Estou fazendo um Robot, preciso informações

Estou fazendo um robot lançador de bolas, por enquanto ele está lançando bolinhas em Top e Under Spin, ainda não fiz o sistema para girar o lançador para efeitos laterais , não instalei o braço para movimentação automatica apesar deste já estar pronto e nem o sistema de auto alimentação , por enquanto estou testando o sistema lançador ( controlador de velocidade, durabilidade do motor , tipos e formatos de Borracha EVA etc ).
Mas gostaria de informações de quem tem ou já usou robots industrializados para poder comparar , pois estou construindo o meu sem nenhuma informação tecnica.
O meu lançador consegue lançar bolinhas numa distancia de 5 metros em Top Spin, e o ponto onde a bolinha bate na mesa varia em até 15 cm de raio, isso na média em 86 % das bolas lançadas , das restantes 8 % acertam a mesa até 25 cm e o restante não acertam a mesa 3% e as outras acertam com erro até 45 cm , isso a partir de um ponto central determinado por uma mira que coloquei no lançador , e quando grudado a mesa o ponto de impacto varia num raio de 5 cm, em 96% , e 2% num raio de 15 cm e o restante erra a mesa.
Em Under spin lança a bolinha numa distancia maxima de 8 metros 95% das bolas lançadas ficam num raio de 20 cm , e as demais até 35 cm, junto a mesa não lança nenhuma para fora, 94% ficam num raio de até 10 cm e o restante até 25 cm.
Desconheço os conceitos tecnicos: giro do motor , maximo e minimo
frequencia maxima para lançamento etc, etc, se alguém puder me dar as dicas desde já agradeço.

e ae grande.

Se vc conseguir montar legal esse robô vai ser nota 10, não temos similar nacional.
Tenho certeza que muita gente e muitos clubes vão se interessar.
Inclusive eu

Minha sugestão é procurar um clube para patrocinar o seu projeto e se possível que eles possam deixar vc estudar o robo que eles tenham.
Ou investir em um usado, vai valer a pena o investimento pois assim que vc montar o seu vc vendera com muita facilidade, vão surgir muitos interessados, e pode até surgir uma produção em larga escala e vc ganhar muito dinheiro.
Boa sorte, nós mesatenistas iremos agradecer muito este projeto.

entre em contato comigo e posso passar alguma informaçao ou ate vender o robo que tenho

http://www.casemodbr.com/forum/viewtopic.php?t=11685

Essa foi uma discussão em um outro site, em que eu ajudei um cara a montar um robô caseiro…
Parece que o amigo meu conseguiu montar certim o Robô dele. :slight_smile:

vc tem procurar em algum lugar os robos industrializados para ver como eles funcionam.
A primeira vez em td é o mais dificil depois é só aperfeiçoar,entaum nao desista desse projeto.
Tenho certeza q se vc conseguir montar e vender por um preço em conta,vc ganhará dinheiro facil. :smiley:

EXCELENTE IDEIA
ESPERO Q DE CERTO

BOM APROVEITANDO

ALGUEM TEM ALGUM PRA VENDER ?? USADO
OW SE DER CERTO ESSE GENERICO AE EU COMPRO

SE ALGUEM ESTIVER AFIM DE VENDER ATEH 800 OU 1000 REAIS TO PAGANDO OK

E ESTOU DISPOSTO A AJUDA-LO NA CONSTRUÇAO DESSE ROBO OK

ABRAÇO

Vc que tem um robot , os indices que passei no meu tópico (porcentagens de erros e acertos ) se comparado ao seu
como vc compararia?

[quote=“NationalKid”:82yf8tgq]Estou fazendo um robot lançador de bolas, por enquanto ele está lançando bolinhas em Top e Under Spin, ainda não fiz o sistema para girar o lançador para efeitos laterais , não instalei o braço para movimentação automatica apesar deste já estar pronto e nem o sistema de auto alimentação , por enquanto estou testando o sistema lançador ( controlador de velocidade, durabilidade do motor , tipos e formatos de Borracha EVA etc ).
Mas gostaria de informações de quem tem ou já usou robots industrializados para poder comparar , pois estou construindo o meu sem nenhuma informação tecnica.
O meu lançador consegue lançar bolinhas numa distancia de 5 metros em Top Spin, e o ponto onde a bolinha bate na mesa varia em até 15 cm de raio, isso na média em 86 % das bolas lançadas , das restantes 8 % acertam a mesa até 25 cm e o restante não acertam a mesa 3% e as outras acertam com erro até 45 cm , isso a partir de um ponto central determinado por uma mira que coloquei no lançador , e quando grudado a mesa o ponto de impacto varia num raio de 5 cm, em 96% , e 2% num raio de 15 cm e o restante erra a mesa.
Em Under spin lança a bolinha numa distancia maxima de 8 metros 95% das bolas lançadas ficam num raio de 20 cm , e as demais até 35 cm, junto a mesa não lança nenhuma para fora, 94% ficam num raio de até 10 cm e o restante até 25 cm.
Desconheço os conceitos tecnicos: giro do motor , maximo e minimo
frequencia maxima para lançamento etc, etc, se alguém puder me dar as dicas desde já agradeço.[/quote]

Se alguem que usa um robot industrializado , puder comparar os resultados que obtive até agora , já seria de grande ajuda, ou me informar onde tem um clube na cidade de São Paulo que tenha um robot tbem seria muito bom.

TD BEM COM VC?? vc precisa ver se o robo nao da essa diferença por causa de bolas de marcas diferentes se a bola e mais macia ou dura da efeito e distacia um pouco diferente um do outro! o meu nao costuma oscilar tanto assim a diferença so coloco bolas de marcas diferentes para as bolas nao virem todas iguais

Obrigado pela informação, eu estou testando EVAs de varias durezas as mais duras tem se mostrado mais constante no lançamento , vou fazer discos de poliuretano para ver com fica, as bolinhas que eu estou usando são bolinhas acho que chinesas da marca NINMATSU 2 estrelas ( devido ao custo ) comprei dois potes com ( acho que 72 bolas em cada ) e uso 100 nos testes como ainda nw fiz o sistema de coleta e carregamento automatico coloco as 100 bolas numa especie de funil em cima do robot e um solenóide e temporizador comandam o lancamento temporizado.

Vc sabe aproximadamente a margem de erros do seu robot ?
Que marca ele é?

Vc tem o manual dele com caracteristicas tecnicas, ( rotação maxima, velocidade de lançamento das bolinhas , etc se vc puder me vender uma cópia dele seria de grande ajuda, eu estou fazendo este robot do zero sem nenhuma referencia tecnica do que existe no mercado.
Desde ja agradeço

[quote=“AldoSilva”:2cy8aw98]e ae grande.

Se vc conseguir montar legal esse robô vai ser nota 10, não temos similar nacional.
Tenho certeza que muita gente e muitos clubes vão se interessar.
Inclusive eu

Minha sugestão é procurar um clube para patrocinar o seu projeto e se possível que eles possam deixar vc estudar o robo que eles tenham.
Ou investir em um usado, vai valer a pena o investimento pois assim que vc montar o seu vc vendera com muita facilidade, vão surgir muitos interessados, e pode até surgir uma produção em larga escala e vc ganhar muito dinheiro.
Boa sorte, nós mesatenistas iremos agradecer muito este projeto.[/quote]

Obrigado pelo incentivo, com certeza
assim que ele estiver todo montado vou levar a para ser avaliado

ola!!

japanga2005 E NationalKid

por favor me mandei um e-mail ou me adicionem no msn

[email protected]

pra gente trocar informaçoes e ajudas ok

japanga vc ta vendendo seu robo?? to afim de comprar
abraço t+

NationalKid:

Dê uma olhada no tópico abaixo.

O cara lá montou um robô.

https://mesatenista.net/modules.p … lan%E7ador

Abraços.

[quote=“Roberto”:25tmlisb]NationalKid:

Dê uma olhada no tópico abaixo.

O cara lá montou um robô.

https://mesatenista.net/modules.p … lan%E7ador

Abraços.[/quote]

Muito obrigado pela dica, vou experimentar um motor de passo assim que terminar o circuito eletronico de velocidade para ele, creio que ficará mais preciso no lançamento.

acho que com as bolas que vc esta usando ele perde potencia efeito e torna muito diferente de uma bola para outra tente com bolas dhs de 1 estrela que e muito boa para começar ou esperimente usar algumas bolas butterfly 3 estrelas so para ver a diferença que sao bem duras! ela chega a lançar bolas a 120 km/h e ate 100 bolas por minuto

Obrigado mais uma vez, pela dica, vou tentar com bolinhas BTY,
Eu vou medir a velocidade da bolinha lançada, acredito que vai estar proximo da velocidade real, vou gravar com duas cameras de video e uma SWITCHER ( equipamento que mixa imagens de video ) , vou sobrepor a imagem da camera 1 que ira gravar um cronometro digital com milesimos de segundos e a camera 2 gravara as bolas sendo lançadas por 5 metros exatos, dai é so ver as imagens em camera lenta e calcular o tempo gasto . minha duvida é a curta distancia percorrida mas acredito que ira dar certo, vou entrar de férias em janeiro e ai terei uns 15 dias para me dedicar ao robot, assim que estiver pronto vou enviar um video a todos que me estão ajudando e incentivando .