f1 - o melhor de todos os tempos

Além dos exemplos já citados, vou usar outro ainda mais prático para exemplificar o carisma de Senna.

Quando da conquista do pentacampeonato, na Copa de 2006, pela seleção masculina de futebol, a comemoração foi acompanhada por cerca de 500 mil pessoas.

Ao passo que, o caminho do carro de bombeiros que levava o corpo de Senna foi acompanhado por 1 milhão de pessoas.

Salvo as diferenças de localidade desses comboios, o número de pessoas que acompanharam o féretro do tricampeão mundial demonstra seu enorme carisma.

Obs.: carisma aqui usado no significado moderno da palavra, não no sentido radical, vindo do grego.

Também acho q o Piquet era menos carismática q o Senna. Mas o intuito inicial do tópico, era discutir quem era o melhor piloto de todos os tempos, e eu apenas quis dizer que o Senna não é tudo isso q dizem, e quis registra minha opinião que o Piquet foi melhor q ele, afinal, levar o titulo mundial em 81, guiando a brabhan, era como se Senna levasse o titulo de 92 ou de 93 a bordo da Mclaren.
a williams de 86 dominou o campeonato, sim, mas aquela ultrapassagem foi apenas mérito do carro? se não entenderam o q eu disse…

foi isso q eu quis dizer, mas infelizmente, não existe como argumentar contra o Senna, afinal, a atenção q a mídia o deu, e não o fez sos outros pilotos brasileiros, me deixa sem argumentos.
se realmente o Senna fez assim com vc, tudo bem, eu só citei exemplos q eu li, e se ele era humano, com certeza ele teria seus momentos de stress e tal, era apenas minha opinião q como de qualquer racional, está sujeita a alterações.

E criticar sempre é fácil independente de acontecer ou não com a gente, não quis dizer q Ayrton Senna era um monstro como Wang Liquin (este eu já vi empurrar um garoto apos um jogo querendo autografo no seu porta raquete, em frente as câmeras) apenas ainda acho q por trás das câmeras ele não era aquela mesma pessoa, e vou continuar achando, e quem não critica, e aceita opiniões dos outros e não procura saber sobre fato pra apoiar ou pra contestar, estes sim são pobres de espírito e não Felipe massa, q usou o fato do Senna lhe negar autografo pra se tornar um dos maiores pilotos da atualidade, pois depois disso, ele se incentivou ainda mais a correr.

E sobre o intuito inicial do tópico, a única maneira de saber o melhor piloto de todos os tempos, é colocar todos p correr em carros iguais e em iguais condições, o q seria impossível, pois alguns estão velhos, outros mortos etc…

Eu não estou sabendo deste fato com o Felipe Massa, mas msm sendo verdade pq ele fez igualzinho ao Senna no brasil 06? pegou a bandeira dpois da corrida, apotou a bandeira, ou seja estava tdo patriota, umjas das grandes caracteristicas do melhor de tdos os tempos. dpois da corrida lembrou do ayrton e não de seu grande idolo piquet, como nosso amigo mesatenista clebiobahia citou acima? como pode né…

só mais uma coisa, a globo num “valoriza” ninguem a toa n. alguma coisa o senna tinha e o piquet n. será talento, carisma, vontade de vencer, garra, genialidade… continuem ai

marketing

piquet:

talento: nao tinha, foi tri na sorte.

carisma: ja q insistem

vontade de vencer: ninguem na f1 tem ne!!

garra: ele topou a benneton, q era equipe fraca, o senna topou correr um ano na mclaren com contratos assinados pra cada corrida, pq se pinta uma brcha ele saia fora, q garra ele tinha nao!!

genialidade: simplismente o maior acertados de carros da história!!!

qnt ao massa com a bandeira do brasil e falando do senna: claro q ele ia falar do senna, ele pode ter a lingua enrolada e cara de bobo, mas sabe q deve ir na ondinha da globo!!!
bandeira do brasil??? é, ele levantou mesmo, ams no seu primeiro podium, qem assisitiu a corrida sabe muito bem que bandeira ele levantou!!!

ahhhh, e p deixar claro, eu gosot do senna viu, so nao sou uma viuva dele!!!

amigo não vamos transformar este topico em uma guerra da f1. os dois foram bons, mas um se destacou q foi o senna.

mas repare as frases de piquet. o senna é tão “ruim” q o piquet so fika preocupado em meter o pau do q falar bem dele msm.

repare:
Senna é o melhor piloto? Porra nenhuma! Melhor é o Prost, que é tetracampeão"

“O Senna, é claro! Eu e o Prost já ganhamos tudo e estamos mais pra lá do que pra cá na carreira. O Ayrton, não. Vai se matar se for preciso, para chegar ao título e ser considerado o maior de todos os tempos.”

“O negócio dele é garotões. Eu nunca o vi com mulher.” - sobre senna ele dizia.

“Não costumo ler jornais e gasto meu tempo livre longe do automobilismo. Não sou como o Senna.”

“O Senna vive para o esporte e tira o máximo proveito do fato de ser considerado o grande herói das pistas. Às vezes fico pensando que não sabe fazer mais nada na vida.”

pq td exemplo ele bota o nome do senna??
deve ser pq ele mal corre, só foi tricampeão, rei de monaco, genial na chuva, rei de pole…

Eu acompanhava a F1 na época e sinceramente eu torcia mais para o Piquet do que para o Senna. É claro que o Piquet era marrento, falava besteiras e que o Senna era muito mais carismático. Isso sem dúvidas.
O falecimento do Senna o transformou num mito.
O Senna era muito dedicado ao que fazia. Era um determinado. Caminhava nas pistas analizando aonde poderia tirar alguns segundos. Era um exemplo de um verdadeiro profissional.
Piquet não fazia nada disso, era um falastrão e mesmo assim foi tri-mundial (e não foi por sorte…).
Quanto ao Schumacker: tem talento, foi um ótimo piloto, porém não tem caráter. As atitudes anti-esportivas mancharam seus títulos.

Vamos então destrinchar a questão.

Concordo que o marketing, principalmente da rede Globo, falseia muito as imagens das celebridades.

E é óbvio que numa época de recessão econômica, como é caso do meio pro final da década de 80, a Globo iria criar vários mecanismos para distrair a atenção da massa. É notório que a Globo sempre esteve do lado do poder, seja qual fosse, inclusive do lado da ditadura militar.

O marketing realmente pode muito.

Talvez o Senna não fosse tão carismático como parecia, mas erra mais carismático do que o Piquet, sem dúvidas.

Quero deixar claro que não afirmei que o Senna era perfeito, nem sou uma “viúva” dele. Apenas, destaquei as suas maiores virtudes.

Reconheço no Piquet várias outras qualidades, muitas superiores às do Senna, como o conhecimento técnico, que já foi citado.

Como reconheço em outros, outras qualidades: Schumacher - concentração e competência (frieza) / Alain Prost - talento e habilidade prática.

Mas, como disse, ressaltei aquilo que acho de mais interessante no Senna e não afirmei que ele é o melhor, e sim o maior. Claro, na minha opinião.

Esse assunto tava passando dos limites no antigo(ou novo?) fórum, então pra evitar que recomece já fica travado.