Explicação: Arco, Dwell Time e Sweet Spot

Pessoal, em muitos posts vi colegas comentando que a borracha A ou B tem um arco muito alto ou baixo ou mesmo com um padrão (trajetória) diferenciado que pode dificultar ou facilitar a devolução das bolas.

Fiz uma pesquisa por “arco”, encontrei 123 ocorrências, mas aparentemente nenhuma explicação técnica sobre o assunto.

Para os mais experientes, deixo então as seguintes questões:

• Tecnicamente falando, o que se pode dizer sobre “arco”?

• Esse é um atributo apenas das borrachas ou pode ser aplicado às madeiras também?

• Observando apenas as características “de catálogo” de uma borracha, é possível dizer que tipo de arco ela proporcionará?

Desde já agradeço por qualquer explicação.

Abraço.

1 Curtida

1- imagine um arco de flexa do tamanho da mesa, agora imagine a mesa, se vc ver a mesa de lado, com este “arco” estando perpendicular à mesa, vc verá o “trajeto” que a bola faz, de subida, pico, e descida.

2- este arco acaba acontecendo pelo efeito colocado na bola, que este efeito cria zonas de pressões diferentes na bola. que é a borracha que proporciona. mas a madeira poderia fazer uma diferença, fazendo com que a bola dispare mais rápido e vc não consiga colocar tanto efeito… seria diretamente ligado a borracha e indiretamente a madeira. esse efeito tbm é conhecido como “Efeito Magnus”.

3- é um tiro no escuro isso… rs

aí, tentei ajudar, se ficar alguma dúvida ou algum erro é só falar…

abrs!

[quote=“Gentil”:36kjc6ow]Pessoal, em muitos posts vi colegas comentando que a borracha A ou B tem um arco muito alto ou baixo ou mesmo com um padrão (trajetória) diferenciado que pode dificultar ou facilitar a devolução das bolas.

Fiz uma pesquisa por “arco”, encontrei 123 ocorrências, mas aparentemente nenhuma explicação técnica sobre o assunto.

Para os mais experientes, deixo então as seguintes questões:

• Tecnicamente falando, o que se pode dizer sobre “arco”?

• Esse é um atributo apenas das borrachas ou pode ser aplicado às madeiras também?

• Observando apenas as características “de catálogo” de uma borracha, é possível dizer que tipo de arco ela proporcionará?

Desde já agradeço por qualquer explicação.

Abraço.[/quote]

Eu não tenho o conhecimento acadêmico do Bernardo, mas a visão prática do chamado arco.

Só para ficar claro que o Arco é a trajetória da bola proveniente do tospin dos golpes. (Não estamos falando da trajetória de golpes mirados frente+cima com pouca energia).

Essa trajetória em forma de parábola, só p/ entendimento (pq num encontro exemplo menos pior) é o traço de 180 graus de um compasso da esquerda para direita ou vice-versa, desde que os pontos (final e inicial) estejam na mesma altura.

A diferença é que o compasso faz um arco regular. Como seria o arco do tm? Seria mais alongado na horizontal do q na vertical.

Compreendido isso, a gente compara os arcos das borrachas dizendo mais baixo e mais alto, relacionando a (facilidade em adquirir) altura da trajetória da bolinha para passar sobre a rede.

1. No meu ponto de vista é aplicável às madeiras tbm pq pq vc pode usar a mesmíssima borracha em duas madeiras e achar o arco totalmente diferente. Ex: Primorac Carbon, Primorac OFF-.

2. Ao Olhar somente o catálogo não acho informações suficientes para classificar o aspecto arco, mas é possível especular, traçando algum palpite.

[quote=“Gentil”:3ume0pi8]- Tecnicamente falando, o que se pode dizer sobre “arco”?

• Observando apenas as características “de catálogo” de uma borracha, é possível dizer que tipo de arco ela proporcionará?.[/quote]
    Eu creio, que talvez as explicaçoes que aqui foram postadas, já tenham dado uma certa noçao.
    Mas eu gostaria de colocar algumas coisas que sao importantíssimas e nao foram citadas :
    Efeito Magnus por exemplo, só ocorre em algumas situacoes bem específicas, depende principalmente (no caso de TM) da quantidade de giro que vc consegue por na bola.(excluindo-se o TM, tem-se inclusive que “a aspereza do material interfere no efeito”)
    Sobre a explicaçao do Kyo, por exemplo, no caso dele especificamente é até fácil entender, porém é preciso tb citar, que o ângulo que vc deixa na sua raquete no momento da execuçao do golpe irá interferir no “tal arco” .
    Imagine uma pessoa que da drives com a raquete com angulo de 45 graus e outra com 60 graus, o arco será diferente, apesar de usarem a mesma raquete (raquete + borracha).
    Assim sendo, digamos assim, o ideal é usar o “comentário” de uma mesma pessoa, de preferência que tenha “movimento fixado” de determinado golpe, para concluir sobre “o tal arco” …
    Vou mais além, uma mesma pessoa usar determinada borracha no forehand e acha o arco alto demais, mas ao usar no back acho que o arco é baixo demais… o que se conclui ? rs…
    []'s

Se conclui que o movimento muda de pessoa pra pessoa e a angulaçao tambem. Mas e o sidespin ? o arco muda…

Kyo, Doc_SP, creio que deu para entender.

Kyo, deu para visualizar sua explicação. Pelo que compreendi, você disse que a diferença entre o arco de um compasso e o do TM é que nesse a trajetória é mais “plana” (flat). Aqui acho que entra a explicação do Doc_SP, ou seja, a inclinação da raquete + o giro dado na bolinha corresponderia ao ângulo de abertura do compasso do seu exemplo. Imagino eu…

Doc_SP, você foi no outro ponto que eu estava prestes a levantar, ou seja, justamente a angulação da raquete na hora do golpe.

Novamente parece caber aqui o que concluímos em meu post anterior sobre percepções de borrachas e madeiras. Algo não tão simples de ser avaliado “formalmente”. :slight_smile:

De qualquer maneira, o objetivo era ter idéia (confirmar) o que o termo (arco) representa.

Doc_SP, quanto ao seu último questionamento, acho que em princípio não se conclui muito sem antes fazer algumas outras perguntas. :slight_smile:

Um abraço e obrigado até aqui.

edusena, já vi “Dwell Time” ser comentado aqui algumas vezes. Bem, mal “recomecei a andar” mas vou dar minha palavra sobre o que entendo ser isso.

Se você pudesse observar em super câmera lenta a bolinha entrando em contato com a borracha, o tempo decorrido desde o primeiro contato (da bola com a borracha) até a total saída da bola (da borracha) é o que se chamaria de “Dwell Time”.

“Espichando” mais a explicação, com base no que os colegas já citaram aqui nesse tópico, arrisco dizer que borrachas com um Dwell Time maior tendem a proporcionar um arco maior (considerando que o teste está sendo feio por uma mesma pessoa e com “movimento fixado” (conforme Doc_SP citou)). (Por favor, corrijam se errei no “golpe”). Ainda, creio que pode-se falar em “Dwell Time” do conjunto, ou seja, considerando borracha (topsheet + esponja) e madeira.

Sobre o “Sweet Spot”, esse também é novo para mim.

Abraço.

Edit: edusena havia perguntado sobre “Dwell Time” e “Sweet Spot”. Não estou louco. Rs.

Tudo bom pessoal.

Pelas pesquisas que venho fazendo já a um mês poço acrescentar as explicações do colega um fator chamado de “throw angle”, eu não vi fabricante falar dele, mas existem vários sites que passam essa informação como exemplo http://www.tabletennisdb.com/database/top-product.php?ptype=rubber&char=speed&sort=desc
fazendo uma relação entre o “throw angle” e o arco podemos dizer que um angulo maior siguinifica um arco maior (bola sair da mesa) e um angulo menor siguinifica um arco menor (bola bater na rede). Este fator normalmente é medido utilizando uma mesma madeira batendo em um bolinha com mesma velocidade em um ângulo fixo (parâmetro de teste de laboratório, ou seja, fixo e conhecidos), assim ao trocar apenas a borracha é possível entender o quanto ela influência no arco.

Claro, todos fatores possuêm sinergias, mas é bastente interessante analisar parâmetro isolados quando se deseja mudar apenas uma propriedade do seu material, então você pode pegar borrachas que possuem efeito e velocidades muito semelhantes e descobrir que uma delas tem um arco bem maior que a outra. Este site aí também lista outras características técnicas.

Throw Angle is the angle that the ball is projected from strokes like the loop. Assuming the loop stroke is the same, a high throw angle will lift the ball higher. Tacky rubber (borracha grudenta) often have a higher throw angle.

Eu tinha perguntado mesmo mas como o gentil postou uma mensagem depois e ja estava bem ‘‘encaminhado’’ o topico, fiquei na duvida em misturar os assuntos hehe
O que eu sabia é mais ou menos que Dwell Time é o tempo em que a bola fica na raquete e sweet spot é o melhor ponto da raquete pra bater queria saber se é isso mesmo.

Era apenas p/ que se perceba que o ângulo influencia em muito a “opinião” sobre o “tal arco” …
E ainda aproveitando, onde vc “bate” na bola, tb irá influenciar no arco.
Por exemplo :
Quem dá drives pegando a bola por trás (grande maioria), tem um tipo de “sensação”…
Quem dá drives pegando a bola por cima, tem outro tipo de “sensação” …

[]'s

Acho que o único ponto que não está suficientemente claro é o Sweet Spot.
Para mim, é a área da face da raquete que é eficiente para golpear. É também a área que confio que haverá uma ótima transferência da energia do meu corpo para a bolinha. É o raio do “meio da raquete” que o professor de tênis fala para a criança acertar na escolinha de tênis. E quando ela não é atingida, a criança não acerta na quadra adversária (em pelo menos 90% dos casos).

Existem tecnologias que melhoram o sweet spot.

• materiais sintéticos: O carbono, por ex, homogeneiza o quique da bola entre as diversas partes da raquete.
  • Cabo oco: puxa o sweet spot para a cabeça da raquete

Obviamente, não é todo mundo que utiliza raquetes com tais tecnologias porque sente piora em outros quesitos mais do que melhora nesse em particular.

Há diversos post citando sweet spot no fórum. Talvez tenha um que explique melhor.

[quote=“Kyo”:2sqk24b1]Acho que o único ponto que não está suficientemente claro é o Sweet Spot.
Para mim, é a área da face da raquete que é eficiente para golpear. [/quote]
É bem por ai mesmo.
Mas vale lembrar que depende tb do golpe a ser executado…
Por exemplo, para uma mesma raquete, mesmas borrachas, mesmo jogador, dar um drive de forehand ou dar um “drive de backband” o sweet pot nao será o mesmo, uma vez que o movimento (incluisve) é diferente.
O formato da raquete, influencia muitíssimo.
Uma observaçao fácil é com os caneteiros…
Quem usa raquete quadrada (na verdade retangular) e quem usa raquete redonda (round)…
Nas quadradas (em batida por exemplo), a melhor área e quase na ponta, e na redonda, mais próximo ao centro.
Na mesma raquete quadrada, ao se dar shoto, o melhor é no meio, e nao mais na ponta…
[]'s

Querem discutir física pela física creio que existam fóruns apropriados para o mesmo.
Creio que a utilidade à comunidade mesatenística acabou quando foi citado que no nosso esporte temos a ação do efeito Magnus. Se cairmos pra explicar TODOS os fenômenos físicos envolvidos no tênis de mesa, simplesmente ninguém mais vai vir a este site.

Espero que tenha sido recado dado e entendido.

[]´s

Infelizmente houve a necessidade de intervenção da moderação e algumas mensagens foram deletadas com a finalidade de se manter o interesse no tópico. E também porque tais mensagens não obedeciam as regras de postagem, mais precisamente o item 8.
https://mesatenista.net/forums/sobre-o-s … /7681.html
Como foi sugerido pelo colega Mutley-BR, se quiserem discutir assuntos extra-tênis de mesa (que não despertem o interesse em relação ao nosso esporte), que procurem fóruns apropriados, criem um tópico novo na seção “tudo, menos TM” ou o façam por MPs.

Sem mais,
Nakata [moderador do temp.mesatenista.net]