Fore/back - Movimento em forma de "8"

Alguem aí já ouviu falar dessa técnica de movimento de fore e back?
Recentemente participei de uma clínica com o Toshio Takeda, técnico japonês do Itaim. Ele falou que os movimentos de fore e de back devem ser meio que circulares (ou seja, que forma uma curva contínua sem movimentos retos, não exatamente um círculo) de forma que fazendo movimentos de fore e back, forme uma espécie de “8” horizontal (ou infinito “∞”, hehe), sendo que a posição do meio do “8” é a posição final de cada movimento para estar preparado para o seguinte.

Quanto a zona de impacto do backhand short:
Se for caneteiro tradicional, golpeie a bola no meio do corpo.
Se for clássico ou classineta, golpeie a bola um pouco mais para o lado do back (ou seja, que tem que estar no meio no impacto é o pulso). Isso serve para utilizas mais o pulso, que é uma vantagem se comparado com o caneteiro tradicional.

Se eu me lembrar de mais coisas eu posto.

Muito boa essa informação estou tentando fazer como vc falou e realmente tem uma certa lógica.

Sim, já ouvi falar, e eu observei isso nos atletas japoneses.

Jun Mizutani, tenho quase certeza que ele faz isso as vezes, faz o back, e abre o pivo fazendo movimento de oito.

Exemplo:

Forehand , a aceleração vai na diagonal, e a desaceleração pelo lado esquerdo, aí a aceleração do backhand vai pra diagonal e a desaceleração pelo lado direito. Aí se fizer isso em movimento circular vira um oito

Obs: tenho a impressão também, que o mizutani quando faz o back, a mão dele termina com a palma pra frente, pra fazer drive de forehand. Ou seja, em vez de apontar a raquete pra frente, a raquete fica pro lado, como se ele fosse bater de forehand mesmo.