Evolução do classineta no Brasil

Desde que comecei a frequentar o mesatenista, sempre houve algum interesse pelo classineta. Mas tenho notado que cada vez mais mais pessoas tem se declarado “classinetas”, discutindo e diversificando bastante os conceitos sobre este estilo.

Depois da China, talvez seja o Brasil o país onde mais o classineta esteja se popularizando. O que vcs acham?

Segundo, esta popularizacao tem alguma consequencia no cenario competitivo do Brasil? Classinetas estao ganhando campeonatos? Vao comecar a ganhar mais daqui a alguns anos? Os jogadores que jogam este estilo vao perseverar, ou eh tudo uma moda passageira?

Curiosidades minhas.

Eu acredito que este estilo de jogo venha a ser contemplado cada vez mais por mesatenistas do mundo, se levarmos em consideração o uso da caneta chinesa, vemos que a algum tempo o ranking mundial tem em suas primeiras posições algum atleta desse estilo. Porém, vale lembrar que Ma lin, Liu Guoliang, por exemplo, usam (no caso do Guoliang usava) o backhand com a borracha de tras apenas como mais um artifício, ou seja, não o fazem frequentemente.
No que se diz respeito ao estilo classineta propriamente dito (no caso do chinês Wang Hao), o Back sempre é usado eliminando em 100% o uso do shotu.
Em resumo, acho que este tipo de jogo não está sendo muito seguido (o estilo propriamente dito). Na verdade é muito grande a busca de novos golpes, mais artifícios, por isso, a forma de Ma lin jogar, é atualmente bastante oberservado um número cada vez maior de seguidores.
Abraços,
Breno Rocha

O classineta veio como uma maneira “diferente” de se jogar TM, com a potencia do driver do caneteiro e o ataque certeiro de back dos classistas…
esse estilo vem complementando as “falhas” dos 2 estilos citados acima(caneta e classista)
pelo menos isso é a minha opinião

O classineta eh relativamente novo. O WH eh um dos possiveis caminhos (uso exclusivo do RPB no bh). Jah o ML eh um passo adiante em relacao ao LG, no que diz respeito ao uso do RPB. Enquanto o ultimo usava o RPB exclusivamente como uma “perturbacao” no ritmo do ponto, o primeiro jah solta bem mais frequentemente o RPB, nem sempre tao rapido e mais bem colocado.

Existe ainda uma terceira possibilidade, que seria dominar com igual maestria o RPB e o shoto. Primeiro, porque ter o shoto no arsenal diminui sobremaneira a vulnerabilidade no meio, da qual o estilo classico sofre, e um estilo RPB puro tambem. Principalmente se vc jogar proximo aa mesa. O jogo proximo aa mesa domina o jogo distante da mesa, se quem joga proximo consegue reagir com a rapidez exigida. Segundo, porque se a troca entre RPB e shoto for feita com seguranca e maestria, ela eh extremamente perturbadora no ritmo do adversario (fico imaginando o estrago que faria um classineta a la Waldner…).

Mas ai na tua terra Breno, tem mais classineta?

Oi Hideaki, teorias aa parte, o que conta mesmo sao resultados. No alto nivel, classineta ateh que esta indo bem. Mas eu estou curioso pra ver como o cenario vai se desenvolver no Brasil, onde um bom numero de jogadores tem aderido ao classineta. Ai na tua regiao, tem algum classineta com bons resultados?

Tipow, que eu conheça, aki em Brasilia somente eu jogo esse estilo…e tipow, apesar de eu naum ser confederado e nem treinar em “um centro de excelência”, axo q estou dando trabalho…

flws

O Mitidieri tocou em um ponto interessante…Se levarmos em consideracao o numero de pessoas que se dizem classinetas aqui no site, da a impressao que e o estilo que o brasileiro adotou e que basta chegar num torneiozinho ali na esquina que todos vao estar praticando e estilo.
So que, na realidade, nao e o que esta acontecendo.
Eu vejo pouquissimas pessoas com a empunhadura classineta nos campeonatos. Na minha regiao (liga sudoeste de SP) sao apenas dois, contando comigo.
Acho que tenho uma explicacao razoavel.
Para um iniciante, bater bola com a empunhadura caneta ou classica e algo relativamente simples. Normalmente todos que iniciam conseguem responder bolas com essas duas empunhaduras. Mas, no caso do classineta, a batida no back e EXTREMAMENTE DIFICIL no comeco. Parece que e algo que nao e natural. E a mocada nova nao tem a paciencia necessaria para ficar mais de um ano levando porrada de todo mundo ate o jogo comecar a fluir com facilidade. Pelo menos isso e o que aconteceu comigo. Depois de quase dois anos praticando o estilo, e que comeco a soltar umas bolas muito boas no back.
Ja vi varios garotos colocarem uma borrachinha atras da raquete e dizerem AGORA EU SOU CLASSINETA, mas naum dura uma semana e o carinha ta de volta com sua raquetinha convencional.
E isso???

Mas sabe porque eh tao dificil desenvolver o RPB?
Porque a galera teima em comecar com raquetes e borrachas rapidas demais.
Comecando com uma raquete allround, vai muito mais depressa. Obs: “comeco” quer dizer os primeiros 2 anos. Classineta eh um stilo para quem tem objetivos de medio prazo e perseveranca.

Eu acredito piamente que Wang Hao tem o destaque que tem, menos pelo seu estilo “inovador”, e muito mais pelo talento que ele tem de sobra.

Mas não faço parte de seu fã-clube, acho a eliminação do Shoto um retrocesso.

Para mim, o Shoto é o golpe mais bonito do arsenal do caneta.

Abraços!

Ola pessoar, como vão…
Então, vo6 conhecem o clube Bunka SBC ?, la tem bastantes atletas que jogam o estilo classineta, talves seja pelo fato do tecnico deles ser desse estilo, ( apesar de nos treinos ele domina os outros estilos tb ) , mas o estilo dele mesmo é o Classineta, praticamente todo mês é feito um campeonatinho com ideia de Rankiar o pessoal, eu geralmente jogo (inclusive joguei dia 18/12/2004 e fui campeao do meu grupo) e sempre que eu jogo tem um classineta no meio, então se for tirar por base esse clube, ate que futuramente podemos esperar bastantes mesatenistas do estilo classineta em campeonatos…
:smiley: falow…

:oops:

Ola amigos,
Acho q o Brasil por ser um país onde o tenis de mesa tem um grande numero de praticantes de estilo caneteiro advindos da grande colonia japonesa e influencias de ex-campeões japoneses; se constitui em uma das maiores potencias em desenvolvimento de classinetas, já que torna-se uma simples consequencia a migração de um caneteiro para um classineta que começou a sentir uma limitação em seu ataque. Veja por mim que sempre foi um jogador caneteiro classe top q jogava no estilo kimtaeksoo e depois está se vendo obrigado a melhorar o ataque de maneira a sobrepujar os classitas. Assim sendo se faz necessário aumentar o numero de golpes tanto de ataque como de defesa para que os caneteiros ainda possam fazer frente aos classistas. É claro q o caneteiro nunca vai acabar mas se continuar assim vai acabar em desuso se transformando em minoria, principalmente em se falando de jogadores nivel A. É a evolução natural de todo esporte. Uma coisa q se deve levar muito em consideração hoje em dia, é que estamos passando por uma revolução conceitual tecnologica no esporte e sendo assim aqueles que dominarem o conhecimento e a tecnica vão prevalecer sobre os demais, dado a enorme variedade de material e tecnicas de colagem, novos golpes como o gatilho, shokato, RPB e etc. Acredito q num futuro muito proximo estaremos vendo uma final mundial de um classineta com outro classineta ou o Samsonov q tem a vantagem da regularidade aliada a envergadura. Porém aqueles q souberem adaptar seu jogo exatamente a tecnologia controlando a sua evolução atraves da tecnica, vão sobressair-se sobre os demais. Infelizemente, o caneteiro vai ter q migrar, o classista vai ter q melhorar em outros aspectos e o classineta tb deve continuar criando novos caminhos. É a magia do tenis de mesa, esse esporte q nós amamos tanto!! Obrigado, amigos, essa é a minha opinião e a dou de bom coração aqueles que queriam fazer uso se quiserem. Um grande abraço.

Como você pode dizer que o estilo caneta está acabando quando o ultimo campeão olímpico é um caneteiro como Kim Taek Soo??!

É diferente!!! eu não disse q os canetas são ruins, e eu não sei se o kim taek soo ainda é campeão olimpico, estou certo galera?? E além do mais, eu sempre fui fã dele e do Yoo nam kyu, mas vai fazer o q??

O ultimo campeão olímpico é o ruy seung min que joga como o kim taek soo… né, galera… ? …