Friendship com esponja alemã - como se adaptar?

Estou com dificuldades para me adaptar a nova borracha que comprei, uma friendship com esponja alemã (729 40H). Tem alguem que usa e poderia me dar umas dicas? O movimento tem que ser completo ou curto? Devo esperar a bolinha encostar na raquete ou faço o movimento antes? Obrigado pela atençao. :frowning: :o :smiley:

Caro AJP,
Eu utilizo a série FriendShip 40 a mais de 1 ano. Descobri depois de 6 meses que estas borrachas tem algumas características interessantes. Vejamos elas então:

1- A esponja alemão fornece um acréscimo na velocidade que em outras friendships 729 não existem. E quando você utiliza cola rápida a velocidade da borracha aumenta consideravelmente.
2- O TopSheet sendo extremamente viscoso e duro simplifica o trabalho de receber saques com muito efeito.
3- O angulo da raquete durante um golpe é diferente. pois se você golpeia a bola com um topspin com a raquete muito aberta, a tendencia é que a bola execute um arco alto e lento durante a trajetória até a mesa do adversário.

Eu uso uma 729 40H (hard) 2.2mm no meu forehand ,e a uma 729-40S (soft) 2.2mm no meu backhand. A Friendship 729 40S lembra de longe um Tackfire Soft.
São borrachas diferentes e normalmente criticadas pelos adversários.
Aqui vai um dica: Na hora de bloquear com a 40H faça um bloqueio com a raquete bem perto da mesa. esta borracha por não ser elastica como as japonesas e européias repassará com extrema facilidade…

Espero ter ajudado…

Jeferson Ladeia