A KWS faz um material muito bom em se tratando de madeiras. Vocês acham que poderia existir no Brasil uma fábrica “TOP” de borrachas?? Me parece que a matéria prima de muitos estados brasileiros faria dessa terra tupiniquim um grande exportador mundial.
Nao sei nao… Sera que aqui tem boa mao-de-obra e equipamentos?
Acredito que as dificuldades não tenham relação com a matéria prima, a mão de obra ou os equipamentos, o maior empecilho é de ordem econômica.
O retorno financeiro almejado em qualquer indústria ou negócio viável sem interesse político (sustento extra atividade), nunca seria atingido.
Para estabelecer um exemplo, a indústria nacional tem a capacidade (mas não o interesse) em aprimorar através de pesquisa e desenvolvimento a cola rápida, que no ano próximo será banida.
O valor para fabricação de um litro gira em torno de R$ 40,00 reais. Neste caso específico o preço está muito abaixo do material importado (inegavelmente melhor).
O problema: para ser interessante do ponto de vista de produção para a fábrica, a quantidade mínima a ser produzida é de 1.000 litros.
Na ponta da caneta temos 40 X 1.000, o quê demanda um investimento em R$ 40.000,00 reais em uma cola nacional, com características médias (imensamente inferior o amadurecimento como produto), em que uma lata (embalagem) deve ser o mais simples possível (esqueça lata bonita com pincel bacana!), por quê então aumenta mais ainda o valor final do produto.
Então temos a lei da oferta e da procura, eu paguei R$ 40.000,00 reais e tenho que vender meu produto para ter lucro (claro, retorno) a R$ 65,00 reais o litro.
Coloco meu material para vender em sites (3 ou 4), ofereço no boca a boca em clubes e em campeonatos (tenho um estoque de 1.000 litros para vender).
É claro que as comparações são inevitáveis, apesar do pessoal não consumir regularmente o produto estrangeiro (preferem solvente tóxico e barato) vão começar a dizer que só gostam de Butterfly (marketing), que se tiver que pagar por cola preferem gastar mais e comprar importada (ingratidão?).
A pergunta: Se você tivesse R$ 40.000,00 reais para investir em qualquer coisa e não sofresse de algum dano neurológico, faria tal investimento? Compraria 1.000 litros de um produto específico, de baixo consumo e com demanda restrita?
Eu não…
Sem faler que o grosso do investimento teria que ser feito mesmo é em marketing mundial. Quanto vc acha que ia custar prá convencer europeus e asiaticos a comprar borrachas de TM made in brazil? Só com foto da Gisele Bündchen pelada na capa…
Acho que a Juliana Paes faria uma melhor divulgação das borrachas hehe. Borracha made in brazil o estrangeiro ia achar que é feita de sola de sapato.
e eu tbm acho q para fazer uma borracha, vc tem q saber como se faz uma (claro), saber o material, o melhor, o + barato,o + caro, ter a maquina.
agora eu acho q ja vi uma borracha nacional, e acho q qm vendia era o fran, e tinha o nome de uma grande personagem do tenis de mesa, do brasil BETINHO
alguem ja ouviu falar nessa borracha???
olha, eu nao intendo muito de produtos, mas concerteza nao daria certo!!!
alem do mais…“made in brazil” nao ia render lucros…(eu acho)
[quote=“TuRbAdO”:2irz38n3]e eu tbm acho q para fazer uma borracha, vc tem q saber como se faz uma (claro), saber o material, o melhor, o + barato,o + caro, ter a maquina.
agora eu acho q ja vi uma borracha nacional, e acho q qm vendia era o fran, e tinha o nome de uma grande personagem do tenis de mesa, do brasil BETINHO
alguem ja ouviu falar nessa borracha???[/quote]
EU já ouvi falar e já testei…
era uma borracha que até dava pra fazer alguma coisa, mas deixava a desejar:
poderia ter mais efeito, mais velocidade, mais durabilidade…OU SEJA se vc fosse trabalhar com uma garotada iniciando no Tênis de Mesa a borracha BETINHO dava pro gasto.
MAS>>> se investisse mais um pouquinho poderiamos produzir uma borracha aceitável não só pra iniciação, mas para todos tb.
[quote=“whaler”:3ibyc02g][quote=“TuRbAdO”:3ibyc02g]e eu tbm acho q para fazer uma borracha, vc tem q saber como se faz uma (claro), saber o material, o melhor, o + barato,o + caro, ter a maquina.
alguem ja ouviu falar nessa borracha???[/quote]
EU já ouvi falar e já testei…
era uma borracha que até dava pra fazer alguma coisa, mas deixava a desejar:
poderia ter mais efeito,mais velocidade, mais durabilidade…OU SEJA se vc fosse trabalhar com uma garotada iniciando no Tênis de Mesa a borracha BETINHO dava pro gasto.
MAS>>> se investisse mais um pouquinho poderiamos produzir uma borracha aceitavél não só pra iniciação, mas para todos tb.[/quote]
Quando eu era criança e aprendi a jogar era moda no meu bairro as raquetes e borrachas Betinho.
Ainda tenho comigo duas raquetes da época (+ 15 anos atrás). Uma chama-se Ivan Severo caneta e a outra “Emiko” ou “Emilio” clássica, tá bem apagado. As borrachas não tinham nome específico, mas a da Emiko virou pedra, nem parece mais borracha. A da outra ainda dá pra dizer que é de borracha.
Se alguém quiser montar um museu de raquetes brasileiras me avise.
[quote=“hinoki”:ygv4c4zg]
Então temos a lei da oferta e da procura, eu paguei R$ 40.000,00 reais e tenho que vender meu produto para ter lucro (claro, retorno) a R$ 65,00 reais o litro.
Eu não…[/quote]
Impossivel vender esse produto a R$ 65,00 sem ter um belo prejuizo, somente o Imposto sobre produtos supérfluos é de 53%, mais outros encargos que o produto terá , Tributos Municipal, Estatual e Federal, não vou enumerar o que se paga mas garanto que é muito.
Isso se a fabrica for vender o produto direto para o consumidor , se passar nas mãos do distribuidor e do comerciante os impostos se repetem.
Fora Logística , transporte etc,etc.
Temos os encargos tributários mais altos do mundo.
realmente é dificio
mas as madeiras sao otimas…
a firifly é muito melhor (na minha opiniao) q muitas madeiras de diversas marcas e paises. como 2 da bty , 1 yasaka, uma 729, e uma stiga, e uma nitaku
e de todas essas prefiro a da kws
Mas se pudesse ser assim tambem com borrachas
POooo seria exelente
Para entrar no mercado já teria suas dificuldades, embora existam pessoas que comprem as borrachas para testa-las e dar uma força.
Mas a maioria só confia em produto importado.
I got a blade from isamu kawai made in brazil and it was good but it was too small for my hands