Queria saber um exercício fisico pra fazer em casa e que resuulta muito no tenis de mesa.
abraços.
Olá caro amigo.
Depende muito o que você quer. Você qur um exercício para movimentação (lateral, frontal)? para batidas? para concentração? para saque?
Defina um pouco melhor, pois aí e ou outros mais sábios poderão ajudar de uma forma mais específica.
Agora quer uma dica: Paciência e Determinação são 2 coisas muito importantes no Tênis de Mesa
Espero vc dizer algo, ok?
Grande abraço
queria mais pra movimentação
abraços!
Pra melhorar a movimentação eu gosto de:
no final do treino:
-
corrida lateral de uma ponta a outra da mesa (no maior lado da mesa) (3 séries de 30 segundos - 3x por semana)
-
corrida lateral de uma antena da rede a outra passando pela extensão de uma metade da mesa (como no treino do ryu)
(3 séries de 30 segundos - 3x por semana) -
pulos pra frente e pra trás alternando as pernas, como se estivesse simulando harau.
Bela resposta Jornalista.
Se você quer arrumar movimentação recomenda-se que se faça os exercícios após o treino técnico para que haja maior aproveitamento do mesmo, porém pode-se realizar algumas movimentações em exercícios de robôs.
As dicas do jornalista são muito boas. Veja se aguenta esse tipo de série, se não, diminua um pouco.
Mais exercícios de movimentação:
-
Cones ou tartarugas de plástico pequenos dispostos um do lado do outro em uma distância menor que a largura da mesa e em várias fileiras. Você deve passar por fora dos cones e ir em direção aos cones da frente fazendo um zig-zag.
-
Disponha os mesmo cones ou qualquer objeto que possa ser pulado da mesma maneira acima, só que intercalando entre cada dois cones um objeto no meio para ser pulado.
-
Robô com bola:
Peça para seu professor relacionar as movimentações laterais e frontais com as batidas também, pois fazer sem raquete é outra coisa.
Robô bloqueio de backhand e depois Forehandrive de efeito (esse é só um dos exemplos)
Espero que tenha ajudado um pouquinho, pois existem diversos exercícios para melhorar a movimentação.
Só uma coisa: Não sei se você joga com o corpo ereto, mas lembre-se sempre de semi-flexionar os joelhos (ajuda muito na sua movimentação para o deslocamento), inclinar o necessário o tronco a frente (melhora as batidas, a visualização do efeito no saque) e não deixar a planta do pé no chão (tente ficar, sempre que possíve, sól com a parte da frente do pé apoiada no chão, ajudará e muito na velocidade de se movimentar).
Espero ter ajudado um pouco. Converse com seu técnico, ele deverá saber apresentar mais exercícios.
Grande abraço amigo
PINGMAN vc podia falar tmbm alguns de concentração(um dos meus maiores problemas) e de saque, pq minha movimentação no saque eh horrível.
Olá wynne.
Lembrando que o que escrevo aqui ñ é uma verdade absoluta, ok? Nem sou o dono da verdade, pois existem milhares de exercícios e métodos para a melhora dos aspectos no tênis de mesa. Só os passo porque aprendi assim, mesclei muitas coisas e desenvolvi algumas coisas nesse tempo de trabalho e tenho aplicado em meus alunos e tem surtido resultados.
Bem, concentração é algo muito complicado. Mesmo você vendo todos os atletas em seu jogos, concentrados e não demonstrando nervosismo, eles na verdade estão uma pilha de nervos. Claro que isso não é geral, mas não dá uma raiva quando jogamos com os asiáticos e eles não demonstram uma pontinha de raiva, nervoso, ansiosidade ou desgoto quando erram o ponto.
Queria eu que todos meus alunos tivessem o nível de concentração do grande Waldner…rss
Vamos lá…
Concentração também é algo chave dentro do jogo e isso deve ser treinado também. Colocarei aqui algumas coisas e dicas que acho legal, ok?
-
Durante o treino tentar se distânciar do mundo e se concentrar somente da bola. (Digo isso porque quando você treina muito com um amigo seu começa a ter conversas paralelas durante os exercícios e aí…tchau concentração)
-
Encare o treinamento como um jogo (coloque o máximo de bolas na mesa, faça o maior esforço possível para chegar ao que seu técnico pede e sempre que possível o surpreenda).
-
Sempre que acertar um ponto: comemore, sempre que errar um ponto: pense no que errou e volte para partida. A cada saque a partida muda e precisa ser reavaliada.
-
Realize jogos com torcida no treinamento e divida os torcedores: metade torce pro seu adversário e metade pra você. (Isso é muito legal e dá muito resultado)
-
Quando surgir comentários por quem estiver de fora sempre os encare como algo bom (Ex.: Incentivos - continue assim, vaias - encare que vc está realmente importunando a torcida e deve sempre lembrar do que foi treinado)
-
Quando adversário gritar, esperniar, e comemorar na sua cara, não ligue (sei que é difícil, mas pense sempre no ponto e não na reação dele.)
-
Quebras de ritmo pelo adversário são normais, mas quando forem muito longas, advirta o árbitro e a entenda como uma evolução sua.
-
E agora os 2 elementos que pelo menos eu acho principal!
Paciência com seus erros e seus acertos e Respiração.
Respirar durante o treino e batidas e quando se finaliza um ponto é muito importante. Nos preocupamos tanto com o jogo que esquecemos do nosso corpo. Claro que respiramos enquanto jogamos, mas com o nervosismo nossa respiração sobe, temos hiperventilação e o batimento cardíaco também sobe e altera as taxas hormonais. -
Antes do jogo, sempre visualize suas melhores jogadas durante outros jogos e treinos. Jogadas que você gosta de fazer (tipo 3ºbola). Pontos no primeiro set que você avaliará seu adversário e seu pontos fracos.
Por fim, lembre sempre que se você treinou firme e acha que deve ser recompensado isso acontecerá. Se não aconteceu, algum desvio nesse trajeto entre treino e jogo aconteceu.
“O que realmente nos limita não são os outros e sim nosso próprio pensamento!”
Na verdade é muita coisa a ser dita somente aqui e por isso espero novamente ter ajudado.
Grande abraço e espero que outros internaultas/ jogadores me ajudem…rsss
Valeu!
Vlw mesmo PING, ajudou muito
Mas eu axo q vc esqeceu de citar a parte sobre o saque, q eu tinha perguntado
Poxa cara…peço perdão…me empolguei na Concentração e só me concentrei nela…rss
O saque é algo trabalhoso e onde muitos não tem paciência quando não conseguem realizar todos.
Quando vou ensinar saque sempre falo pros meus alunos, caprichem!!, pois com um bom saque pode-se decidir a partida.
Não sei qual a sua empunhadura, mas em todas tem sempre um detalhe atrapalhando. Repare na altura do seu cotovelo, na inclinação da raquete na entrada da bola, na maneira em que você joga a bola pra cima e o ponto de contato.
A virada do corpo após o saque é muito importante também, mas veja o saque do Vladmir Sansonov (pernas unidas), um saque bem atípico.
O que importa não é ter o saque igual ao padrão, mas sim um saque eficiente.
Algumas dicas:
- Quanto mais na ponta da raquete, mais efeito vc proporciona.
- Quanto mais punho e mais velocidade no punho, mais spin na bola.
- Lembre sempre de reparar na amplitude do movimento (existem atletas que gostam de realizar o saque com mais movimento de braço e menos de punho, por isso compensam com movimentos grande)
Mas não se engane, pois esse movimento grande também pode ser uma distração para o advesário. - Jogando a bola mais alta pode-se atingir uma velocidade em sua queda, mas deve-se saber aproveitar essa velocidade, por isso a raquete não pode estar muito na horizontal.
- Após o saque, lembre-se sempre de retornar a posição neutra (com a ponta da raquete pra frente para facilitar sua recepção).
- Depois de sacar também lembre de se afastar um pouco da mesa. Acontece muito do adversário se aproveitar do saque muito no canto da mesa e devolver o saque justamente no local aonde vc não consegue pegar (Geralmente no Backhand)
- Saques mais rápidos, tenha o contato da bola mais perto da mesa / Saques curtos, tenha o contato um pouco mais alto(isso ñ é uma regra, mas ajuda muito no saque por baixo)
- na aprendizagem do saque tente sempre realizar o saque sem o pivô (giro) do corpo. Depois que sentir que funcionou, coloque o giro ok?
Bem…isso são só umas dicas.
Se surgir alguma dúvida no que escrevei, por favor fale.
Dê uma boa olhada em vídeos, pois ajuda muito e não esqueça de reparar nos detalhes do atleta (altura do cotovelo ou proximidade do corpo, inclinação do tronco, maneira de pegar na raquete e movimentação de perna).
Existem vários tipos de saques e aí fica difícil falar sobre todos os aspectos.
Valeu e boa sorte
[quote=“k4b4sh1m4_JR”:1lfuerhx]Queria saber um exercício fisico pra fazer em casa e que resuulta muito no tenis de mesa.
abraços. [/quote]
Para quem precisa treinar em casa, e em um tempo curto, para o mesatenista é ótimo pular corda, se vc fizer isso 5x por semana, em média de 1000 pulos por dia( na época que eu fazia dava em média 25min…), já vai ter um resultado muito grande no seu trabalho de pernas, pule com as duas pernas, alterne as pernas, um pouco com cada, sempre na mesma proporção…
Fica ai minha dica!!!
Abraço
obrigado a todos!