fico nervoso na hora de finalizar , me ajudemmmmmmmmmm

ja faz um tempo q eu num ganho um jogo de uma pessoa teoricamente melhor do que eu , ontem eu tava jogando com um cara mais velho , uns 19 ou 20 anos , eu tenho 14 :wink: . ele ja treina a um poco mais de tempo q eu , aih agente começo a jogah , no primero set tava mtooo equilibrado mais aih quando tava 8 a 9 pra ele e o saque era meu , eu fiquei muitooooooooo nervoso , aih meu saque saio sem efeito , alto e mto facil pra ele devolver , aih beleza , cabo 11 a 9 pra ele ,
no segundo , eu dominei o set intero , mas tbm tava mto disputado , ateh chegah 10 a 9 pra mim , e aih , advinha !?!?!? 8O :? :cry: deu aquele nervosismo denovooo , num entrava uma bolaa , meu saque saia ruim e aih ele virou e fexo em 12 a 10 , como o jogo era soh de 3 sets eu perdi :evil:

aih passei a noite meditando sobre o assunto neh , e pensei na seguinte estrategia , pra eu perder esse nervosismo e essa asiedade de ganhar , pensei em jogah nao só no meu clube de tenis de mesa , mais tbm na escola ( lá o pessoal é bem desenformado e estão num nivel inferior ) aih hj fui lá no treino da escola e ganhei uns jogos lah , e senti que o nervosismo na hora de finalizar estava mais controlado , mas mesmo assim atrapalhou hihihihi.

entao depois de tanta enrolação e historia , me deêm opiniões aew … sinceramente , axo que eh falta de vitórias q me causou esse nervosismo , soh tenho treinado com um pessoal fortissimo , as vezes ateh me sinto constrangido quando to batendo bola com um cara fera e fico mandando a bola pra fora .

Acredito ser importante você conversar com seu treinador a respeito.

Nossa imagem, a forma que nos vemos e agimos tem relação direta em como interagimos com os outros.

Quando você joga com alguem mais experiente, a pressão ou preocupação em ter um melhor desempenho ou vencer não é sua.

Do mesmo modo quando você estiver disputando partidas com jogadores inferiores o placar simplesmente retrata as escolhas certas e a execução dos treinos.

É necessário um aprendizado psicológico tanto quanto técnico ou físico, durante o treino se estou errando e prejudicando o parceiro devo ter um esforço maior para adaptar o controle e proporcionar mais acertos.

Esta preparação é fundamental para amadurecimento e evolução.

Ao jogar tire a atenção do placar e use na avaliação de suas ações e nas do adversário.

[quote=“hinoki”:1nrpt6od]É necessário um aprendizado psicológico tanto quanto técnico ou físico, durante o treino se estou errando e prejudicando o parceiro devo ter um esforço maior para adaptar o controle e proporcionar mais acertos.

Ao jogar tire a atenção do placar e use na avaliação de suas ações e nas do adversário.[/quote]
Essas partes do post do Hinoki são importantes. Esqueça literalmente o placar, eu ainda não consegui, quando alguém descobrir um jeito me fala :smiley:

Quando o adversário é melhor, a pressão é nele, então, vai pra cima. Olha, nos pontos decisivos, tente optar por jogadas que vc treinou e não utilizou ainda. Eu pelo menos tenho uns 3 saques e jogadas armadas pra usar no final do set, apenas para dar um impacto no adversário. Treine umas 3 jogadas principais, pra usar em momentos de nervosismo e insegurança, ou seja, essas jogadas devem ser bem treinadas, com alto indice de acertos.

mais de 1 ano depois estou agradecendo aehuiaehuiaheai valew pelos conselhos , hoje continuo ancioso na hora de finalizar , mas não erro de forma bizonha como antes aheuiaheuiahea e tambem consigo bater bola sem errar agoraa… meu melhor foi bater 1000 bolas errando 23 :smiley:

nssa intao vc melhorou msm …
eu nunca consegui e acho q jamais chegarei perto de 1000 bolas errar apenas 23… mas com o tempo agente melhora xD
nervosismo eu acho q quanto mais jgo vc jga vc vai adquirindo experiencia e acho q quanto mais experiencia menos nervosismo vc tera eu acho… eu ainda preciso de mtaaa experiencia !!! com o tempo agente adquirirá isso pode ter certeza… hj eu tenho 14 anos , quase a msm idade q vc…

com certeza , experiencia eh fundamental , meu professor sempre diz que não adianta muito vc ser muitoo bom no treino e não participar de competições ele diz que a melhor forma de adquirir ‘‘sangue frio’’ e calma é participando de campeonatos … infelizmente ateh hoje só participei de um rank envolvendo 2 clubes e ainda por cima perdi de um cara que eu ganhava todo santo dia no treino aheuihaeuihaeuiheauhau. mas ano que vem vou começar a participar de campeonatos pra valer…aheuiaheuia hj to com 16 anos

hmm eu tenho 14 anos hj e faco 15 anos dia 23 de abril do ano q vem… eu tbm ano q vem vo comecar a jgar competicao pra valer e nessas ferias vo acorda todo dia de manha pra treina isso … quem saiba um dia nos encontramos em algum torneio de SP !! hehehhe
eu vo jgar ano q vem pelo clube de ribeirao preto…

haeuihaeuia acredito que agente se encontra simm …

heheh tbm acredito q nos se encontramos !!!

[quote=“j0rnal1sta”:3a6dwc4f]
Essas partes do post do Hinoki são importantes. Esqueça literalmente o placar, eu ainda não consegui, quando alguém descobrir um jeito me fala :smiley:

Quando o adversário é melhor, a pressão é nele, então, vai pra cima. Olha, nos pontos decisivos, tente optar por jogadas que vc treinou e não utilizou ainda. [/quote]

olá!

Normalmente a coisa funciona assim: se vc é inferior ao adversário e está perdendo consegue até se controlar, mas se é vc q está na frente aí não tem jeito: o nervosismo baixa, fica só rezando pró outro errar, a garganta fica seca e parece q o coração sai pela boca. Aí a concentração é importante, não ficar pensando no erro q vc pode cometer e principalmente jogar simples, não invente muito nesta hora. Lembre-se q o outro também pode estar nervoso como vc.
Infelizmente não são todos q tem condições de controlar as emoções, mas treinando um pouco a parte psicológica deve melhorar bastante nessas ocasiões.