Estratégia sem cola

Na opinião de vocês, o que vai mudar em termos de estratégia de jogo, sem a cola rápida? Haverá mais troca de bolas com efeito e menos velocidade? Os caneteiros levarão desvantagem? O número de jogadores com pino tende a aumentar? O vigor físico prevalecerá sobre a técnica? Ou os novos materiais deixarão tudo como está?

Bom… o vigor físico vai fazer mais diferença ainda…
Quem tem melhor preparo físico p/ fazer mais força nos golpes durante o jogo inteiro vai ter vantagem.

Acredito que podem ressurgir mais jogadores kateiros e com pino curto também, e acredito que pelo menos inicialmente, talvez o jogo fique um pouco mais lento, favorecendo contra-ataques.

Com a cola tem jogador que faz terceira bola de finalização muito bem. Sem a cola, vai exigir uma adaptação nesse quesito, mais força do jogador e mais contato com a bola durante os golpes. O preparo físico vai ser mais do que necessário pra jogar bem muitas partidas, mas o material “turbinado” de fábrica também vai ajudar bastante.

Acho que velocidade vai diminuir um pouco no começo, mas depois que todos se adaptarem, a tendência é continuar cada vez mais rápido.

É o que penso.

Eu já acho que nao vai mudar muita coisa.
Primeiro pq vários testes que éu já fiz sem cola, pude obaservar que borrachas como Xtend, Renanos, Moristo, Pride entre outras, sao bem velozes, sem o uso da cola, basta saber combinar a borracha com a madeira e talvez um pouco de técnica.
OS Booster, alguns dizem que serão proibidos, outros dizem que nao.
Fiz testes com eles e sao realmente bons.
A cola branca, “enche um pouco o saco” pq demora mais para secar, mas cola.
Acho que é tudo questão de adaptação.
No fim acho que vai ficar “quase” tudo na mesma.
Mas um coisa é fato : as borrachas irão durar menos.

Como eu não sou jogador top, não sei avaliar a situação neste contexto. Eu posso chutar o que eu acho que vai acontecer nos protours, ou na copas Brasil, mas prefiro opinar de acordo com a minha realidade. No lugar onde eu jogo, vários japoneses já aboliram a cola rápida a alguns meses atrás. E a famosa 3a bola que alguns caneteiros tinham é coisa cada vez mais rara de acontecer nos jogos. A ênfase agora, ou melhor, a palavra-chave é consistência. Aquele jogador que erra pouco, mesmo sem ter ataque potentíssimo está levando vantagem. Isso considerando o grupo que parou de usar cola, no qual eu me incluo.
Infelizmente eu ainda não sou tão consistente como gostaria de ser. Quando eu ataco é p/ tentar matar o ponto e ainda erro muito por conta disso. Hoje joguei contra um caneteiro que joga simples demais, quase não dá drives potentes, mas manda muitos drives com side spin e defende muito bem. E quase não erra. Nem preciso dizer que fui executado.
Concluindo, acredito que seja este o caminho p/ ter alguma vantagem sem o uso de cola rápida: errar pouco. Treinar situações de jogo onde você enfatize a devolução de uma bola a mais que o adversário.
Apenas p/ ilustrar, na final de Wimbledon deste ano (que na verdade não gosto de lembrar), Federer cometeu mais de 50 erros não forçados enquanto Nadal apenas 28. Viram no que deu, não é? Nadal jogando na segurança, com bolas passando a 1m acima da rede e Federer tentando matar tudo na porrada. Se ele estivesse num dia excelente seria 3x0 e hexacampeonato. Mas se estiver num dia mais ou menos, como realmente estava, tal tática é arriscadíssima.

Eu concordo com o Doc.

Eu fui um inveterado usuário de cola rápida por mais de 10 anos, sempre combinando borrachas rápidas (Sriver, Mark V, Bryce) com madeiras idem (Nittaku A, Cypress Special, KTS).

Comecei a substituir a cola rápida por borrachas tensionadas só recentemente, cerca de 1,2 meses atrás.

A última geração de borrachas tensionadas reproduz com muita fidelidade o uso da cola. Posso dizer isso sobre a Yasaka Pride, a XTend HS e a Moristo RS Hard Sponge, que são as com que eu melhor me adaptei, com destaque para a última.

Em suma, meu jogo não mudou quase nada. Continuo tendo a mesma estratégia (finalizar de 3ª ou 5ª bola) e tenho tido o mesmo exito de antes (bem meia boca, digamos :lol: )

Mas as borrachas não duram nada: 3 semanas de treino com a Moristo e já tem uma bolha se formando

Abrax

[quote=“paulones”:2qzsmqq9]

Em suma, meu jogo não mudou quase nada. Continuo tendo a mesma estratégia (finalizar de 3ª ou 5ª bola) e tenho tido o mesmo exito de antes (bem meia boca, digamos :lol: )

Abrax[/quote]

Para de ser modesto Paulones, você anda um terror nas mesas, da úlitma vez em que jogamos eu raramente conseguia ver a bolinha de tão rápida que ela passava!!!

Abração

[quote=“paulones”:3bgtza84]Eu concordo com o Doc.

A última geração de borrachas tensionadas reproduz com muita fidelidade o uso da cola. Posso dizer isso sobre a Yasaka Pride, a XTend HS e a Moristo RS Hard Sponge, que são as com que eu melhor me adaptei, com destaque para a última.

Abrax[/quote]

Por acaso já testou a SONEX da Donic??? Tentei jogar com ela e nem acertava a mesa, tá certo que eu não sou atacante, mas errar a mesa???

[quote=“elciocastilho”:lazoz57s][quote=“paulones”:lazoz57s]

Em suma, meu jogo não mudou quase nada. Continuo tendo a mesma estratégia (finalizar de 3ª ou 5ª bola) e tenho tido o mesmo exito de antes (bem meia boca, digamos :lol: )

Abrax[/quote]

Para de ser modesto Paulones, você anda um terror nas mesas, da úlitma vez em que jogamos eu raramente conseguia ver a bolinha de tão rápida que ela passava!!!

Abração[/quote]

HAHAHAHAHAH! Passava bem rápido e bem longe!!!

Foi em Itatiba, né? Com o nosso ilustríssimo amigo Thiago Henrique Giuriatti de Fiori…bons tempos, aquele.

Quanto à Sonex, bati bola com uma e a achei muito mole, mas bem rápida mesmo. É um canhãozinho, muito parecido com a Moristo 2000.

Essa geração de borrachas da Donic está muito boa. Acho que a JO Waldner Plantinum deve ser o ó do borogodó.

Abrax

[quote=“paulones”:2r1hl040][quote=“elciocastilho”:2r1hl040][quote=“paulones”:2r1hl040]

Em suma, meu jogo não mudou quase nada. Continuo tendo a mesma estratégia (finalizar de 3ª ou 5ª bola) e tenho tido o mesmo exito de antes (bem meia boca, digamos :lol: )

Abrax[/quote]

Para de ser modesto Paulones, você anda um terror nas mesas, da úlitma vez em que jogamos eu raramente conseguia ver a bolinha de tão rápida que ela passava!!!

Abração[/quote]

HAHAHAHAHAH! Passava bem rápido e bem longe!!!

Foi em Itatiba, né? Com o nosso ilustríssimo amigo Thiago Henrique Giuriatti de Fiori…bons tempos, aquele.

Quanto à Sonex, bati bola com uma e a achei muito mole, mas bem rápida mesmo. É um canhãozinho, muito parecido com a Moristo 2000.

Essa geração de borrachas da Donic está muito boa. Acho que a JO Waldner Plantinum deve ser o ó do borogodó.

Abrax[/quote]

Passava bem longe da minha raquete você quer dizer… É, realmente acho que foi lá em Itatiba mesmo… Antigamente era mais fácil jogar, não tinhamos tantas preocupações, era mais divertido…

Já experimentei a Platinum, a gold e umas outras da Donic que agora não me lembro do nome, ainda assim achei melhor a SONEX.

Abração

Concordo…
Como tô em busca dos 2 (regularidade e maior potência sempre que possível) pra mim só foi fazer um upgrade de material (claro que olhando os lançamentos pra saber se vale a pena ou não trocar), no mais, nada mudou.

Ex:To gostando da BSFX no back, mas se ela não durar o que tem que durar, vai dar a vez pra uma Platin Soft… :wink:

[]´s

eu nunca fui a favor da proibição das colas rapidas e boosters e tals…

porém… dando uma olhada nos novos materiais q foram lançados devo dizer q mudara muito pouco.

as borracha taum uns baita canhão e soh na cola tenaz mesmo xD, ainda inventaram uma madeira com carbono e titanio (titanbeat) e pelo amor de deus, a madeira eh fina e leve e mais rapida q qualquer otra madeira no mercado.

acho tambem que os caneteiros tiveram vantagem na nova regra, o drive continuara potente dando um passo a frente dos classiqueiros q entuxavam a raquete de solvente

Nada como ter acesso a materiais de ponta né meu caro ?

xD eh OVIO, o problema eh o bolso q chora na hora de compra material (treino primeiro obviamente) mas na hora q voce ve o preço das criancinha q saíram e depois voce ve quanto elas duram se ja fica depressivo eahWUEHAUWEh :cry:

Conhece aquele ditado de que “tudo que é bom dura pouco” ? huahuahua