Falta de consideração com os atletas em certos torneios :?

Estou abrindo esse tópico para expor minha indignação com a organização de certos torneios aqui em SP.

Trata-se do seguinte: os organizadores de torneio tal manda convite para os clubes falando que nessa competição serão seguidas as regras da FPTM e os jogos serão em melhor de 5 sets.
Chega no dia do torneio ai falam que a primeira fase terá que ser disputada em melhor de 3 sets devido a participação de maior número de atletas do que o esperado inicialmente.
Até ai é compreensível… mas… no meio da competição nota-se que muitas mesas ficam muito tempo sem partidas por falta de atenção ou mesmo lerdeza dos organizadores :?

Não acham que é uma falta de respeito com os participantes? Se os organizadores se esforçassem mais em manter todas as mesas com jogos em andamento, sem muita espera por árbitro e sem exagerado tempo de aquecimento dos jogadores, daria pra fazer tudo em melhor de 5 sets e o torneio poderia acabar até mais cedo que o esperado.

Concluindo: acho que todas as agremiações deveriam se preocupar mais com a satisfação dos participantes dos torneios que promovem. Parece que certos clubes se preocupam mais em aumentar o preço da inscrição de suas competições do que em melhorar a qualidade de sua organização.

Gostaria de ouvir a opinião de todos e saber se isso ocorre em outras regiões.

Sim, isso ocorre em vários torneios, e já ocorreu em copas brasil.

Esse negócio de que ia fazer de 5 sets e passou pra 3 sets é complicado mesmo, mas mesa parada é uma coisa horrível. Isso ocorre pq geralmente é um cara só recebendo resultados e anotando nas chaves.
O ideal na minha opinião, é ter um cara distribuindo os papéis aos árbitros para chamar os jogos, outro só anotando os resultados nas chaves, e outro anotando naqueles papéis menores os próximos jogos. Ou seja, um teria que ter todas as tabelas em mão pra contabilizar as vitórias, sets, outro teria as tabelas em mão para estabelecer a ordem dos jogos, e outro para distribuir os papéis. Caso seja bem organizado, o cara que anota a sequência de jogos pode empilhar esses papéis e os árbitros irem pegando e chamando dependendo do tamanho do torneio. O problema é que geralmente um cara só anota na tabela, chama jogo e etc, e fica 1 monte de gente em cima pertubando sobre próximos jogos.

Essa historia num me é estranha pq será? :roll:

Sobre o fato realmente é algo a se discutir se seria possivel definir antes o numero de sets. É chato vc saber apenas na hora como será o campeonato. Sabe-se que nem sempre a estrutura permite a competição como se deseja, mas acredito ser um direito dos atletas e clubes saberem com será o campeonato que eles pagam de seu bolso para jogar.

Sobre mesa parada já achei simplesmente sinal de incompetencia, e na maioria esmagadora das vezes é, mas há casos em que reclamam disso erroneamente do meu ponto de vista. Isso acontece quando os jogos tem horario marcado por exemplo. Pode demorar um pouco mais que o previsto, mas eu considero isto necessario para poder haver melhor aproveitamento do publico que tanto padece o TM no brasil. Chegar num torneio de TM pra alguem que vai apenas assistir é deveras caótico. Como vc consegue informações?

Sei que o caso acima não é o dos torneios em questão, mas quis postar para que se discuta sabendo-se que nem sempre uma situação é de fato nociva.

essa parte q o amigo jadson citou dos horários é bem verdade. teve uma competição q eu fui, n me recordo q, axo q copa brasil. eles esperavam a rodada da hora acabar p começar a outra, ao inves de ir chamando as partidas a medida q acabavam. um absurdo. (eles n disseram, q foi assim, mas estava obvio. so qdo todas as partidas do horário acabavam q eles começavam: "rodada das …, mesa ;;, atleta 1 x atleta y)

em relação a sets eu nunk tive o problema de me mandarem a circular q seria de 5 e foi de 3 sets na chave, mas se colocaram na circular tem q cumprir, pois o atleta se prepara mentalmente de um jeito e na h, tem q mudar tdo. (o cara vai com a estratégia de n forçar no set inicial pra observar. se for em 3 sets essa “estrategia” é suicida e sem cabimento, ja em melhor de 5 dá pra fazer)

[quote=“MesaTM”:1bxge2zp]essa parte q o amigo jadson citou dos horários é bem verdade. teve uma competição q eu fui, n me recordo q, axo q copa brasil. eles esperavam a rodada da hora acabar p começar a outra, ao inves de ir chamando as partidas a medida q acabavam. um absurdo. (eles n disseram, q foi assim, mas estava obvio. so qdo todas as partidas do horário acabavam q eles começavam: "rodada das …, mesa ;;, atleta 1 x atleta y)

[/quote]

Nesse caso, a cbtm está correta. Pq vc fica sabendo do horário antes, tem que ser feito só na hora mesmo. Se atrasar, paciência, mas antecipar jogos, sem chance. No brasileiro eles seguiram os horários, e tirando o 1 dia, que acarretou atrasos nos horários pro 2 dia, eu achei ótimo. Antigamente sim, era uma falta de respeito, pq eles antecipavam, adiavam, mudavam chave, não falavam nada. Agora o que sai na net, permanece no torneio, e os horarios não sao antecipados. Sobre mesas vazias eu realmente entendo. O que não pode ocorrer, é esperar acabar 1 jogo da rodada x pra chamar a rodada y. No brasileiro, eles chamavam os atletas pra area de concentração na hora da rodada, e a medida que liberavam mesas, pq nem sempre chegava mesa livre na rodada, o arbitro pegava os 2 atletas e pronto. O jogo acontecia.

Eu citei? ou o P3n_Hold3r é meu xará? :lol:

Eu achei bem organizado a entrada dos atletas na Copa Brasil com musiquinha e tudo.
E acho legal terem rodadas com os horários organizados e respeitados.
Torço que os torneios no Brasil melhorem cada vez mais.

Eu citei? ou o P3n_Hold3r é meu xará? :lol:

Eu achei bem organizado a entrada dos atletas na Copa Brasil com musiquinha e tudo.
E acho legal terem rodadas com os horários organizados e respeitados.
Torço que os torneios no Brasil melhorem cada vez mais.[/quote]

Acho que ele citou eu, mas tb fiquei na duvida. Vai ver tava postando em outro topico e se confundiu. O P3N_H0lD3R se chama raphael não jadson. :smiley:

Aqui no Vale do Paraíba costuma-se usar coordenadores distribuidos por mesas. Três ou quatro mesas pra cada coordenador é bem aceitável. Eles são responsáveis em marcar resultados, mandar jogos, fiscalizar árbitros e resolver pendências da área de jogo. É certo que os árbitros são os próprios atletas, mas dá pra aplicar esse uso em torneios com árbitros fixos.

Quanto às mesas vazias, realmente deve ser conseqüência do sobrecarregamento de uma pessoa. Um coordenador mais experiente pode ser suficientemente ágil, porém não dá pra esperar que todos o sejam.

Sobre os jogos com horário, sem dúvidas é a melhor forma de organização. Não sobrecarrega os organizadores, valoriza os atletas e ajuda o público a melhor assistir os jogos. Imagine se em outros esportes não houvesse horário de início das competições. Parece um absurdo e porque no tênis de mesa não se pensa da mesma forma?

Tenho más experiências com pessoas que não aceitam campeonatos bem organizados. Limito a entender que são meros jogadores de várzea, como eu. Porém, além disso a mentalidade é de várzea, e neste grupo eu não me incluo.

Na minha opinião eu simplesmente acho que Tênis de Mesa em 3 sets não existe, aqui em Minas sempre foi de 5 sets, e acho que nunca teremos torneios Estaduais em 3 sets.

Não dá tempo de perceber o adversário ou de virar uma partida, como já disseram acima é um jogo suicida.

Abraços,

Bob

Eu citei? ou o P3n_Hold3r é meu xará? :lol:

Eu achei bem organizado a entrada dos atletas na Copa Brasil com musiquinha e tudo.
E acho legal terem rodadas com os horários organizados e respeitados.
Torço que os torneios no Brasil melhorem cada vez mais.[/quote]

Acho que ele citou eu, mas tb fiquei na duvida. Vai ver tava postando em outro topico e se confundiu. O P3N_H0lD3R se chama raphael não jadson. :smiley: [/quote]

FOI MALZ AI GALERA, FIZ A MAIOR CONFUSÃO, QUERIA CITAR O MOLA. MAS CONFUNDI OS AVATARS Q ESTAVA MEIO COM PRESSA E NEM LI DIREITO O NOME

:smiley: :smiley: :smiley: aaaaaa!!! agora tá explicado, o avatar do Mola e do Jadson são parecidissímos. hehehe :lol: :lol:

Abraços,

Bob

hehehehehe, Bob chamou o Mola de gordinho… rsrsrsrsrs

A maior falta de consideracao com um atleta aconteceu comigo.E acho dificil acontecer algo pior que isso!
Eu estava disputando a final de um torneio(acho que era o inter colonial) com Claudio Kano e na epoca os jogos ainda eram de 21 pontos .
O campeonato inteiro foi disputado em melhor de tres sets.
Ganhei de 2 a 1 dei a mao para cumprimenta-lo e um senhor chamado Gilberto Kosaka (Presidente na epoca)pegou o microfone e disse que a final teria que ser melhor de cinco sets.
Todos que estavam presentes ficaram surpresos ,pois ate entao todos achavam que o jogo havia acabado, ate o Claudio,e eu inconformado fui falar com ele que nao quis voltar atras.
Tive que jogar o resto dos sets quase chorando,com indignacao e acabei perdendo o jogo.
Foi o pior dia de minha vida !!!

A disputa em melhor de sets ímpares pode ser definida antes do torneio.

Por exemplo, no Circuito Escolar aqui de Jacareí é definido no regulamento que na primeira fase os jogos são em melhor de 3 sets e, a partir das fases eliminatórias, passa a serem disputados em melhor de 5 sets.

É uma forma de evitar problemas. É claro, o regulamento deve ser seguido para que essa idéia funcione corretamente.

Uma vez em um campeonato da faculdade quando eu era bixo participei de um campeonato dos bixos. Os caras tiveram a coragem de fazer o campeonato em melhor de 3 sets de 15 pontos com trocas de saque a cada 3 pontos. Detalhe: ainda era a pontuação antiga sets de 21 com trocas a cada 5 pontos. Tudo bem que eu perdi, mas mudar a pontuação oficial é algo bizarro.

Só uma curiosidade:
Seja x a quantidade de pontos até a troca de saque
e k a pontuação que determina o fim do set
então k é o multiplo de x mais 1.
ou seja existe y pertencente aos Numeros Naturais tal que
k=yx+1

Se k=11, x=2, temos y=5
Se k=21, x=5, temos y=4
Mas se k=15, x=3, temos y=14/3 (não pertence aos Numeros Naturais).

Em outro campeonato com faculdades do interior a organização demorou para trazer as mesas. Trouxe apenas uma primeiro e depois de uma hora trouxe uma que tinha acabado de ser comprada. Detalhe: Estava programado para jogarmos em 4 mesas.

Isso sem contar que em alguns campeonatos de faculdade sempre tem uns caras sem noção que jogam com raquete de 1,99 que só vem com esponja ou com aquelas de kit de ping pong.

MTN, vc é de São Paulo né? Em qual faculdade vc joga, ou jogava?

Eu jogava na USP. Joguei o Bixusp, a Copa USP e alguns campeonatos da faculdade contra faculdades do interior (UNESPs, USP e Federal de São Carlos, Unicamp, etc).

Mas como quero me manter anônimo prefiro não dar mais detalhes.

O “Molinha” ta querendo arrumar gente pra jogar na faculdade que ele for estudar… rsrs

Legal que tem campeonatos assim na USP, pena que tem gente q tem coragem de jogar com esponja. :frowning: