tenho sérias duvidas se federo ou não a minha filha, que vai fazer 8 anos em dezembro.
apesar de eu achar que ela está pronta e veio dela o questionamento (de não ser federada), os custos são elevados e é um transtorno danado viajar longe.
Nesse ponto de vista, que está vindo dela o desejo, é errado em querer segurar um pouco?(eu nunca falei para ela sobre federar e achava melhor federar ela só qdo ela for fazer 10 anos se ela ainda tivesse interesse, vendo até talvez um possivel coisa maior…tipo seleção).
Outra coisa no mesmo sentido, eu escolhi um clube para ela brincar com crianças da idade dela e ver se ela despertasse interesse maior, mas sempre fico na dúvida se eu não estou na vdd prejudicando ela e não deveria colocar em um clube que puxasse mais as habilidades dela. Desde julho (depois que ela passou por um mês em clube grande de sp) eu aumentei o treino de 1,5hrs por semana 5hs (mas nada de puxado), até pelo que o pessoal do clube encheu a cabeça dela e a minha de que eu deveria investir nela. até hj acho estranho isso, pois não vejo o esporte como investimento, só os custos e sao enormes qdo profissional, mas nada de ruim se for o sonho dela…mas sei q hj ela nem sabe o que ela quer e talvez isso nao mude até sair da adolescencia
E os materiais dela tambem vão nesse sentido, não escolhi os melhores de mercado, mas o que eu achei que seriam mais barato e melhor para ela. (E ela não reclama). Até para evitar possivel lesão futura. Mas nâo sei se devo procurar material melhor.
o tenis de mesa, apesar dela gostar muito (e todos acharem que ela se destaca muito), acho que é o terceiro esporte de preferencia dela ( e respeito isso). Mas por outro lado, só não quero que se ela perca interesse fique só grudada em telas de eletronicos.
O primeiro passo é colocar ela num clube que tenha reconehcimento da CBTM (Procure aqui) e deixar que ela converse em particular com os professores e técnicos ao longo dos treinos, sobre o real interesse dela para com o esporte, mas isso pode levar meses…
Você colocou muitos erros de ideia sobre o esporte: “eu achar que ela está pronta“, “brincar“, “despertasse interesse maior“, “eu aumentei o treino“, etc…
Mas o principal: “não vejo o esporte como investimento, só os custos e sao enormes“ e “não escolhi os melhores de mercado, mas o que eu achei que seriam mais barato e melhor para ela“.
Em resumo: você não vai ter financeiro, psicológico, emocional e disposição para sustentar uma formação de atleta (mas com todo respeito, isso não é problema meu; apenas a realidade vindo de suas próprias palavras, seja por falta de conhecimento sobre o esporte ou por sua própria realidade pessoal).
(No BR o TM nunca deu retorno financeiro pessoal sem patrocínio. Mas se você tiver uns R$150k livres e uma fonte de renda estável, pode começar a procurar clubes europeus que estejam aceitando iniciantes para participar das ligas e competições regionais por lá)
Pronto. Não tente impor sua vontade. Invista naquilo que ela gosta e se destaca por mérito próprio, e não apenas por ela estar no ambiente do TM.
obrigado pelos conselhos, acho que só não vou considerar a primeira “O primeiro passo é colocar ela num clube que tenha reconehcimento da CBTM (Procure aqui) e deixar que ela converse em particular com os professores e técnicos ao longo dos treinos, sobre o real interesse dela para com o esporte, mas isso pode levar meses”, que é o que causou toda o meu questionamento. Dos professores só um que treina só crianças e que não é de clubes que falou para deixar para lá essas coisas e deixar ela escolher com o tempo (e estava respeitando isso). Os outros técnicos de clubes cbtm estavam enchendo a cabeça indo até a olimpiadas, o que como vc notou não é meu meio e o que pretendia dar suporte, a não ser que ela realmente partisse dela isso