Fatos que só atravancam o Tênis de Mesa no Brasil

Atual campeão brasileiro perde a chance de ir à Olimpíada O Amazonas perdeu a chance de ter mais um atleta nas Olimpíadas de Atenas Israel Barreto, atual campeão brasileiro no rating A, perdeu a chance de ser mais um atleta nas Olimpíadas de Atenas.Além de outra amazonense Ligia Silvia, que integrou a seleção nos jogos Olímpicos de Sidney em 2000 e no pan-Americano de Santo Domingo – o que a torna praticamente dona da cadeira cativa para a Olimpíada de Atenas -,o atual campeão brasileiro adulto,Israel Barreto poderia participar dos jogos do ano que vem, não fosse a irresponsabilidade dos dirigentes da Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMAM). A federação simplesmente perdeu o prazo para a inscrição do atleta na seletiva do torneio pré-olímpico a ser realizado em fevereiro de 2004, na cidade de Valdívia no Chile. Israel conquistou o titulo brasileiro adulto no rating A, o mais disputado no campeonato brasileiro que reuniu mais se 3 mil atletas de todo o Brasil, no ginásio do Ibirapuera, em são Paulo, no último fim de semana. Mas, mesmo antes desta data conquista, o atleta fora convocado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) para participar da seletiva realizada dia 18 de outubro em Piracicaba. Na ocasião foi definida a seleção que vai ao pré-olímpico em fevereiro. A nota oficial com a convocação foi publicada no site da CBTM com 18 dias de antecedência e dava um prazo até o dia 7 de outubro para as federações inscreverem seus atletas. Israel só soube da convocação dois dias depois do torneio, um telefonema de uma amiga de são Paulo. Em meio à decepção e alegria por ter conquistado o ouro no rating A do campeonato brasileiro, Israel confessou que um dos objetivos deste ano era o pré-olímpico. “Fiquei chocado quando confirmei a minha convocação, a chance que tinha de disputar as Olimpíadas de Atenas. infelizmente não pude fazer nada”, lembra. Israel afirmou ainda, que a federação de tênis de mesa do amazonas (FTMAM) sabia da convocação, mas por falta de patrocínio para as passagens aéreas, preferiu omitir a informação. O mesatenista admitiu que não ser o favorito para ficar com a vaga, mas afirmou que chegar até o fim seria uma luta de honra para a carreira internacional. “Fiquei triste coma perda da oportunidade. Eu poderia ter chegado à fase final e até mesmo garantido a vaga. Mas vou conviver com essa dúvida. São coisas que devem ser superadas e minha meta agora é a seletiva para o Campeonato Latino Americano de 2004”, desabafou. Israel faz parte do rating A do projeto Amazonas Campeão e tem direito a três passagens aéreas por ano alem de uma bolsa de R$ 500, mensais. Apesar de estar datada em 30 de setembro, o técnico de Israel Williamys Paixão, informou que só teve acesso a nota oficial da CBTM dois dias antes da seletiva em Piracicaba .”Ficamos sabendo da convocação, mas não tínhamos tempo para viabilizar passagem aérea. A ajuda da confederação é muito pequena. Eles pagam passagens terrestres para os atletas do Norte e o único meio de sair de Manaus é aéreo.” Williamys revelou que no início do ano os mesatenistas Israel e Mário Costa foram convocados para seletivas do mundial e de campeonatos europeus, mas não avia dinheiro para custear a viagem. E todas as notas oficiais são expostas no site da entidade e nem todo dia há disposição para navegar na Internet, completou. Já o presidente da FTMAM, Jorge França, disse que tudo foi informado em cima da hora.”Na época eu estava viajando e fui informado 2 dias antes da seletiva e nada pude fazer, pois não havia como conseguir as passagens aéreas.”, afirmou França.

Sinto dizer, mas o estado do Amazonas ñ é o único prejudicado

Até os clubes q estão no estado de SP tem dificuldades com essas “Notas Oficiais” divulgadas pela CBTM

Que, só pra frizar, ñ é uma má idéia

Porém é extremamente vago divulgar informações apenas por um meio de comunicação q ainda ñ é 100% acessível

“Causos Brazileiros!!!”

Eu tbm axu isso !!! :o :o

Isso me lembra o Popó (boxeador) que unificou os cinturões de campeão mundial e não havia um patrocinador sequer interessado…!

Simplesmente ridícula esta situação…!

Não falo mais nada…senão sai muita merd@…!

Face ser o Presidente da FTMA e, por ter sido agredido gratuitamente pelo Sr. Tarcísio, que não conheço,faço os seguites comentários: a- na matéria por Ele assinada, parcela dela em muito se assemelha, a uma outra matéria publicada em periódico local ( faltou-lhe criatividade);b - a atual Diretoria da FTMA é constituída por pessoas ilibadas que deixam os seus afazeres particulares para se dedicar de corpo e alma ao Tênis de Mesa caboclo. Creio que V. S. nunca esteve nos treinamentos, ou se lá compareceu a sua presença não foi notada pela insignificância que representava;c - falhas administrativas acontecem em qualquer nível, mas longe de qualquer membro da Diretoria prejudicar deliberadamente a um atleta.Atire a primeira pedra quem nunca falhou. Por ser o Presidente assumo a culpa deste ato inusitado.Pedi desculpas formais ao atleta, por ocasião do recebimento do prêmio do Amazonas Campeão pelo espetacular desempenho no Campeonato Brasileiro e, o fiz na presença de representantes do Estado, de atletas e da mídia. O pior é pedir desculpas; melhor é não errar;d- comentários como o do Sr.Tarcísio em nada engradece o Tênis de Mesa, apenas o atravanca. JORGE FRANÇA - PRESIDENTE DA FTMA

Independentemente das posições aqui expostas, tenho uma dúvida acerca deste caso: por que Israel foi convocado para a Seletiva Pré-olímpica? Israel já tem mais de 25 anos de idade e não está posicionado entre os 200 melhores do Ranking Mundial (Vide matéria sobre “Regras dos 25 Anos” em https://mesatenista.net/modules.p … age&pid=18 ). A CBTM também errou ao convocá-lo ou foi feita alguma exceção?

Atenciosamente,

Mazinho

Primeiramente, peço desculpas ao Sr. Jorge França por não ter colocado a fonte da notícia que é realmente do jornal local de Manaus (Diário do Amazonas) e que foi mandada por amigo daí de Manaus dia 07 de novembro, já que estou morando no Rio de Janeiro.
Segundo, que esta materia ficou colada… mais de uma semana no mural da Vila olimpica aonde treinam os nossos herois mesatenistas.
Terceiro, que não foi comentário foi um fato (notícia) lamentavel.
Quarto, a minha intenção não foi agredir ninguém. E que os mesatenistas, principalmente os locais, é que se sentiram agredidos com a notícia.
Tarcisio