Extinção do estilo penhold

Olá amigos

vocês acham que daqui alguns anos o estilo penhold vai ser extinto?

Eu acho que não, no Brasil e outros países asiáticos utilizam muito essa empunhadura. Também muitos dos atletas mais antigos repassam e continuam essa tradição com seus filhos e netos!
Obs: Minha opinião! :stuck_out_tongue:

tambem nao acredito, embora sempre recomende a iniciantes no clube, outros estilos, porque sao mais faceis de apreender, O caneteiro tem que treinar muito

estou postando um japones da escola atual, chamado Xia… tem um post sobre treinamento de caneteiros

https://www.youtube.com/watch?v=75G2frNckm4

Penhold never dies!

Aqui no Japão estão cada vez mais raros os caneteiros tradicionais(japoneses coreanos)…os jovens estão todos começando classistas.Quando vou aos campeonatos daqui,jogos contra caneteiros só quando jogo com pessoas mais velhas…é uma pena

tbm acho que o estilo penhold não acabará, pelo menos tão cedo, mas atualmente muitos estão adotando o estilo chinês ou classineta.

tambem nao e por menos, 1 boa raquete caneta, esta acima de $ 250,00, raquetes chinesas de qualidade sao dificies de achar, raquetes de 7 folhas sao lentas, ou o cabo das boas sao muito grossos! raquetes classineta, ou melhor,ate as classicas o preco e inferior… facilidade de aprendizagem, principalmente de classica…

abracos

Ailton
caneteiro ate o fim

E diga-se de passagem, estes caneteiros “mais velhos”, quando são bons são bons mesmo. Eu acho o oponente mais difícil de se jogar contra. Saque excelente e terceira bola indefensável. Eu costumava jogar contra um tal de Shimizu, que já defendeu o Japão na Asian Cup anos atrás. Acho que foram os drives mais fortes que já passaram por mim. Só acho, porque não cheguei a ver a bolinha…

Com certeza não vai deixar de existir, como ja foi falado aqueles com base ja formada nesse estilo dificilmente trocarão para classineta ou classico!
Agora os jovens que estão começando assistem videos dos alemães, japoneses, coreanos, suecos e a temida China. A maioria classistas e alguns classinetas.
Fica dificil alguem querer treinar caneta sabendo que poucos tiveram exito nesse estilo.
Mas tudo pode acontecer essa e apenas minha opinião.

eu sou classineta, mas penso seriamente em trocar para clássico, o que vcs acham?

Eu sou suspeito a falar, porque, sou um exemplo de jogador que abandonou o estilo caneta japonesa e partiu para o clássico. Porém, acredito que não será extinto, pelo menos não tão cedo. Ao menos em categorias mais baixas creio que continuará com força. Sou um admirador do estilo caneteiro e somente modifiquei a maneira de jogar por motivo de adaptação pessoal mesmo.

Dentro do universo dos mesatenistas, sempre haverá um ciclo de construção de conhecimento, técnica, estilo e

tendências adequadas ao esporte.

O fato de muitos optarem por um estilo, determinados pelo sucesso quantitativo de individuos é totalmente esperado em uma modalidade que visa a competição e o gozo de suas conquistas financeiras e escolhas profissionais.

A questão que vejo é: indivíduos que possuam capacidades excepcionais poderam sim ter êxito, apesar da inferioridade numérica e estatística quanto ao padrão vigente.

A opção por jogar com determinada empunhadura, nada mais é do quê buscar o ápice do aproveitamento das possibilidades individuais de execução mecânica, física e estratégica do jogador, o que por si só não garante que todos os indivíduos que empunhem a raquete do modo shakehand tenham sucesso e sejam campeões nacionais, internacionais, olímpicos e por aí vai…

Historicamente (anos 50, 60, 70…) existiram jogadores excepcionais em qualidades técnicas de todos os estilos de empunhadura e de variações de materiais, que por uma soma de fatores propícios se destacaram em eventos competitivos.

O atual padrão de jogadores agressivos, com duas borrachas de ataque, classicos ou classinetas, é um reflexo da demanda em proporcionar atletas competitivos da forma mais rápida possível; os elementos que saem desta curva de estilo e posicionamento tático/técnico e que possuem características fortes como habilidade, genética e treinamento especializado de uma forma geral, vão sim continuar a ter seu espaço.

O Maurício Kobayashi me disse uma vez em Marília pessoalmente: Se você é o único a fazer algo diferente, ou você é o último, ou é o primeiro!

Perfeito. Eu sou um exemplo disto. Ao longo dos anos eu testei inúmeros estilos de jogo no intuito de alcançar o melhor desempenho possível.
Como classineta tradicional eu tive ótimo controle na defesa mas me faltou consistência e potência no ataque.
Passei então para clássico e tive grande melhora no backhand ofensivo, mas sofri demais na recepção de saques, além de continuar pouco ofensivo no forehand.
Voltei para caneta, mas com pino curto e meu ataque melhorou consideravelmente.
Para complementar adotei o estilo classineta com pino curto (do tipo Liu Guoliang e Wang Zengyi) e percebo que meu jogo em geral está melhor. Ou os adversários é que se atrapalham mais com este estilo, ambas as coisas podem ser verdade. O que me interessa é que eu ganho mais jogos com este estilo.
E vale salientar que eu tenho grandes expectativas quanto à nova bola de plástico. Se seu comportamento for mesmo de menos spin e quique mais alto, acho que meu jogo de pino pode ser beneficiado.