[quote=“Gentil”:36kjc6ow]Pessoal, em muitos posts vi colegas comentando que a borracha A ou B tem um arco muito alto ou baixo ou mesmo com um padrão (trajetória) diferenciado que pode dificultar ou facilitar a devolução das bolas.
Fiz uma pesquisa por “arco”, encontrei 123 ocorrências, mas aparentemente nenhuma explicação técnica sobre o assunto.
Para os mais experientes, deixo então as seguintes questões:
-
Tecnicamente falando, o que se pode dizer sobre “arco”?
-
Esse é um atributo apenas das borrachas ou pode ser aplicado às madeiras também?
-
Observando apenas as características “de catálogo” de uma borracha, é possível dizer que tipo de arco ela proporcionará?
Desde já agradeço por qualquer explicação.
Abraço.[/quote]
Eu não tenho o conhecimento acadêmico do Bernardo, mas a visão prática do chamado arco.
Só para ficar claro que o Arco é a trajetória da bola proveniente do tospin dos golpes. (Não estamos falando da trajetória de golpes mirados frente+cima com pouca energia).
Essa trajetória em forma de parábola, só p/ entendimento (pq num encontro exemplo menos pior) é o traço de 180 graus de um compasso da esquerda para direita ou vice-versa, desde que os pontos (final e inicial) estejam na mesma altura.
A diferença é que o compasso faz um arco regular. Como seria o arco do tm? Seria mais alongado na horizontal do q na vertical.
Compreendido isso, a gente compara os arcos das borrachas dizendo mais baixo e mais alto, relacionando a (facilidade em adquirir) altura da trajetória da bolinha para passar sobre a rede.
-
No meu ponto de vista é aplicável às madeiras tbm pq pq vc pode usar a mesmíssima borracha em duas madeiras e achar o arco totalmente diferente. Ex: Primorac Carbon, Primorac OFF-.
-
Ao Olhar somente o catálogo não acho informações suficientes para classificar o aspecto arco, mas é possível especular, traçando algum palpite.