Existe certo e errado?

Existe certo e errado no tênis de mesa? Por exemplo, a técnica do topspin, o conceito é baseado em você raspar a bola com giro suficiente para que ela faça um arco de subida e descida, para que passe a rede atinja a mesa adversária, existe toda uma estrutura para fazer isso que eu acabei de descrever, se eu fizer algo diferente do padrão, porém preservando o conceito da técnica, eu estou errado? O ponto em que eu quero chegar é: a bola vem com efeito para baixo na área do meu backhand, o que eu costumava fazer era, agachar, abaixar meu pulso, levantar, e mover rapidamente meu pulso para cima, eu costumava ficar com o cotovelo totalmente encostado no meu corpo, utilizando bastante os joelhos, e a alavanca no pulso na hora de raspar, porém, fui chamado atenção nesse meu jeito de raspar, titulado como “jeito errado” e me disseram que o que eu deveria realmente fazer, era continuar usando o joelho da maneira que eu já usava, porém projetar meu cotovelo para frente, usar mais o antebraço e sutilmente o pulso. Foi criada toda uma estrutura diferente da que eu fazia antes, para por topspin, sendo que eu já fazia isso antes, porém com menos mecanismos, é considerado errado o jeito que eu fazia antes, e eu devo realmente mudar isso?

Na minha percepção (de quem não sabe muito), o “certo” ou “errado” dos movimentos é baseado em fatores como: maior eficiência de movimentos (aka ter o mesmo resultado sem movimento tão exagerado); fazer o movimento da forma que vai forçar menos suas articulações; fazer o movimento de forma que consiga voltar mais rapidamente à posição de “pronto” para a próxima bola; e possivelmente outros.

Eu acho que o peso desse “certo” ou “errado” depende de quem te disse e quanta credibilidade você dá a ela. Por exemplo, um treinador > jogador realmente experiente >> pessoa aleatória.

1 Curtida

Entendi, valeu.

Se existisse UMA única maneira de fazer as coisas no tênis de mesa, tudo seria bem mais fácil. E é por isso que vc não vê dois jogadores, mesmo de alto nível, fazendo um mesmo golpe de forma rigidamente idêntica. Porém, ao mesmo tempo, vc não vê golpes de boa qualidade sendo realizados de forma totalmente diferente. Isso significa que o “diferente” num golpe de qualidade é um detalhe cada vez menor ao longo do tempo. Considere qualidade como tudo o que o @brunozi comentou mais a dificuldade técnica e tática que ele impõe ao adversário e nível de risco adequado.

Agora, eu posso te dizer que, independente da opinião do seu técnico, o cotovelo encostado no seu corpo reduz a mobilidade e estabilidade (controle) do seu golpe, e isso é pura física. O que seu técnico está vendo eu não sei, mas pela sua descrição, te impede sim de realizar um golpe melhor. E importante: relação técnica tem a ver com confiança, portanto, mais do que certo ou errado, vc escolheu o apoio do seu técnico para evoluir.

1 Curtida