ou decadencia.
Suas caracteristicas. Seus materiais. Ai voce pesquisa o material e ve todo o que existe sobre ele em um lugar so bem organizado. sem ruidos. apenas a inforação pura e limpa

Na verdade existem diversos tópicos abertos específicos para alguns materiais. Aquela thread gigante é usada mais para dúvidas básicas… Apesar de terem várias que não são.

Geralmente para materiais específicos o povo abre tópico a parte.

Mas muitos concordarão com você sobre essa questão de separação de materiais por categorias. Inclusive isso já foi discutido com o Mazinho quando ele estava reformulando o site e, até onde eu sei, ele estava pensando em adotar um esquema de separação de informações meio que no estilo tabletennisdb.

O maior problema, ao meu ver, é a quantidade de materiais existentes. É muito complicado escolher quais filtros seriam usados para separar as categorias. Já teve um post onde os usuários sugeriram as categorias que seriam utilizadas, e dentro deste já teve discórdia. Então não é tão trivial. Mas creio que ele ainda esteja pensando nisso.

Agora, se vai ficar pronto ou não, ai já não cabe a nós.

a verdade existem diversos tópicos abertos específicos para alguns materiais. Aquela thread gigante é usada mais para dúvidas básicas.. Apesar de terem várias que não são.

O que gera mais divergencia e duvidas quanto ao forum e quanto aos campos ditos como “os corretos para se fazer perguntas”.

A catalogação de essas infomações é fácil de saber. Ou de descobrir como fazer. pois existem regras básicas a serem seguidas. A primeira identificação tem que ser sobre os grandes grupos. A briga pode acontecer mas é imperativo seguir um padrão.
Não sei desse debate que você citou nem sei das intenções do mazinho.
Mas este eh o forum referencia do TM no brasil. Quanto a isso não tenho dúvidas.
E como dizia o tio ben: “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades” kkk
Por isso, este passo é importantissimo para o aumento e conservação do forum.

PS: Falo isso porque acho que o forum esta cheio de amantes de um esporte excluido pela sociedade. Apenas a uniao de todos podera renderizar o esporte a niveis que façam jus ao nome tenis de mesa.

:wink:

[quote=“vtoyota” post=100389]O que gera mais divergencia e duvidas quanto ao forum e quanto aos campos ditos como “os corretos para se fazer perguntas”.

A catalogação de essas infomações é fácil de saber. Ou de descobrir como fazer. pois existem regras básicas a serem seguidas. A primeira identificação tem que ser sobre os grandes grupos. A briga pode acontecer mas é imperativo seguir um padrão.
Não sei desse debate que você citou nem sei das intenções do mazinho.
E como dizia o tio ben: “Com grandes poderes vem grandes responsabilidades” kkk
Por isso, este passo é importantissimo para o aumento e conservação do forum.

PS: Falo isso porque acho que o forum esta cheio de amantes de um esporte excluido pela sociedade. Apenas a uniao de todos podera renderizar o esporte a niveis que façam jus ao nome tenis de mesa.

;)[/quote]
vtoyota,
Em primeiro lugar, agradeço pelas sugestões, pois isto é um fórum de todos e isto significa que aqui apenas existe hierarquia nos momentos de organizar o ambiente e evitar crises. No mais, somos um grupo de iguais, portanto ideias não são apenas bem vindas, mas sim necessárias e essenciais.
Porém, acredito que preciso fazer algumas colocações aqui, no intuito único de alinharmos nossas percepções. Sei que nada do que vc disse aqui é pessoal e o mesmo vale para o que segue.
Acima de tudo, se vc tem uma frustração com o fórum, pode ter certeza de que tenho uma ainda maior. Desde que aceitei o convite para ser moderador, assumi um compromisso comigo mesmo, de dedicar um tempo mínimo e frequente a isto que acredito tanto em sua importância e missão. E não é fácil fazer isto, pode acreditar. Estou constantemente viajando a trabalho, dentro e fora do Brasil, o que dificulta uma série de atividades da minha vida, inclusive a minha relação com o tênis de mesa e seus acessórios. E até, por vezes, gasto horas durante a noite trabalhando num quarto de hotel. Mas eu mantenho e tenho cumprido o meu “compromisso comigo mesmo”, a todo custo (em todos os sentidos possíveis). Sendo assim, com tanto sufoco para manter este trabalho de pé, é um tiro no peito chegar aqui e ter que realizar sempre as mesmas atividades de baixo valor agregado: apagar fogo e “colocar as questões nos lugares corretos”, como vc diz. E ainda pior, até mesmo realizar este mesmo processo por diferentes oportunidades para um mesmo usuário, sempre explicando as razões pelas quais isto está sendo feito. Portanto, ninguém mais do que eu na Via Láctea quer acabar com isso. Muito além disso, todas as tentativas de aumentar o leque ficaram fadadas ao fracasso ou pior que isso.
Enfim, temos problemas sérios com o fórum, de fato, de diversas naturezas e perspectivas. Mas o que vc acha dos padrões aqui? Pq se vc acredita que não existam suficientes, então acredito que seria necessário ou entender melhor o que vc entende como padrão ou que vc dê uma olhada na nossa lista de fóruns. Tivemos todo um trabalho bem feito pelos colegas que participaram intensamente num passado (anteriores a mim), que criaram uma estrutura organizada, bem definida e explicada de tópicos. Ela foi ainda melhorada com o decorrer dos anos, e o mais importante, num processo de demanda partindo dos usuários para moderadores e administradores. Assim continua sendo e sempre será. Entretanto, com tanta convivência com o fórum, principalmente no papel de moderador, posso te garantir que 95% das pessoas não dão a mínima para a sua organização e nem mesmo para seu tão eficiente mecanismo de busca (por mais que sejam benefícios para eles próprios), por mais que a gente sempre explique os motivos pelos quais “colocamos as questões nos lugares corretos”. Logo, a estruturação em qualquer forma ou nível de detalhamento, é sim tecnicamente possível, mas a ÚNICA coisa que vai garantir a qualidade do fórum (bem como de qualquer coisa neste mundo) são as ATITUDES DAS PESSOAS. Repito nesta situação o mesmo dito usado para o pessoal em relação aos materiais: “um tolo com uma ferramenta ainda é um tolo”. Seria de fato interessante buscar toda esta informação em esquema “Minority Report” (heheheheheheh) a respeito de qualquer tema, e criar ferramentas é a coisa mais fácil do mundo, mas um fórum é baseado em informações dispostas por toda a comunidade, e se esta informação não for “colocada nos lugares certos”, a ferramenta se torna um fósforo debaixo d’água. E mais do que o desencontro em relação a esta situação, é que por ATITUDE as pessoas sequer se importam com a informação que estão dispondo (ainda que dúvidas), geralmente pq apenas buscam. E então, como chegar em tal estado de arte que vc vislumbra?
Eu sequer penso em desistir, porque apesar de todas as dificuldades, eu acredito muito nisto aqui. Mas já que acabou virando um “desabafo versão demo”, justamente pela minha frustração com o fórum (hahahahahaha), preciso confessar que frequentemente tenho motivos bastante contundentes para tal.

Ajudarei a toda e qualquer iniciativa para melhorar o fórum, coisa que realiza a minha missão aqui. Mas estou plenamente ciente que, na situação em que nos encontramos, o caminho não é reorganização e muito menos ferramentas.

Abraços!!!

A frustração com o forum aconteceu em um primeiro momento. Que vieram varias dúvidas e ponderações sem respostas. Aos poucos fui sanando elas e pude conversar paralelamente e pessoalmente com profissionais da área, o que me ajudou a terminar de sana-las. Na verdade, caso eu fosse seguir algum sistema de catalogação caberia aqui a criação de um novo Topic em “sobre” ao invés de uma reclamação.

Mas alcir, é comum pessoas novatas virem com ideitas que batem de encontro com o ja existente. E tambem tão comum quanto, o descontentamento do mais experiente com tais novidades. Afinal, ele é parte daquilo que tanto esforço custou. So que deixar de lado os comentarios construtivos pode ser um passo para a decadência.
Tenho perdido (ou ganhado) um tempo grande lendo diversos topicos interessantissimos. Estou aprendendo coisas novas.
Mas ao mesmo tempo tive essa impressão. Como ser humano construtivo e participante de uma era globalizada e democrática to fazendo uso da minha voz para tentar melhorar algo que eu gosto. Inclusive, é facil perceber o usuario que vai ter suas duvidas sanadas e jamais contribuirá com o forum daqueles que vão somar forças e contribuir.

Por isso, quando faço uma crítica é porque quero o bem daquilo.

E ressalto cordialmente a necessidade de uma reorganização sim. A necessidade de ontem pode nao ser a mesma da de hoje e a de amanha diferente da de hoje. Por isso nada feito no passado foi errado ou em vão se satisfazia as necessidades. E talvez alterações hoje, pode nao ser util no amanha. Mas evoluir é sempre o melhor caminho para se manter ou crescer.