Experimentos e Estudos com Booster (Óleo)

Pessoal, fiz uma compra de um Booster aqui chamado de Falco Long Tempo. Como nunca havia colado meu material chinês com óleo, fiz o procedimento de passagem desde a quarta feira. Jogarei hoje com o material, mas percebi que a Skyline 3-60 Soft e a Desto F3 ficaram mais “bounciers” (ou seja, a bola pulava mais ao pingar nelas). Sinceramente, foi o que mais chegou perto do feeling da cola rápida até agora. Se quiserem vocês me passam seu email por MP e envio todas as fotos pra vocês, pois aqui ficou muito grande e só deu pra colocar o terceiro dia e a foto do óleo. Dá pra ver claramente como a borracha chinesa inverteu bastante no 3º dia de aplicação. Isso prova o funcionamento do óleo.

Ainda não bati muita bola com ela, mas dentro de algum tempo terei condições de comparar apenas com a colagem da cola branca. Aparentemente houve um aumento de velocidade e maciez nas borrachas. Na Skyline 3-60 Soft passei 3 camadas de óleo e na Desto F3 apenas 2 camadas (24h de espera entre cada passagem). Retirei a cola residual nas esponjas antes de colocar o Booster.

Foi detectado um aumento em ambas as borrachas:
Skyline 3-60 Soft = Aumento de 0.6 cm em relação ao comprimento original;
Desto F3 = Aumento de 0.4 cm em relação ao comprimento original.

Vale ressaltar que originalmente colei ambas com cola branca da marca Donic (sem booster) em dezembro de 2015. A colagem com uso do óleo como “aditivo” foi minha segunda colagem em ambas as borrachas.

Espero que sirva de algum conhecimento técnico pra vocês.

Attachments:

Poxa que legal cara, quero saber a diferença haha
Aonde você comprou esse booster? Tenho mó vontade de experimentar tb

Sent from my 2014819 using Tapatalk

Yuri, prazer falar contigo cara. Comprei no Table Tennis 11 por cerca de 30 euros (apesar do preço vale a pena). Acabei de jogar aqui. A maciez é impressionante, parece que a borracha chinesa ficou muito boa. A superfície ficou grudenta mas a esponja amoleceu. Sinceramente não tem nem comparação rapaz. Antes parecia que eu batia com uma pedra.

Aí meu coração, 30 euros o frete? Quanto tempo tu acha que dura?

Sent from my 2014819 using Tapatalk

Meu demorou 3 semanas e meia pra chegar. Se não me engano esse valor foi com frete incluso. Mais precisamente 22,5 euros o óleo e 7,50 euros de frete simples (sem ser DHL). Se for DHL chega em 3 dias úteis porém a receita taxará.

Na embalagem o fabricante diz que dura de 8 a 12 semanas o efeito. Mas vou esperar pra ver.

Pessoal, só para manter vocês informados aqui. Durou aproximadamente 5 semanas e meia o efeito do óleo. Podemos arredondar para 6 semanas. Creio que durou um pouco menos porque eu passei camadas muito finas. Hoje comecei a passar óleo novamente na esponja, a diferença agora é que mantive a camada de cola, que na 1ª vez eu havia retirado (vi em blogs que pode haver risco da esponja descolar da borracha nessa 2ª passagem). No sábado coloco o resultado dessa 2ª vez.

Que legal Diogo.

Eu aproveitei uma dessas promoções de fim de mês de borracha e pedi o Long Boost junto, assim não pago frete. Como minhas borrachas estão novas vou demorar para usar, mas sempre bom saber que dá uma sobrevida para o equipamento.

Você já testou passar óleo de bebê sobre a borracha? Recupera realmente um pouco do grip original?

1 Curtida

Nasche, pelo menos onde vi, esse booster foi ótimo pra mim, mas existem outros também no mercado. Ele realmente dá muita sobrevida a esponja, estou com esse conjunto meu faz 6 meses.

Agora, sobre a recuperação da superfície, nunca vi o pessoal fazendo isso. O pessoal do clube que jogo usa óleo de bebê na esponja pra ser análogo ao booster, já que o dólar está meio caro. Nesse vídeo o cara usa óleo de girassol para recuperar:
https://www.youtube.com/watch?v=ys13rLMzezM
Mas assim, sou engenheiro químico então alguma coisa de superfície de materiais posso falar um pouco. Acredito que dê pra recuperar o grip, mas muito pouco, ou algo quase insignificante. Ou seja, dá pra recuperar levemente, mas não voltar ao grip original, se fosse quantificar, talvez uns 5% ou menos. Isso porque toda superfície quando exposta tende a desgaste. Tome seu carro como exemplo: ao longo dos anos a pintura dele vai “desbotando”, até o ponto que vai enferrujar, ou seja, corroer tudo. Pode demorar 500 anos, mas se fizermos esse experimento, isso vai acontecer. Com a borracha é a mesma coisa, você expõe ela ao ar e ela vai perdendo o grip.

O que sei com certeza que podemos fazer é desacelerar esse processo de desgaste (e qualquer processo), e não “invertê-lo”, a ponto de recuperar tudo (senão 300 anos de Termodinâmica vão pro ralo e os fabricantes irão falir kkkkkkk). Algumas dicas podem ajudar.

  1. Limpar borracha com aqueles limpadores específicos de água a cada sessão de treino ou quando você sentir superfície desgastada. Uso um da Donic, mas também tem aquele de espuma da Butterfly. Não use água de torneira porque ela contém íons (Ca2+, etc), que podem danificar a superfície;
  2. Cobrir com plásticos ao fim de cada sessão. Nas borrachas da Donic e Xiom vem já se não me engano, mas você também pode comprar em separado;
  3. Se você joga em lugares extremamente secos e/ou frios (tipo Brasília) o desgaste da superfície vai ser maior ainda. Então além de fazer isso tudo você pode cobrir o conjunto raquete + folhas de plástico com toalha. Borracha de tênis de mesa e frio não combinam, é por isso que os jogadores dão aquela “baforada” no intervalo dos pontos;

Desculpa as nerdices mas espero que possa ter esclarecido kkkk.

Pessoal, apenas repassando a 2ª passagem de óleo que fiz em ambas as borrachas que uso atualmente. Nos três dias, fiz a média de umidade relativa do ar e deu 50%. Nada muito úmido que não atrapalhou a secagem. Medi com certa imprecisão mas o aumento de tamanho foi:

Skyline 3-60 Soft: 0.2 cm (Três camadas esperando 24h para secagem)
Desto F3 Soft: 0.1 cm (Duas camadas esperando 24h para secagem, passei duas camadas pois essa esponja é bem mais macia)

Assim, elas praticamente não aumentaram tanto o tamanho em relação a primeira passagem. Isso confirma que as esponjas chegarão ( se já não chegaram) a uma certa “saturação” de booster. Possivelmente creio que no caso delas não adiantará uma terceira passagem, porque ambas já terão 9 meses de uso na próxima colagem. As fotos estão em anexo para vocês verem.

A esponja chinesa não inverteu tanto como na primeira passagem, há cerca de 6 semanas atrás. Ainda assim, senti mais rapidez na hora do jogo tanto no FH tanto no BH, o que realmente comprova que o efeito do booster é temporário.

Por curiosidade também, outra coisa que medi foi o tempo de secagem do óleo na esponja chinesa e na européia. A esponja da Skyline secou cerca de 30% mais rápido que a Desto. Creio que deve ser por causa que a esponja da Skyline tem poros maiores e mais espaçados que a da Donic Desto, que é uma esponja mais compacta. Pelo menos fica de dica se alguém tiver uma esponja menos porosa creio que vale a pena esperar mais que 24 h até, talvez até 36 h.

Um colega meu passou óleo demais na esponja dele e acabaram formando “bolhas” na superfície da borracha devido a excesso de óleo (que fez os pinos se desgrudarem da esponja), por isso é importante passar uma camada bem fina mesmo, mesmo se a esponja já estiver com cola. Isso é mais por precaução mesmo, pois sabemos cada borracha reage de um jeito diferente ao óleo. No caso dele, ele passou muito óleo e deu errado, sorte que a borracha já estava bem velha.

Attachments:

Eu passei duas camadas do Falco realmente muito finas para testar em uma Evolution MX-S que tem uma esponja extremamente dura e sem a catapulta comum das borrachas tensionadas. Já se passaram umas 30h e a borracha ainda está arqueada.

Depois do teste fracassado do óleo Singer na Mark V e por se tratar de uma borracha com apenas umas 4 horas de uso coloquei realmente o mínimo para cobrir toda a superfície, vamos ver se melhora a característica dessa borracha que lembra um pouco as chinesas por ter muito grip, ser bastante rígida e quase sem a catapulta que me agrada nas tensionadas.

Attachments:

Foram cerca de 44h para ficar quase plana. Após colagem ganhou cerca de 2mm em cada direção e 4g de peso.

Amaciou um bocado a esponja e aumentou um pouquinho a catapulta, mas definitivamente a Evo MX-S não é minha praia, já tirei da raquete e vou passar para frente já que está nova.

Teste com outra borracha.

Desta vez passei uma única camada média em uma MX-P que é uma borracha que eu gosto muito na tentativa de ganhar 1mm de cada lado já que vinha de outra raquete. Além de conseguir esse milímetro a mais a amaciada na esponja tornou o toque da borracha muito mais agradável e ela passou a “agarrar” melhor bolas pesadas na hora de colocar topspin.

Efeito muito positivo nesta borracha, além de levantar melhor ela ganhou ainda um pouco (sutil) de velocidade e melhorou bastante nos smashes, um ponto onde eu não curtia muito ela.

Diogo, bom dia querido.
Se a raquete for limpa com água destilada, por ser livre desses ions e afins, se torna melhor que água comum?

obrigado.

Bom dia queridos.

Tenho uma duvida, na realidade, varias sobre os boosters.

Comprei um óleo mineral de farmácia, aquele que da pra tomar para funções intestinais.
Passei a primeira camada ontem a noite em uma borracha chinesa de uma raquete que usava nas antigas só pra fazer um teste, ela é dura, pouco topspin, enfim, com o objetivo de dar um “grau” kkk

Queria saber se alguém já utilizou esses tipo de óleo mineral e qual foi o resultado/experiência?

pretendo passar 3 mãos, e sexta a noite colar, com intervalo de 24h.

obrigado!

Pessoal,

Já temos boosters nacionais, com preços muito mais em conta que esses e com resultados excelentes, só dar uma olhada em outras publicações deste fórum, inclusive em breve estará sendo vendido aqui mesmo no mesatenista.

abçs,
Roberto

Ae Guilherme uns 2 meses atrás me bateu a curiosidade pra ver o que acontecia quando colocava a esse óleo mineral. Então peguei duas borrachas que eu não usava e testei. Pra falar a verdade os resultados me surpreenderam muito, as borrachas realmente ficaram mais rápidas mas achei que o efeito passou rápido .

Sent from my 2014819 using Tapatalk

Fala Yuri,
vamos ver como fica a minha então, passei a segunda camada ontem, mas não envergou nada ainda, no máximo endireitou ela kkkk
mas como é teste, vamos ver como se sai, ai posto aqui o resultado. A outra borracha penso em passar uma camada de cola antes, depois as mãos de óleo e ver.